Obmep

Estudantes dos cursos de nível médio realizam prova da OBMEP

Publicado: Segunda, 13 de Junho de 2022, 12h24 | Última atualização em Sexta, 05 de Agosto de 2022, 10h08

Exame de Matemática é realizado anualmente em todo o Brasil

Na semana passada estudantes dos cursos Técnico Integrados em Eletrotécnica, Química e Agroindústria, do IFG Câmpus Itumbiara, participaram das provas da 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Essa Olimpíada ocorre anualmente e é organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), sendo considerada a maior competição científica do país, alcançando este ano 99,78% dos municípios brasileiros e mais de 54 mil escolas.

Aqueles que forem classificados nessa 1ª fase realizarão a outra prova, composta por 6 questões discursivas, em outubro; cabendo ao IFG enviar pelos Correios os cartões-respostas dos estudantes classificados até 20 de junho.

A Olimpíada entregará aos vencedores em dezembro cerca de 6.500 medalhas e até 46.200 certificados de Menção Honrosa. Alunos premiados com medalha de ouro, prata ou bronze serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico.

Sobre a OBMEP
Criada pelo IMPA em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Destinada a estudantes do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Médio, a OBMEP contribui para estimular o estudo da Matemática e identificar jovens talentos da disciplina.

A competição vista também estimular o estudo da Matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Além disso, a Olimpíada contribui com a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos possa ter acesso a material didático de qualidade. Em 2021 a OBMEP contou com 17,7 milhões de participantes e atingiu um número recorde de municípios, alcançando 99,84% das cidades brasileiras.

Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara - com informações do site da OBMEP.