semana de planejamento

Currículo Integrado é tema do último dia de reuniões da Semana de Planejamento

Publicado: Sexta, 08 de Fevereiro de 2019, 12h45 | Última atualização em Sexta, 22 de Fevereiro de 2019, 09h59

Palestra foi direcionada aos docentes e técnicos ligados à Cae, Gepex e Departamento Acadêmico

A diretora de Educação Básica e Superior, da Pró-Reitora Reitoria de Ensino do IFG, Maria Valeska Lopes Viana, foi a palestrante convida para abordar o tema “Currículo Integrado” neste último dia da Semana de Planejamento do Câmpus Itumbiara. O tema da palestra foi “Currículo Integrado e a elaboração das Diretrizes Curriculares Institucionais do EMI do IFG: Por que fazer? Como Fazer”.

De acordo com a diretora Maria Valeska, é preciso que professores e técnicos compreendam que a formação humana e integralizada do Instituto Federal “é a nossa identidade”, aquilo que nos diferencia de outras instituições de ensino, e que isso significa algo muito além da matriz curricular, e se baseia na formação integral humana aliada ao desenvolvimento de capacidades e dimensões (...) onde o sujeito seja o mais importante e não apenas o mercado ou a competência técnica simplesmente, pontuou. Essa integralização se refere ainda à disposição do professor de querer conhecer e dialogar sobre o trabalho do colega visando à união das práticas e conhecimento. Valeska afirmou também que esse debate sobreo Currículo Integrado tem se intensificado em toda a Rede Federal de Educação, e que está havendo uma consolidação sobre ser esse “o caminho pelo qual os institutos federais precisam se firmar”.

Departamento Acadêmico
Ainda neste último dia de planejamento, no início da manhã, os gestores do Departamento de Áreas Acadêmicas do Câmpus apresentaram os novos servidores, deram orientações quanto aos planos de trabalho e ensino, entre outros assuntos pertinentes à área. O chefe de departamento das áreas acadêmicas, prof. Jucélio Costa, mais uma vez agradeceu o empenho dos docentes e técnicos no trabalho de 2018 e mencionou que o grupo acadêmico de Itumbiara é bastante elogiado na Instituição, e isso significa “que estamos indo no caminho certo”, ressaltou.

Quanto às mudanças físicas, uma das novidades, principalmente para os estudantes, é que a Coordenação de Apoio Pedagógico ao Discente mudou de local e agora funciona no Setor de Saúde, ao lado da sala de psicologia. Também foram disponibilizadas salas exclusivas para os coordenadores dos cursos superiores e outra para os coordenadores dos cursos de nível médio.

Também houve substituição da EJA, Subsequente e Técnico Integrado, confira abaixo.

Cursos Técnicos:
Técnico Subsequente e Integrado em Eletrotécnica, coord. Víctor Régis
Agroindústria e Técnico em Eletrotécnica, coord. Luciano Alves

Graduações:
Licenciatura em Química, coordenadora: Tatiana Aparecida
Engenharia Elétrica, coord. Marcos Antônio Arantes
Engenharia de Controle e Automação, coord. Cássio Xavier

Especializações:
Fontes Renováveis de Energia, coord. Sérgio Batista
Ensino de Ciências e Matemática, coord. Marlene Graciano

Coordenações:
Chefe de departamento das áreas acadêmicas, prof. Jucélio Costa
Coordenador Acadêmico, prof. Fernando dos Reis
Coordenador de Apoio Administrativo ao Departamento, Gilmar Rodrigues

Coordenadores acadêmico, de apoio administrativo e chefe do departamento do Câmpus Itumbiara
Coordenador acadêmico, chefe do departamento e coord. de apoio administrativo do Câmpus Itumbiara

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.