Inscrições abertas para a 3ª edição do Seminário de Assistência Estudantil

Publicado: Quinta, 19 de Novembro de 2020, 22h16 | Última atualização em Sábado, 05 de Dezembro de 2020, 20h59

Evento será realizado nos dias 1º e 2 de dezembro, e toda comunidade acadêmica pode participar

O Instituto Federal de Goiás (IFG), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), inicia nesta quinta-feira, 19 de novembro, as inscrições para a terceira edição do Seminário de Assistência Estudantil. Com o tema “A assistência estudantil no IFG: desafios e perspectivas”, o Seminário trará em sua programação discussões sobre essa área, focando o cenário político atual, a Política de Assistência Estudantil desenvolvida no IFG e a situação socioeconômica dos estudantes da Instituição. As inscrições podem ser feitas até o dia 27 de novembro clicando aqui.

Voltado a todos os servidores e estudantes do IFG, o Seminário é um evento institucional que objetiva estabelecer o diálogo junto à comunidade acadêmica e debater questões relativas à promoção da permanência e do êxito dos estudantes do IFG, nos seus processos de formação escolar e acadêmica. Em seus dois dias de evento, o III Seminário de Assistência Estudantil contará com várias rodas de conversas e palestras.

Nesta edição on-line, devido à pandemia da Covid-19, a transmissão do evento será feita pelo YouTube, no canal IFG Comunidade, e também pelo Google Meet. Como explica a Comissão Organizadora, “somente as rodas de conversas que serão realizadas na manhã do dia 2 de dezembro irão ocorrer via Google Meet”. O link para participar dessas rodas será disponibilizado no momento da inscrição, pelo Moodle.

Programação do 1º dia

A abertura do Seminário está prevista para ocorrer às 14h, no dia 1º de dezembro, terça-feira. Às 15h, será realizada uma roda de conversa, com o tema “Desafios da Assistência Estudantil no cenário político brasileiro”. As convidadas são:  Beatriz Augusto de Paiva (assistente social e pró-reitora de Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Goiás) e Maisa Miralva da Silva (assistente social e professora na Universidade Federal de Santa Catarina). A mediadora será Mônica Oliveira Fernandes, assistente social da Proex do IFG.

Na mesma data, às 18h, será realizada uma palestra sobre “Permanência e Êxito no IFG: planos, ações e política”, com servidores da Pró-Reitoria de Ensino e da Pró-Reitoria de Extensão. Na ocasião, será apresentado também o “Diagnóstico socioeconômico dos estudantes do IFG”. Denise Gonçalves (nutricionista e coordenadora-geral de Assistência Estudantil) e Willian Batista dos Santos (docente e diretor de Ações Sociais), ambos servidores da Proex, serão os responsáveis pela apresentação.

Segundo dia: rodas de conversas

No segundo dia do evento, das 8h30 às 10h30, serão realizadas, simultaneamente, 4 rodas de conversa. Todas elas serão transmitidas pelo Google Meet. O link para participar será disponibilizado mediante a inscrição na plataforma Moodle.

A primeira comunicação discutirá o tema “Ampliando o olhar, multiplicando o fazer: reflexões sobre o trabalho multiprofissional na CAE”. Participarão dessa roda de conversa os servidores André Alexandre Antunes (psicólogo), Olinto Brandão Sobrinho (assistente social) e Shirley Carmem da Silva (pedagoga) da Coordenação de Assistência Estudantil (CAE) do Câmpus Inhumas.

A segunda roda de conversa abordará o tema “Programas da Política de Assistência Estudantil: limites e possibilidades”. Dela, participarão Cláudia do Amaral (psicóloga) e Euzamar Ribeiro (assistente social) da CAE do Câmpus Cidade de Goiás.

Na terceira roda programada, as nutricionistas da Proex do IFG, Denise Cândido Gonçalves e Renata David de Moraes, irão falar sobre o tema “Alimentação Estudantil: como funciona e quais as possibilidades no IFG?”.

Ainda na parte da manhã, será realizada a quarta roda com o tema “Assistência Estudantil: Acesso, Permanência e Êxito”. Discutindo esse assunto, estarão presentes as assistentes sociais Rosalina Couto e Márcia Cabral; a pedagoga Tatiane Soares Martins; e Hugo Sanches, estudante do curso técnico em Eletrotécnica do Câmpus Valparaíso.

Segundo os organizadores do evento, cada uma dessas rodas de conversas realizadas pela manhã gerará propostas para a Assistência Estudantil. E a apresentação do produto dessas comunicações será realizada das 10h30 às 12h. A transmissão será feita pelo YouTube, no canal IFG Comunidade.

Às 14h, será realizada mais uma roda de conversa. Dessa vez, o tema será “A necessidade de reformulação da política de assistência estudantil no IFG”. A convidada é Raissa Maria Barbosa (Diretora de Assistência Estudantil da União Nacional dos Estudantes – UNE). A mediação da roda será feita pelos estudantes do IFG e representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) Gerson de Carvalho Moura Neto, Lara Damiane de Oliveira Estevão, Maiári Cruz Iasi.

O encerramento do Seminário acontecerá às 16h, com a palestra “Desigualdade, saúde mental e impactos psicossociais da pandemia”, proferida por Danilo Oliveira e Silva, psicólogo da CAE do Câmpus Itumbiara.

Faça a sua inscrição:    https://virtual.ifg.edu.br/

Conheça o site do evento:  http://eventos.ifg.edu.br/sae/

Confira o Canal do YouTube do IFG Comunidade.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.