EXTENSÃO

Aula inaugural do curso de Formação da Guarda Civil Municipal de Jataí é realizada

Publicado: Quarta, 19 de Fevereiro de 2020, 14h38 | Última atualização em Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 08h11

Foi realizada na  na manhã desta quarta-feira, 19, a aula inaugural do curso de Formação da Guarda Civil de Jataí. A atividade de formação humanística é desenvolvida pelo Câmpus Jataí do Instituto Federal de Goiás (IFG) - Câmpus Jataí como curso de extensão e visa preparar os futuros agentes para uma atuação cidadã, de defesa dos direitos humanos e das liberdades públicas

Embora a aula inaugural tenha sido realizada nesta quarta-feira, as aulas começaram desde o dia 17 de fevereiro e devem durar cerca de dois meses. Na solenidade de abertura do curso, estiveram presentes o prefeito municipal de Jataí, Vinicius Luz; a gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Câmpus, professora Marluce Silva Souza; a diretora-geral, professora Mara Rúbia de Souza; do juiz da vara de execuções penais, Inácio Pereira de Siqueira; além de autoridades da Segurança Pública.

A diretora-geral do Câmpus, professora Mara Rúbia de Souza mencionou a importância do somatório de forças para que o curso pudesse ser realizado. “O IFG tem atuado em parceria com o poder público municipal e com a Universidade Federal de Jataí, para que nossos profissionais possam formar de maneira articulada estes futuros profissionais de segurança pública”, celebrou.

O prefeito Vinicius Luz destacou a trajetória criação da Guarda Civil Municipal e da realização do concurso público, que culminou nesta etapa de formação oferecida pelo IFG.  A expectativa pelo início dos trabalhos da Guarda Civil Municipal de Jataí foi expresso de maneira enfática pelo juiz da Vara de Execuções Penais, Inácio Pereira de Siqueira.

O Curso de Extensão para a formação humanística da Guarda Civil é  coordenado pela professora Marluce Silva Souza, Gerente de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do Câmpus Jataí. O Módulo 1 visa qualificar o profissional da Guarda Municipal para atuar como agente de cidadania e construir sua identidade como educador, mediador e agente de prevenção, proteção dos direitos humanos fundamentais, exercício da cidadania e das liberdades públicas, preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas, patrulhamento preventivo, compromisso com a evolução social da comunidade.

No total, os 60 candidatos melhor classificados no concurso para formação de quadros da Guarda Civil Municipal de Jataí irão realizar o curso ofertado no âmbito do IFG. Posteriormente, a Secretaria de Segurança Pública irá oferecer os próximos módulos da formação dos guardas civis.

Acesse o projeto do curso.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Jataí