Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
palestra

1ª edição do “Encontro de Mulheres no IFG” fala sobre empoderamento feminino

Publicado: Quarta, 20 de Março de 2019, 11h44 | Última atualização em Quinta, 28 de Março de 2019, 08h43

Número de participantes superou as expectativas

 

Foram abertas 80 vagas para o Encontro mas o número de participantes chegou a 106
Foram abertas 80 vagas para o Encontro mas o número de participantes chegou a 106


O que é empoderamento feminino? Como age uma mulher empoderada? Quais situações ou atitudes são capazes de evidenciar ou diminuir o poder de uma mulher? Essa e outras perguntas foram respondidas na 1ª edição do Encontro de Mulheres no IFG, realizada na noite de ontem, 19. A iniciativa, não por acaso realizada no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, foi proposta com o objetivo de abrir mais um espaço na Instituição para que comunidade acadêmica e sociedade possam dialogar sobre temas pertinentes ao universo feminino.

A palestrante convidada foi a engenheira e empresária, Gabriela Alves Vilela Borges, que de maneira leve e serena induziu os presentes a diversos momentos de reflexão sobre a influência do círculo social, profissional, familiar e sentimental na construção do empoderamento. Gabriela lembrou momentos históricos mundiais contra a figura da mulher, que por muito tempo calaram as vozes femininas.

Outros questionamentos quanto a ser ou não diferente dos rótulos sociais, agir ou não algo por obrigação apenas para agradar alguém, permanecer em relacionamentos infelizes e abusivos por dependência financeira e medo também foram abordados pela palestrante. Segundo Gabriela, o empoderamento só surge após a mulher passar por um processo de autoconhecimento e redescoberta, identificando suas virtudes e defeitos ou fazendo “uma viagem interna para descobrir quem verdadeiramente você é”, o que gosta ou não e quais contribuições gostaria de deixar para o mundo.

 

Meditação
Como uma das técnicas para o autoconhecimento, Gabriela citou a meditação, e após conduziu a plateia para um momento relaxante e de conexão com o poder interior de cada um, o que emocionou muitas pessoas. A facilitadora explicou que a prática da meditação permite que venham à tona perguntas que tornam a mulher mais forte e permite a ela tomar “decisões significativas e radicais”. Seria algo como “se olhar verdadeiramente no espelho” interior.
Ao final a participantes Gislaine Santana Claudino comentou sobre como se sentiu durante a meditação e foi ensinada a como agir para manifestar o empoderamento. Sobre suas experiências de vida, Gislaine revelou que aprendeu que a dor e o sofrimento têm o poder de ensinar e ao mesmo tempo gerar empoderamento; e que ela está em busca de “seguir com mais força, menos medo e mais alegria”.

Apresentações e brindes
Natali Oliveira, servidora e aluna do Espaço de Danças Árabes Sohnia Olliver, apresentou uma coreografia clássica de dança do ventre da professora Bel Vilela, o que encantou os presentes. Já a música ficou por conta da aluna do Técnico Integrado em Química, Nathálya Giovanna Santos Alves, que interpretou a canção “Respeita as Mina”, de Kell Smith, e surpreendeu com sua performance.
No evento também foram sorteados vários brindes de 16 empresas do ramo de joias, vestuários, cosméticos, comida saudável, academia de ginástica, salão de beleza e chocolateria. Alguns servidores e alunos também doaram brindes e confeccionaram lembrancinhas. O brinde principal foi um vale correspondente a R$ 500 em serviços de uma clínica de estética.

.
Considerações
A diretora-geral do Câmpus Itumbiara, Aline Barroso, prestigiou o Encontro, parabenizou os organizadores pela proposta e citou a importância de momentos como esse para se discutir a questão da igualdade com os homens e os direitos das mulheres. O chefe de departamento das áreas acadêmicas, Jucélio Costa, também elogiou o evento é afirmou que as mulheres possuem o poder da mudança e que atividades assim demonstram o “a força que a mulher tem”.

 Mais fotos do evento no Facebook do Câmpus

Servidora Natali Oliveira apresentou uma dança do ventre
Servidora Natali Oliveira apresentou uma dança do ventre

 

 

 

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.

Fim do conteúdo da página