SOLENIDADE

Câmpus Jataí realiza primeira colação de grau após o retorno às atividades presenciais

Publicado: Sexta, 15 de Julho de 2022, 11h20 | Última atualização em Sexta, 15 de Julho de 2022, 11h45

O Câmpus jataí do Instituto Federal de Goiás (IFG) celebrou na noite desta quinta-feira, 14 de julho, a colação de graus dos cursos superiores. A solenidade foi realizada no Centro de Cultura e Eventos Dom Benedito Domingos Cóscia e reuniu 48 estudantes dos bacharelados de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica, Licenciatura em Física e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. A professora Oneida Cristina Barcelos Irigon presidiu a solenidade. Uma parcela dos participantes da solenidade já tinham colado grau por meio de ato administrativo durante o período de suspensão de eventos presenciais no IFG em razão da pandemia da Covid-19. Estes profissionais estiveram simbolicamente na colação de grau. Esta foi a maior cerimônia de colação de grau já realizada no Câmpus Jataí.

A recém formada Engenheira Eletricista, Cecília Gonçalves Souza foi oradora da turma. Em seu discurso Cecília destacou as dificuldades que enquanto estudantes enfrentaram por conta da pandemia. "Nestes anos fizemos perguntas que nunca pensamentos em fazer, como por exemplo o que é aula síncrona e assíncrona"? Brincou. Entretanto, Cecília marcou seu discurso com duas perguntas impactantes. Ela relembrou a infância com "o que você vai ser quando crescer"? e provocou os novos profissionais com o futuro "O que você vai ser agora que cresceu"?

O diretor-geral do Câmpus Jataí, professor Ruberley Rodrigues de Souza celebrou o encontro de servidores, estudantes e novos profissionais "é impactante estarmos aqui, neste auditório lotado, celebrando a formação de tantos estudantes. Muitos de vocês recém formados já estão no mercado de trabalho e vamos seguir nos encontrando e nos orgulhando do esforço que fizeram para chegar até aqui", finalizou.

Por fim, a reitora do IFG, professora Oneida Cristina Barcelos Irigon também fez referência ao período pandêmico. "A pandemia nos mostrou a servidores e estudantes uma nova forma de estudar, lembramos com carinho daqueles que se foram, mas estamos passando por essa crise e sairemos dela", comentou. "A colação de grau renova o sentido da função social do IFG, este é um dos momentos em que vemos de forma cristalina nosso trabalho sendo concretizando e dando frutos", finalizou.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Jataí