publicações

Editora IFG lança linha editorial Omni

Publicado: Segunda, 09 de Janeiro de 2023, 16h27 | Última atualização em Quinta, 09 de Fevereiro de 2023, 09h37

Propostas de publicação podem ser submetidas em fevereiro e proponentes serão responsáveis por parte do processo editorial

Um universo de possibilidades: Omni é a nova linha editorial da Editora IFG

A Editora IFG está com uma nova linha editorial, criada para atender demandas institucionais de publicação de livros. Denominada Omni, a nova série vai permitir que novas obras sejam editadas com mais celeridade, porque sua execução prevê que o proponente se responsabilize por parte do processo editorial.

Caberá aos proponentes a preparação de originais, a revisão textual e a diagramação do livro. A preparação de originais prevê a adequação do texto à linguagem de livro acadêmico, revisão, normalização de citações e referências, com base no Manual de Redação e Estilo da Editora IFG. A diagramação inclui a adequação do conteúdo ao formato de livro, produção de capa, 4ª capa e lombada, e também tratamento de imagens e gráficos.

A editora IFG fica responsável pela chancela editorial e os processos técnicos de publicação (confecção de ficha catalográfica e técnica, emissão de ISBN e DOI) para a publicação da obra em formato digital e/ou impresso. A impressão das obras será condicionada à recomendação do conselho editorial, à discricionariedade da Editora IFG e à disponibilidade orçamentária.

Podem vir a ser editadas pela série Omni, obras de diversas categorias editorias: monografias, traduções, coletâneas, reedições e obras inéditas que não se enquadrem nas categorias discriminadas, mas que sejam resultantes de projetos de ensino, pesquisa e/ou extensão do IFG.

Prazos

Podem apresentar propostas de publicações os servidores e os estudantes do IFG. As submissões serão recebidas nos meses de fevereiro e agosto de cada ano. Portanto, os interessados podem preparar seus materiais para submissão no próximo mês. A submissão das propostas será realizada pelo site da Editora IFG: https://editora.ifg.edu.br/editoraifg/about/submissions.

Para submeter uma proposta de publicação, o servidor ou estudante deve se cadastrar na plataforma da Editora IFG, disponível em editora.ifg.edu.br , preencher o formulário de submissão e anexar todos os arquivos da proposta, conforme instruções na plataforma.

Nas propostas que contenham fotografias e entrevistas, o proponente deverá incluir na submissão, documento de autorização para o uso de imagens e/ou de texto de transcrição em publicação.

Serão aprovadas para a publicação até três obras por semestre, classificadas de acordo com a nota de avaliação do conselho editorial. O conteúdo textual passará por uma avaliação de mérito, realizada por membro(s) do conselho editorial e/ou por parecerista ad hoc.

Na avaliação de mérito serão avaliados os seguintes aspectos: qualidade textual da obra, de acordo com as práticas de redação acadêmica; adaptação de textos científicos (ex. teses, dissertações) para livro; e relevância editorial (notabilidade da autoria, abrangência do público-alvo, pertinência ao escopo da Editora IFG).

As obras aprovadas e classificadas passarão à etapa de produção do livro. O proponente deverá apresentar a obra finalizada em formato de livro, revisada e completamente formatada. A entrega do livro finalizado deve ser feita por meio da mesma plataforma, na qual a proposta foi submetida.

Todas as especificações estão estabelecidas na Instrução Normativa nº 1/2022, da Editora IFG, que instituiu a linha editorial Omni.

Conheça a Instrução Normativa.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.