XIV FESTIVAL DE ARTES

Espetáculo “Comunicação a uma Academia” integra programação do XIV Festival de Artes de Goiás

Publicado: Terça, 10 de Outubro de 2017, 12h31 | Última atualização em Sexta, 20 de Outubro de 2017, 08h37

A peça é um monólogo com a atriz Juliana Galdino e baseia-se no texto homônimo de Franz Kafka

O XIV Festival de Artes de Goiás do Instituto Federal de Goiás (IFG) terá, em sua programação, mais de 100 atrações, sendo uma delas o espetáculo “Comunicação a uma Academia”, encenado pela atriz Juliana Galdino e dirigido por Roberto Alvim. O espetáculo baseia-se no texto homônimo de Franz Kafka, escrito em 1917.

O espetáculo será apresentado às 20h30 do dia 7 de novembro, em Itumbiara, no palco fechado e após a abertura oficial do XIV Festival de Artes que, neste ano, será realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e pelo Câmpus Itumbiara.
No monólogo, a atriz Juliana Galdino interpreta um macaco que conta para os membros de uma Academia, como se tornou humano e, em tom irônico, desperta questionamentos sobre adestramento, aculturação e até mesmo colonialismo.

Atrações
Estão previstas na programação, definida pela Comissão Executiva do Festival, mais de 100 atrações e apresentações de vários câmpus do IFG e de outros institutos federais, universidades, além de instalações e performances nas áreas de dança, teatro, artes visuais, cinema, fotografia e outros. Além de oficinas e apresentações artísticas, haverá espaço para apresentação de trabalhos, por meio de grupos de trabalho (GT) nas áreas: Artes Visuais, Audiovisual, Dança, Literatura, Música, Teatro e Interartes.

Com o tema “Pô!ética”, a organização do Festival volta-se ao diálogo, ao debate e às reflexões sobre as circunstâncias atuais que envolvem a política, a educação, a sociedade, a ética, a escola entre outros. A identidade visual do festival foi concebida pelo professor do Câmpus Aparecida de Goiânia, Alexandre Guimarães.
A 14ª edição do Festival de Artes de Goiás será de 7 a 10 de novembro, com intensa programação. A programação completa pode ser conferida aqui.

Articulação
A diretora-geral do Câmpus Itumbiara, Aline Silva Barroso, vem realizando diálogo com gestores municipais e artistas locais visando à colaboração e parceria deles com o Festival. Para o coordenador geral da Comissão Executiva do Festival, Abílio de Jesus Carrascal, a possibilidade de o Festival ser realizado em Itumbiara demonstra a democratização e a descentralização da produção cultural de Goiás, além de dar “visibilidade à cultural local” e potencializar as ações já existentes, contribuindo para a formação de novos agentes culturais.

Encontro de Professores

Os professores de Arte dos institutos federais e das demais instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica terão um espaço na programação do Festival: o II Encontro de Professores de Arte dos Institutos Federais/Rede Federal. O evento contará com uma plenária, na qual será construído um documento que dê visualidade às questões discutidas e encaminhadas pelos participantes. O tema desse ano é: “Ética e Poética de Resistência: o ensino de arte nos IFs/Rede Federal”.

Para saber mais sobre o evento, acesse aqui.
Acesse também a página do evento.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria com foto de divulgação de Edson Kumasaka.