Representantes da CONEP reúnem-se com Comitê de Ética em Pesquisa do IFG

Publicado: Terça, 09 de Julho de 2019, 08h00 | Última atualização em Quarta, 17 de Julho de 2019, 13h43

A pauta do encontro com a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa foi sobre o Projeto de Qualificação

Reunião é marco importante para o processo de reconhecimento da importância da atuação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)para o desenvolvimento da Pesquisa no IFG

Nesta segunda-feira, dia 8 de julho, foi realizada uma reunião entre o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Instituto Federal de Goiás (IFG) e representantes da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). A pauta do encontro foi o Projeto de Qualificação, que é uma ação de ensino e aprendizagem conjunta da Conep/Conselho Nacional de Saúde e do Ministério da Saúde que tem, dentre seus objetivos, a valorização do CEP na Instituição.

Além disso, o Projeto visa educar e promover o reconhecimento entre os Comitês de Ética em Pesquisa e a Conep, padronizar o trabalho administrativo dos Comitês e fortalecer a análise e a discussão ética realizada pelos CEP. Participaram da reunião, Simone Paixão Araújo (coordenadora do CEP/IFG), Nathália Cordeiro Laurias (coordenadora do CEP/IFG) e Ingrid Lucy Klein, além do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Paulo Francinete Júnior, e as representantes da Conep, Simone G. Senna e Valéria Helena.

As representantes da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa apresentaram ao pró-reitor a relevância do Sistema CEP/Conep, de forma geral, além de sugerirem alguns encaminhamentos para que possam ser avaliados pela Instituição para possível implementação. “Sempre nessas visitas, deixamos algumas sugestões para que o trabalho do CEP se consolide na Instituição e possa ser ampliado. Uma delas já fizemos a outras instituições, com resultados positivos. Seria importante que as reuniões do CEP passem a fazer parte do calendário de planejamento acadêmico da Instituição, para que os pesquisadores e alunos possam programar a submissão dos projetos. Outra ideia é que sejam criados momentos e espaços, em reuniões de planejamento, por exemplo, para que o CEP seja apresentado para a comunidade, realizando um importante trabalho de divulgação e informação”, destaca Valéria Helena.

De acordo com o pró-reitor Paulo Francinete, “já temos a intenção de incluir no calendário acadêmico do IFG as datas da pós-graduação e da iniciação científica. Nessa perspectiva, seriam incluídas também as datas das reuniões do Comitê de Ética em Pesquisa do IFG, possibilitando o planejamento da comunidade acadêmica que precisa submeter seus projetos ao CEP”.

Projeto
O Projeto de Qualificação da Conep/CNS e Ministério da Saúde tem dois eixos: um de reconhecimento e outro de educação. O eixo de reconhecimento compreende uma leitura do trabalho administrativo e de análise ética desenvolvido pelo CEP. O eixo educativo compreende atividades in loco, com visitas a cada CEP do Sistema, e pela implementação da ferramenta de educação a distância (EaD) do Sistema CEP/Conep.

Visita

A visita da Conep ao Comitê de Ética em Pesquisa do IFG compreendeu três momentos: um com as integrantes da CEP sobre o reconhecimento do CEP; outro com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, como representante da Instituição; e o terceiro momento, no período da tarde, compreenderá a realização de uma roda de conversa, apresentações temáticas sobre questões relevantes ao Sistema CEP/Conep e fechamento da atividade com a construção de possíveis alternativas de melhoria no trabalho do CEP do IFG.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.