RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Sessão Ecoa Preta abre atividades da XI Consciência Negra e Diversidade Cultural

Publicado: Quinta, 10 de Dezembro de 2020, 18h36 | Última atualização em Segunda, 14 de Dezembro de 2020, 10h38

O Instituto Federal de Goiás -  Câmpus Jataí realizará a XI Consciência Negra e Diversidade Cultural, cuja temática será Consciência Negra na atualidade: a urgência de uma prática antirracista. O evento será realizado via plataformas digitais e foi aprovado no edital 002/2019 da Pró-Reitoria de Extensão. Serão realizadas palestras, debates e oficinas que tratarão da urgência da temática antirracista e sua importância para uma educação libertadora.

A primeira atividade ocorre no dia 21 de dezembro, às 18 h, e é intitulada Sessão Ecoa Preta - experiências negras no audiovisual e na cultura pop e será ministrada por Juara Castro e Lucas Lustosa, ambos mestres e estudantes do doutorado em Comunicação da UFG. As inscrições estão abertas para participantes da comunidade interna e externa por meio de formulário do Google Docs.

A Sessão Ecoa Preta é um convite para pensarmos narrativas e visualidades negras no espaço midiático. Entendendo que “ver” é um exercício, a oficina acontece em formato de mostra e roda de conversa, levantando questões acerca do intertexto, estética e representatividade a partir das nuvens de palavras formadas por meio da participação dos oficineiros. É conversa preta no sofá.

Consciência Negra

O evento Diversidade Cultural e Consciência Negra é realizado desde 2009 e visa auxiliar na promoção de um ambiente de reflexão a respeito da temática, envolvendo as relações étnico-raciais e culturais no Brasil e a construção das identidades. Além disso, o evento incentiva o respeito à diversidade e as diferenças, fomentando de forma lúdica e interativa a interatividade e as manifestações culturais regionais.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Jataí