PESQUISA

Estudante do câmpus é finalista de prêmio da SBPC

Publicado: Terça, 31 de Janeiro de 2023, 10h35 | Última atualização em Terça, 14 de Março de 2023, 18h30

A estudante Julia Moraes Coelho, que concluiu o terceiro ano do curso de Edificações em 2022, foi finalista do prêmio "Carolina Bori Ciência & Mulher" da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A estudante foi orientada pela professora Aline da Costa Luz no projeto de iniciação científica "Percepções sobre o feminismo no IFG - Câmpus Jataí. Diferentes perspectivas no Ensino Médio Integrado". Além do projeto de iniciação científica, o trabalho desenvolvido no projeto de extensão Promotoras Legais Populares (PLPs) também foi destaque na atuação de Julia.

Nesta edição, a premiação recebeu indicações de 446 candidatas de 223 instituições de todas as regiões do País. Foram 126 indicadas para a categoria Ensino Médio e 320 para a Graduação, categoria subdivida entre três grandes áreas do conhecimento: Biológicas e Saúde (126), Engenharias, Exatas e Ciências da Terra (103) e Humanidades (91). Uma comissão julgadora escolheu nove vencedoras, sendo três do Ensino Médio e seis da Graduação. Também foram concedidas nove menções honrosas, sendo três do Ensino Médio e seis da Graduação.

Julia destaca que a participação dela no prêmio foi consequência da sua atuação nos projetos de pesquisa e extensão e "me permitiu ser uma das 15 finalistas em um prêmio com 126 participantes", celebrou. A agora egressa do Ensino Técnico Integrado em Tempo Integral do Câmpus Jataí também falou da importância das humanidades e, especialmente da Educação Popular. "Precisamos entender que a formação humana é importante e que as ciências humanas também precisam do apoio institucional", opinou.

A egressa também compôs a equipe Caju, que esteve entre as finalistas das Olimpiadas de História em 2022..

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Jataí