Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
V SECITEC

Terceiro dia de evento tem poesia e música

Criado: Segunda, 29 de Outubro de 2018, 12h44 | Última atualização em Segunda, 05 de Novembro de 2018, 14h45

Sarau integra as atividades do V Festival Local de Artes

Poesias, de fins estéticos e de crítica social. Músicas, da popular brasileira à de improviso. Assim foi o Sarau Literário e Musical, realizado na tarde de sexta-feira, 26, na Biblioteca Arlete Tenório de Castro. A atividade integrou o V Festival Local de Artes, um dos eventos que compuseram a V Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (Secitec) do Câmpus Senador Canedo do Instituto Federal de Goiás (IFG).

As poesias declamadas por professores, discentes e egressos tiveram um teor variado e interdisciplinar. “Alguns declamaram poetas modernistas, como Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira. Outras já trouxeram um cunho de social, trabalhando sobre o feminicídio, sobre o racismo, sobre a violência”, destacou a professora e organizadora do Sarau, Aline Rezende Belo.

Segundo ela, as apresentações musicais seguiram a mesma linha da diversidade. “De música tivemos Legião Urbana, Cazuza e outros. Foi um repertório bastante diversificados, rico”, contou. O destaque foi a apresentação musical de improviso feita pelos professores Antônio Carlos, do Câmpus Senador Canedo, e Kemuel Kesley Ferreira, do Câmpus Inhumas do IFG.

Antônio Carlos, organizador do V Festival de Arte, contou que a improvisação que ele e Kemuel fizeram abrange a ideia de paisagens sonoras e de objetos sonoros. Além disso, ele disse que a improvisação analogicamente traz para a música a perspectiva da vida de que certas coisas estão fora do nosso controle. “Quando a gente coloca o som para acontecer nesse tempo livre, a gente está falando da nossa própria vida, de que a gente não controle tudo que acontece”, explicou.

Mais atividades

Além do Sarau, durante à manhã aconteceram a palestra sobre “Taxidermia em Aves”, encontro do grupo de trabalho Universo Empreendedor, curso de Introdução à Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos, oficina de Design Gráfico em Canva, sessão de cinema e debate sobre o filme “O Nome da Rosa”.

À tarde, houve palestras sobre o “ingresso na Universidade como forma de redução das desigualdades sociais” e sobre “Segurança em Frigoríficos”, oficina de percussão e curso de Manutenção de Ar Condicionado Automotivo.

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Senador Canedo.

Fim do conteúdo da página