congresso institucional

Comunidade acadêmica pode sugerir propostas para elaboração do PDI 2018/2022

Publicado: Terça, 03 de Outubro de 2017, 10h43 | Última atualização em Quarta, 01 de Novembro de 2017, 21h19

Propostas podem ser enviadas por meio eletrônico e urnas espalhadas pelo câmpus

Começa nesta sexta-feira, 6 de outubro, o período de participação da comunidade acadêmica com o envio de propostas para o Congresso Institucional do PDI 2018/2022 do Instituto Federal de Goiás (IFG). Docentes, técnico-administrativos, alunos e seus responsáveis podem participar com sugestões para os eixos temáticos Projeto Político Pedagógico Institucional; Estatuto; Ensino; Pesquisa, Pós-graduação e Inovação; Extensão; Planejamento e Gestão.

As propostas poderão ser depositadas nas três urnas espalhadas pelo câmpus: sala dos professores e no pátio, do bloco acadêmico; e na sala de convivência do bloco administrativo.

De acordo com o representante do Câmpus Luziânia na Comissão Central Sistematizadora do Congresso Institucional e membro da Comissão Local de Organização, professor João Guilherme Moura Santos, a participação da comunidade representa um processo democrático, que vai desde a organização do congresso até o acolhimento de propostas para a elaboração do Estatuto do IFG e do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). “O IFG busca construir um documento de forma coletiva, acolhendo as sugestões de todos os câmpus e sistematizando para construção de um documento que tem a cara institucional, que tem os nossos anseios e que acolhe toda a comunidade acadêmica”, afirmou João Guilherme.

Grupos de Trabalho Temáticos Locais

Foram criados no câmpus os Grupos de Trabalho Temáticos Locais (GTTL) para fomentar a participação da comunidade, acolher as propostas, sistematizar e discutir as sugestões, e aprofundá-las entre os eixos transversais e verticais. Para cada eixo temático há um grupo de trabalho. Qualquer pessoa da comunidade acadêmica pode participar dos grupos.

Após a sistematização e organização das propostas nos GTTLs, elas serão encaminhas para Plenárias para discussão e votação por alunos e servidores. Todos os docentes, técnico-administrativos e discentes terão direito a voz e voto.

A Comissão Local Organizadora deverá reunir todas as propostas aceitas nas Plenárias e organizá-las em um único documento (caderno de propostas) e enviar para a Comissão Central Sistematizadora do Congresso Institucional até 20 de dezembro.

O Congresso, que seria realizado em dezembro de 2017, foi adiado para o início de 2018, ainda sem data definida.

Matérias relacionadas:

Congresso Institucional será realizado em 2018
IFG realiza 1ª reunião da Comissão Central Sistematizadora do Congresso Institucional
Aprovada metodologia para o desenvolvimento do Congresso Institucional do IFG

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Luziânia.