Câmpus Itumbiara doa cerca de 2.800 máscaras para órgãos públicos da cidade

Publicado: Quinta, 19 de Novembro de 2020, 10h24 | Última atualização em Sexta, 04 de Dezembro de 2020, 13h44

Agrodefesa, saúde e educação foram as áreas beneficiadas

A coordenadora da CRE, Julice Ferreira, durante a assinatura do termo de recebimento da doação

O Câmpus Itumbiara, do Instituto Federal de Goiás, doou ontem, dia 18 de novembro, 2.840 máscaras de tecido destinadas à prevenção do novo coronavírus. A entrega foi realizada pela gerente de pesquisa, pós-graduação e extensão (Gepex) do Câmpus, professora Blyeny Hatalita Pereira Alves. À Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), foram entregues 150 kits (cada um contendo quatro máscaras), à Secretaria Municipal de Saúde, 100 kits e à Coordenação Regional de Educação (CRE), 460 kits; totalizando 2.840 máscaras doadas.

O coordenador da Agrodefesa, Felipe Dantas Goes Moura, ficou muito agradecido com a doação e fez questão de ressaltar que as máscaras serão encaminhadas aos 120 servidores da Agência, distribuídos em 21 municípios. “Obrigado de coração, fiquei muito feliz”, comentou Felipe Dantas ao receber a doação. Ele ainda fez questão de ressaltar que a Agência está à disposição do IFG para realizar parcerias em eventos acadêmicos. Já a coordenadora da CRE, Julice Ferreira Santos afirmou que o Instituto está realizando um “trabalho maravilhoso” e disse que repassará as máscaras aos gestores escolares.

Além desses kits doados ontem, anteriormente alguns já haviam sido disponibilizados aos servidores e colaboradores terceirizados da Unidade e outros estão reservados aos alunos. Destaca-se que os estudantes dos cursos da EJA, subsequente e técnico integrado receberão as máscaras juntamente com as cestas de alimentos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Sobre às cestas, os alunos interessados em receber os alimentos devem preencher o questionário que foi encaminhado ao e-mail cadastrado no Q-Acadêmico. Em caso de dúvidas, o estudante deve procurar a Gepex (gepex.itumbiara@ifg.edu.br) ou a Coordenação de Assistência Estudantil (cae.itumbiara@ifg.edu.br) .

O Câmpus Itumbiara produziu no total cerca de 8.500 máscaras de tecido. As que sobraram, serão enviadas à coordenação do projeto no Câmpus Aparecida de Goiânia, que distribuirá os excedentes na Reitoria e outras unidades do IFG.

Projeto de confecção de máscaras

O Câmpus Itumbiara é uma das unidades do IFG que está participando do projeto “Construção de EPIs – Máscaras de Tecido contra Propagação do Covid-19”, que é uma ação coordenada pelo Câmpus Aparecida de Goiânia em parceira com a secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) e visa à “proteção individual de uso não hospitalar na prevenção à transmissão e contágio pelo novo coronavírus”.

Essa parceria entre IFG e Setec/MEC possibilitou recursos para insumos como tecido, elástico, embalagens, linhas e outros materiais, além do pagamento de bolsas para discentes e membros da comunidade externa selecionados para o trabalho de corte e costura, totalizando R$ 290.480,00. A execução do projeto conta ainda com a participação da Reitoria do IFG e dos câmpus Águas Lindas, Anápolis, Formosa, Goiânia, Inhumas, Jataí, Luziânia, Senador Canedo, Uruaçu e Valparaíso; o que garantirá a distribuição de máscaras à comunidade mais necessitada nessas cidades e também a profissionais do IFG e alunos, com vistas à proteção da comunidade acadêmica para quando for definido o retorno às aulas.

Enfrentamento à Covid-19

Recentemente, o Câmpus Itumbiara, também realizou a doação de 576 frascos de 500 ml de álcool (do tipo em gel 70% e 80% glicerinado) à Vigilância Sanitária da cidade e 525 ao Poder Judiciário, totalizando 1.101 unidades. De acordo com o representante desses órgãos, os álcoois foram destinados às unidades básicas de saúde, locais de atendimento ao público e entidades que prestam assistências às pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Entrega das máscaras na Secretaria Municipal de Saúde

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.

______________________________________________________________

Câmpus Itumbiara doa mais de 1.000 frascos de álcool gel e glicerinado à Vigilância Sanitária de Itumbiara e Poder Judiciário: https://www.ifg.edu.br/ultimas-noticias-campus-itumbiara/20741-campus-doacao-1000-frascos

Costureiras de Itumbiara e região já confeccionaram cerca de 3.500 máscaras para projeto que envolve o IFG e Setec/MEC: https://www.ifg.edu.br/component/content/article/170-ifg/campus/itumbiara/noticias-campus-itumbiara/19168-costureira-mascaras-itumbiara

Câmpus Aparecida coordena ação para produção de 123 mil máscaras de tecido em doze cidades https://www.ifg.edu.br/ultimas-noticias-campus-aparecida/18464-22-06-mascaras