Olimpíada

Alunos do Câmpus são os únicos de Itumbiara classificados para 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Biologia

Publicado: Sexta, 16 de Março de 2018, 09h15 | Última atualização em Terça, 10 de Abril de 2018, 10h49

A competição é uma realização do Instituto Butantan e é voltada para estudantes do Ensino Médio

Lucas e Milene acompanhados pela docente Dayana Figueiredo

Dois estudantes do IFG Câmpus Itumbiara estão classificados para a 2ª fase da XIV Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), a ser realizada no próximo dia 25 deste mês. Os classificados são o jovem Lucas Humberto Jesus de Lima, do 2º ano do curso Técnico Integrado em Eletrotécnica, e Milene Carrara Carmo Garcia, do 3º ano do Técnico Integrado em Química. Os dois obtiveram notas acima do ponto de corte da prova.

A OBB é organizada nacionalmente pelo Instituto Butantan, do estado de São Paulo, e nela participam alunos de escolas públicas e privadas. A competição é divida em três fases e explora conteúdos do ensino de Biologia ensinados nos três anos do Ensino Médio. Para participar o candidato precisa ter conhecimento sobre Botânica, Citologia, Ecologia, Etologia, Zoologia, Biossistemática, Genética e Evolução e Noções de Farmacologia.

No Câmpus Itumbiara as atividades são coordenadas pela professora Dayana Figueiredo Abdalla. A docente comentou que não houve tempo hábil para uma preparação específica dos alunos para a OBB; mas mesmo assim destacou o bom desempenho deles no exame, uma vez que parte do conteúdo exigido na Olimpíada ainda não faz parte da grade curricular dos estudantes. Para Lucas e Milene, a competição serve para medir como está o aprendizado dos dois em relação à área de Biologia, principalmente para Milene, que tem se dedicado aos estudos com foco no vestibular.

Fase final da competição
Ainda não está definido o local de realização da 2ª fase da Olímpiada, mas já se sabe que a 3ª fase será realizada no Instituto Butantan com os 15 alunos melhores classificados na etapa anterior. Posteriormente haverá uma capacitação, avaliação prática e mais uma prova com os selecionados. Os quatro alunos melhores classificados nessa etapa representarão o Brasil na XXIX Olimpíada Internacional de Biologia (IBO), que ocorrerá em Julho no Irã. Já os próximos quatro classificados (do 5º ao 8º lugar) representarão o País na XII Olimpíada Ibero-Americana de Biologia (OIAB), em setembro, no Equador.

Mais informações no site da XIV OBB: www.olimpiadasdebiologia.butantan.gov.br/

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.