GESTÃO

Equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação participa de reunião com servidores do Câmpus Itumbiara

Publicado: Quinta, 08 de Abril de 2021, 12h10 | Última atualização em Quinta, 22 de Abril de 2021, 09h31

Esse encontro virtual fez parte do último dia da programação da Semana de Planejamento

A Semana de Planejamento do Câmpus Itumbiara foi encerrada na última terça-feira, dia 06 de abril. Na ocasião, as equipes da pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg) do Instituto Federal de Goiás (IFG) e também da Diretoria de Pesquisa e Inovação (DPI) estiveram reunidas com os servidores da Unidade. Entre os diversos temas abordados durante o encontro virtual, falou-se sobre os trabalhos que as referidas equipes estão desenvolvido no âmbito da pesquisa e desenvolvimento, além dos números relacionados aos trabalhos das gestões.

Durante sua apresentação, o pró-reitor da Proppg, Paulo Francinete, destacou a criação e trabalhos desenvolvidos pelo Centro de Inovação Tecnológica (Cite/IFG) que é responsável por realizar o depósito de patentes e registros diversos, transferir tecnologias e promover as parcerias e o empreendedorismo no IFG; a Unidade Embrapii* de Eficiência Energética que tem atuação na área de Tecnologias Energéticas Industriais, com foco nas áreas de geração de energia elétrica, eficiência energética, fontes de energia renováveis, geração de energia a partir de fontes limpas e reaproveitamento de matéria-prima; o Centro de Referência em Pesquisa e Inovação do IFG (CiteLab) que consiste em um espaço profícuo de interação entre os principais eixos tecnológicos da instituição em seus diferentes câmpus e ainda sobre o Laboratório IFMaker** que desenvolve atividades por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos com uma metodologia em que o estudante é o centro, o principal ator dentro do processo de ensino-aprendizagem.

O gestor da Proppg ainda citou que entre os objetivos da pró-reitoria estão o de ampliar os recursos financeiros da pasta e a quantidade de cursos de pós-graduação, quantificar o impacto da produção institucional, aprovar políticas de pesquisa, de inovação e de pós-graduação e ainda identificar as linhas de pesquisa de cada câmpus do IFG.

Para saber mais sobre os trabalhos da pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação acesse: https://www.ifg.edu.br/pesquisa-e-posgraduacao

*Particularmente sobre a Embrapii, que é considerada a “Embrapa das indústrias” integram a equipe de pesquisadores dois docentes do Câmpus Itumbiara: Ghunter Paulo Viajante e Marcelo Escobar.

**Apenas os câmpus Itumbiara e Uruaçu foram contemplados no edital de seleção e implantação de unidades do Laboratório IFMaker no IFG.

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.