CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Projeto Tradutor Bidirecional é apresentado na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Publicado: Quinta, 18 de Outubro de 2018, 12h42 | Última atualização em Segunda, 05 de Novembro de 2018, 14h45

O projeto possibilita a comunicação direta entre surdos e ouvintes e foi levado à SNCT por professores dos câmpus Aparecida de Goiânia e Senador Canedo

O Projeto Tradutor Bidirecional, desenvolvido pelo Instituto Federal de Goiás (IFG) em parceria com o Instituto Politécnico do Porto (IPP-Portugal), está sendo apresentado na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em Brasília. O Projeto tem o objetivo de construir um hardware cujo protótipo foi desenvolvido pelo IFG, a Luva Transceptora, que possibilita a comunicação direta entre surdos e ouvintes. O trabalho está sendo apresentado pelos professores Wesley Pacheco (IFG - Senador Canedo), que é coordenador do Centro de Inovação Tecnológica (CITE) e do Projeto Tradutor Bidirecional, e pelas professoras Waléria Batista da Silva Vaz Mendes (IFG – Aparecida de Goiânia) e Brunna Carolinne Rocha Silva (IFG - Senador Canedo), que são orientadoras do Projeto nas áreas de Libras e Modelagem e de Eletrônica, respectivamente.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano tem o tema “Ciência para a Redução das Desigualdades”, foi iniciada na segunda-feira, 15, e prossegue até domingo, dia 21 de outubro. O tema abarca os propósitos do Projeto Tradutor Bidirecional, que trata de inovação na área de inclusão e serve para aproximar surdos e ouvintes ao possibilitar a tradução direta entre falantes dos idiomas Libras e Português.

O estande para demonstração do Projeto está no espaço do Ministério da Educação (MEC) reservado às novas tecnologias. Os representantes do IFG receberam a visita do Secretário Executivo do MEC, Henrique Sartori, representando o Ministro da Educação Rossieli Soares; do reitor do Instituto Federal de Brasília (IFB), Wilson Conciane; e do diretor de Desenvolvimento da Rede das Instituições Federais de Ensino Superior, Mauro Luiz Rabelo, representando o Secretário de Educação Superior Paulo Baroni.

Os eventos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018, que se somam a atividades em curso por todo o País, estão sendo realizados no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília. A atividade busca a aproximação da população à Ciência e à Tecnologia, com divulgações em uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem discussões com implicações sociais da Ciência, segundo informa a Coordenação-Geral de Popularização e Divulgação da Ciência (CGPC/SEPED).

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia