Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
visita técnica

Turma da Engenharia Elétrica conhece Usina Hidrelétrica de Furnas

Publicado: Segunda, 16 de Abril de 2018, 15h51 | Última atualização em Quarta, 02 de Maio de 2018, 10h08

A visita ocorreu no dia 11 deste mês com os ingressantes do 1º período do curso

No último dia 11 de abril, a turma do 1º período do curso de Engenharia Elétrica realizou visita técnica à Usina Hidrelétrica de Furnas, que fica localizada entre os municípios de Itumbiara (GO) e Araporã (Minas Gerais). A visita foi organizada pelo professor Bruno Gabriel, responsável por ministrar a disciplina de Introdução à Engenharia.

No local, os estudantes conheceram a barragem, o controle de operação da usina, os transformadores elevadores de tensão, as instalações de um dos geradores e o setor de interligação com o sistema elétrico. Muita entusiasmada com a visita, a jovem Gabriella Gouvêa Ribeiro relatou que atividade foi “uma experiência única” por proporcionar a oportunidade de vivenciar o que é estudado em sala de aula e limitado à teoria. “A gente sai da rotina e vai para a prática (...) é uma experiência muito boa, muito boa mesmo”, afirmou.

Em relação ao sistema de transmissão de energia elétrica no Brasil, que é todo interligado, 40% do total passa pelo Sistema de Furnas. 

Gabriella comentou ainda que “batalha” para um dia ter a oportunidade de trabalhar em Furnas, a exemplo de outros colegas de curso, como é o caso do jovem Rubens Batista Pereira, que atualmente cursa o 6º período do curso Engenharia Elétrica no IFG Câmpus Itumbiara. Rubens é servidor concursado de Furnas, em cargo de nível médio há sete anos, e trabalha como operador de sistemas elétricos. Durante a visita em Furnas, ele foi o responsável por guiar a turma pelos principais setores e comentou que uma das duas formações técnicas que possuí foi cursada na Escola Estadual de Furnas, na cidade de São José da Barra (MG). 

 

Usina de Itumbiara

Considerada a maior usina do Sistema Furnas (entre um total de 21 hidrelétricas, duas termoelétricas e três parques eólicos), a usina de Itumbiara está em operação desde a década de 1980 e tem capacidade de 2.082 MW; e o local é campo de atuação de profissionais formados em Eletrotécnica, Mecânica e Engenharia Elétrica. O conjunto de obras que forma a usina gera energia elétrica através do potencial hidráulico do Rio Paranaíba, e entre as vantagens desse tipo de energia está a “transformação limpa do recurso energético natural” e o não uso de poluentes. 

 

 

 

 


Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.

Fim do conteúdo da página