II EPEPE

EPEPE se consolida como evento regional de Educação, de acordo com a avaliação dos participantes e organizadores

Publicado: Quinta, 21 de Junho de 2018, 14h38 | Última atualização em Segunda, 25 de Junho de 2018, 08h23

O evento foi encerrado ontem, e 19 trabalhos foram selecionados para publicação em livro

A líder do NuPEPE, profa. Marlene Ribeiro, anunciou a publicação do livro com trabalhos selecionados no EPEPE

Terminou ontem, 20/6, a 2ª edição do EPEPE - Encontro de Pesquisa e Extensão em Processos Educacionais, evento que se consolida, segundo os organizadores e participantes, como um encontro regional de Educação. Tal reconhecimento se deve ao maior número de participantes de Minas Gerais, Mato Grosso e também do Distrito Federal inscritos no evento este ano.

A coordenadora geral do Encontro de Pesquisa, profa. Marlene Ribeiro da Silva Graciano fez questão de agradecer a todos que se envolveram na realização do evento, e ressaltou a contribuição dos atuais e dos ex-membros do NuPEPE - Núcleo de Pesquisa e Extensão em Processos Educacionais, que é responsável pela organização do EPEPE juntamente com o Câmpus Itumbiara. Ao se referir à edição deste ano, a coordenadora afirmou: “nós fizemos uma história bonita e será muito mais bonita porque nós queremos mais”.

Muito entusiasmada e feliz, Marlene Ribeiro também anunciou que 19 trabalhos submetidos no EPEPE foram selecionados para publicação em livro, que em breve será disponibilizado na versão digital e impressa.

Pesquisa
Dois doutores em Educação que são referência na área da Alfabetização Científica realizaram palestra no EPEPE: Demétrio Delizoicov Neto e Lúcia Helena Sasseron. Particularmente a professora Lúcia Helena, foi bastante citada nas referências dos trabalhos apresentados no evento. Sobre essa oportunidade de se encontrar pessoalmente com pesquisadores de tamanho prestígio, uma das palestrantes convidada, Viviane Rodrigues Alves de Moraes, disse ser “uma oportunidade riquíssima” que faz muita diferença na formação acadêmica. Reforçando essa fala, o outro palestrante, Thiago Wedson Hilário, lembrou que mesmo com todas as atribuições e responsabilidades da vida de estudante ou da atuação profissional, todos devem se esforçar para estar presente em eventos científicos, pois é partir dessa dedicação e trabalho árduo que se alcança os objetivos de uma formação diferenciada.

Trabalhos selecionados

Neste ano, 32 trabalhos completos foram submetidos ao EPEPE, sendo que desse total 27 foram aprovados para a publicação em anais e 19 para publicação em livro. Além desses, também foram submetidos ao Encontro 60 resumos simples, sendo 50 aprovados para apresentação e publicação em anais. Os autores desses trabalhos são de colégios goianos e mineiros; da Secretaria Municipal da Educação de Itumbiara; dos institutos federais de Goiás, do Triângulo Mineiro e Instituto Federal Goiano; da Universidade Federal de Goiás, Universidade Norte do Paraná e Universidade de Brasília; do Centro Universitário Euroamericano; Faculdade Santa Rita de Cássia; Universidade Federal de Mato Grosso e Universidade do Estado de Mato Grosso.

Participação e impressões
O coordenador da secretaria de educação de Itumbiara, Juliano Guerra, participou do EPEPE como ouvinte e também apresentando trabalho. Na opinião dele, a região carece de eventos científicos direcionados aos docentes, por isso, o Encontro “fortalece a cultura da pesquisa” e incentiva produção de trabalhos acadêmicos, o que é algo “bem positivo” na visão dele.

Jéssica Pereira de Oliveira cursou Licenciatura em Química no IFG Câmpus Itumbiara e atualmente faz mestrado em Jataí. A jovem confessou que na época da graduação não valorizava muito a participação em eventos científicos, e que hoje reconhece a importância desses momentos. Tanto que mesmo após ministrar 13 aulas durante o dia de ontem, fez questão de vir para Itumbiara participar do Encontro de Pesquisa.

Ana Carolina de Oliveira e Thainá Souza Santos são graduandas da Licenciatura no Câmpus e elogiaram a realização do EPEPE, que na opinião delas estava mais organizado e com uma temática mais interessante. Outro graduando da Licenciatura, Henrique Faria Paula, destacou o nível dos palestrantes, elogiou a temática do evento e destacou que em relação à primeira edição, onde a maioria eram estudantes do Câmpus, neste ano muitos inscritos eram oriundos de outros estados e instituições.

Veja fotos do 3º dia do EPEPE no Facebook.

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.