Ensino

Estudantes do Câmpus Itumbiara realizam prova do PISA - Programa Internacional de Avaliação de Estudantes

Publicado: Segunda, 09 de Maio de 2022, 13h03 | Última atualização em Segunda, 20 de Junho de 2022, 14h21

Na semana passada os estudantes dos cursos Técnicos em Eletrotécnica e Química, do IFG Câmpus Itumbiara, participaram da aplicação do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, tradução de Programme for International Student Assessment). Esse exame é realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), e tem o objetivo de servir como um estudo comparativo internacional do desempenho dos estudantes na faixa etária dos 15 anos.

Esta foi a primeira vez que o Câmpus Itumbiara participou do Pisa e; a partir de um primeiro contato com a FGV/Inep (instituição aplicadora) ainda em março, o IFG repassou o quantitativo de alunos nascidos no ano de 2006 e que, portanto, completaram ou completarão 15 anos de idade em 2022. A partir disso, foram selecionados aleatoriamente pela FGV/Inep 33 estudantes das seguintes turmas, para fazer a prova:

1º Ano Técnico Eletrotécnica: 14 estudantes.
1º Ano Técnico Química: 11 estudantes.
2º Ano Técnico Eletrotécnica: 04 estudantes.
2º Ano Técnico Química: 04 estudantes.

Etapas do Pisa
Os componentes que compõem o estudo do Pisa: a prova, o Questionário da Escola, o Questionário do Professor e o Questionário dos Pais. Especificamente sobre o teste ele dura 2 horas e aborda questões de de Leitura (em Português), Ciências, Matemática, Pensamento Criativo além de Letramento Financeiro. Há também o Questionário do Estudante que avalia a relação do aprendizado com  experiências de vida, outro sobre familiaridade com Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), bem-estar e questões de saúde.

Já o Questionário da Escola coleta informações sobre como os sistemas educacionais funcionam nos países/economias participantes e entre eles. O Questionário do Professor reúne informações sobre o ensino em sala de aula e dá uma visão sobre a formação dos docentes, treinamento e experiências de ensino. E por último o Questionário dos Pais coleta informações sobre as experiências anteriores do estudante e seu ambiente doméstico.

Na opinião do chefe de departamento de áreas acadêmicas do IFG Câmpus Itumbiara, prof. Fernando dos Reis de Carvalho, a participação no Pisa é muito importante pois “é um teste de alcance mundial e seus resultados podem ser analisados de maneira crítica pelos gestores das escolas e dos sistemas de ensino, permitindo associar o resultado dos estudantes no teste a diversos fatores relacionados ao trabalho docente, à organização das instituições de ensino, à realidade dos estudantes, dentre outros”.

Histórico
O Pisa foi aplicado pela primeira vez no ano 2000 e, desde então, é realizado a cada três anos em mais de 80 países/economias. A edição de 2021 foi adiada por conta da pandemia, sendo essa última de 2022 a 8ª edição.

Saiba mais sobre o Pisa neste link: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/pisa

Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara.