IFG vai comemorar o dia C da Ciência na próxima semana

Publicado: Segunda, 16 de Outubro de 2017, 17h02 | Última atualização em Sexta, 20 de Outubro de 2017, 08h37

Atividades fazem parte de uma mobilização nacional e terá programação em todos os câmpus da Instituição

Dia 25 de outubro será um dia de muitas atividades e ações em todo País, em prol da ciência no Brasil. Instituições públicas de ensino, entre elas o Instituto Federal de Goiás (IFG), escolas, museus, espaços públicos e institucionais farão uma grande mobilização. A ideia é apresentar ao público o conhecimento produzido pelas instituições de ensino e pesquisa e como esse conhecimento modifica a vida das pessoas. A data foi escolhida porque faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

O IFG realizará nesse dia diversas atividades em seus câmpus, umas em ações conjuntas com a Universidade Federal de Goiás (UFG), em defesa da Ciência no Brasil. No Câmpus Goiânia, por exemplo, haverá exposição de trabalhos científicos, apresentação de pesquisas artísticas e culturais, mobilização nas redes sociais em pró da Ciência no Brasil e microfone aberto para manifestações em Apoio às Pesquisas Científicas no Brasil.

Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Ruberley Rodrigues de Souza afirma que é importante todos estarmos mobilizados nesse dia. “Nosso lema é A Ciência pede um só dia das instituições e da comunidade”, diz.

Programação

No Câmpus Formosa haverá na quarta-feira, das 19 às 20 horas, uma apresentação de divulgação científica das diversas pesquisas realizadas pelo quadro de docentes e técnicos do IFG/Formosa. Para esta atividade será convidada a comunidade, em particular pais e familiares dos alunos, para conhecerem as pesquisas realizadas no campus. No Câmpus Goiânia Oeste, será realizada uma apresentação sobre a importância do dia C da Ciência e a palestra A Matemática está em tudo, a ser proferida pelo professor de Matemática da UFG, José Hilário da Cruz.

Já no Câmpus Itumbiara serão intensificadas as atividades de trazer alunos da educação básica para conhecer os laboratórios e atividades de pesquisas realizadas na Instituição, dentro do projeto Conhecendo o IFG. Em Jataí, no câmpus, haverá visitas de alunos das escolas públicas da cidade para conhecer os projetos, laboratórios, cursos e instalações; será realizada uma audiência pública sobre a importância das universidades e dos institutos federais, em parceria com a UFG; além de uma mostra de projetos científicos desenvolvidos no IFG em diferentes locais da cidade, também em parceria com a UFG.

Em Luziânia, a programação será intensa. Além de palestras e feira de ciências, o evento vai contar com sessões de painéis com projetos, experimentos, relatos de experiência, resultados de trabalhos desenvolvidos em sala de aula, apresentação dos cursos oferecidos pela unidade.

A programação dos demais câmpus ainda está sendo definida e será publicada na página de cada câmpus.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.