semana de planejamento

Atuação das comissões e grupos de trabalho do Campus é destaque no 3º dia da Semana de Planejamento

Publicado: Quarta, 06 de Fevereiro de 2019, 13h50 | Última atualização em Sexta, 22 de Fevereiro de 2019, 09h59

Atividades seguem até a próxima sexta-feira, com mais reuniões e realização de oficinas

Comissão de Permanência e Êxito apresentou o aumento no número de concluintes dos cursos técnicos integrados nos últimos ciclos

Nesta quarta-feira, 6, técnicos e docentes do IFG Câmpus Itumbiara se reuniram para o 3º dia de atividades da Semana de Planejamento que começou na segunda e segue até sexta. Na pauta desta manhã, a diretora-geral do Câmpus Itumbiara, Aline Barroso, e o chefe de departamento das áreas acadêmicas, prof. Jucélio Costa, enfatizaram o trabalho em conjunto da equipe acadêmica no ano anterior e solicitaram a continuidade do esforço, empenho e diálogo visando ao cumprimento das metas e objetivos da Unidade.

Atualmente estão em atividade no Câmpus Itumbiara as seguintes comissões e Grupos de Trabalho: Comissão de Egresso; Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (CISSP); Comissão de Permanência e Êxito; Grupo de Trabalho Diretrizes Curriculares dos Cursos Técnicos Integrados; Grupo de Trabalho Local do Observatório do Mundo do Trabalho; Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) e Subcomissão Local Própria de Avaliação (CPA).

Observatório do Mundo do Trabalho
Para tratar da atuação do mais recente Grupo de Trabalho (GT) formado no Câmpus, o Núcleo de Base do Observatório do Mundo do Trabalho, esteve ontem na Unidade o assessor de planejamento do IFG, Weber Tavares e a integrante do Observatório, Andréia Farina. Weber explicou que o criação do núcleo atende ao item 3 do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFG, onde consta o Plano de Ofertas de Cursos e Vagas do Câmpus (POCV). Portanto, este núcleo terá por objetivo realizar um trabalho minucioso e complexo quanto à demanda do Câmpus para os próximos anos. E toda a comunidade acadêmica, explicou Weber, precisa e deve se envolver nessa importante discussão sobre a oferta e/ou extinção de cursos; uma vez que alunos, servidores e membros da comunidade externa são aqueles que melhor conhecem a realidade de cada região onde está localizado o IFG.

Permanência e Êxito
Quanto aos índices de concluintes e evadidos, coube a Comissão de Permanência e Êxito apresentar os dados relativos a todos os cursos do Câmpus. Os integrantes lembraram que são múltiplos os fatores que levam os estudantes a permanecerem ou abandonarem um curso, mas ressaltaram que o estabelecimento de algumas práticas contribuem significativamente para a permanência do aluno na Instituição. Entre eles estão: a atuação de conselhos de classe e coordenações de cursos, oferta de auxílios estudantis, adequação de carga horária, desenvolvimento de projetos de ensino e extensão, atuação de grupos com o PET Química e acompanhamento do Napne e Apoio ao Discente. A comissão continuará atuando para alcançar os índices previstos no documentos institucionais, principalmente para aumentar o número de concluintes dentro do ciclo, ou seja, no período mínimo ou máximo estabelecido para a formação do estudante em determinado curso.

Napne
Em relação às ações do Napne, foi apresentado um resumo do trabalho realizado pela equipe ao longo de 2018. O núcleo realizou 23 reuniões, que abrangeram conversas com docentes, alunos e seus respectivos familiares, além de visitas às escolas de origem dos alunos com necessidades específicas. O Napne participou ainda de diversos eventos institucionais, promovendo espetáculos, oficinas, cursos e intervenções, além de capacitações específicas para servidores. Outro destaque foi a realização do Roda de Conversa – Meninas do IFG (grupo de empoderamento feminino) e o Cineclube , responsável pela promoção de debates em torno dos filmes; ação que contou com grande participação da comunidade externa.

Programação
Nesta tarde haverá encontros para tratar da CISSP e dos relatórios de 2018 da CPA, além de diálogo com o pró-reitor de desenvolvimento Amaury França e com a coordenadora de relações institucionais do IFG, Suelene Vaz.
Amanhã, 7, a programação da Semana de Planejamento contempla reuniões específicas do Departamento Acadêmico e mais três oficinas: Adaptação Curricular para Pessoas Surdas e de Experimentação Didático Pedagógica (ambas de manhã) e outra de Relacionamento Interpessoal e Comunicação no período da tarde. Na sexta-feira haverá discussões sobre o Projeto Integrador, Currículo Integrador e construção de planos de trabalho.

Prof. Jucélio apontou algumas atividades importantes de 2019, como recredenciamento da Instituição e o reconhecimento do curso de Engenharia de Controle e Automação

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.