Câmpus Senador Canedo

Reunião virtual apresenta plano de ação para retorno das atividades de ensino, pesquisa e extensão

Publicado: Sexta, 07 de Agosto de 2020, 13h34 | Última atualização em Sexta, 07 de Agosto de 2020, 13h34

Reitoria e a Direção-Geral trataram das ações executadas e as que estão em fase de planejamento

Gestores falam à comunidade interna em reunião virtual

Na manhã de segunda-feira, 3, a comunidade acadêmica do Câmpus Senador Canedo do Instituto Federal de Goiás (IFG) reuniu-se virtualmente para dialogar com a Reitoria, Pró-reitorias e Direção-geral sobre as ações institucionais executadas e em planejamento para a retomada do calendário acadêmico. Participaram os servidores docentes e técnico-administrativos, estudantes e familiares.

resolução n. 20/2020 do Conselho Superior do IFG decidiu pela retomada do calendário acadêmico 2020 e das atividades de ensino, pesquisa e extensão, com a implantação, em caráter excepcional e enquanto durar o distanciamento social imposto pela pandemia do coronavírus, do sistema de ensino emergencial (SEE).

O reitor, professor Jerônimo Rodrigues da Silva, informou à comunidade que para a retomada o IFG elaborou um plano de ação, cujos eixos são: reelaboração dos calendários acadêmicos; conectividade; capacitação; o sistema de ensino emergencial; e equipamentos e protocolos de biossegurança necessários para o momento de retorno presencial.

O reitor também apresentou um panorama nacional e regional sobre a atuação dos institutos federais e universidades no enfrentamento à pandemia. E destacou desenvoltura da reitoria e dos 14 câmpus do IFG, na produção de álcool em gel e glicerinado, kit sanitizantes, confecção de máscaras e protetores faciais, recuperação de respiradores mecânicos e etc.

A Diretora-geral, professora Maria Betânia Gondim da Costa, pontuou que o Câmpus Senador Canedo tem procurado contribuir no enfrentamento ao novo coronavírus de diversas maneiras: com a produção de álcool e máscaras de tecido, realização de projetos de pesquisa, projetos de ensino, cursos de extensão e atendimento psicológico a servidores e discentes.

Ela destacou também que o trabalho habitual do Câmpus foi mantido, remotamente. “Nós estamos nos reunindo periodicamente com os servidores e representantes de turmas, para acompanha-los e oferecer todo suporte necessário. Nós continuamos com o trabalho que já desenvolvíamos e a ele foi somado as ações voltadas ao combate à pandemia do coronavírus. Então, o trabalho está em um nível acelerado”, disse.

Calendário Acadêmico do Câmpus Senador Canedo

Após a emissão da resolução n. 20/2020, que trata da retomada do calendário acadêmico, ficou a cargo dos câmpus do IFG elaborar as propostas e sobre elas deliberar nas instâncias internas e, em seguida, enviá-las para avaliação pela Pró-Reitoria de Ensino e, ao final, para apreciação pelo Conselho Superior (Consup).

Na última quarta-feira, 05, a propostas de calendário acadêmico para os cursos do Câmpus Senador Canedo foram apresentadas ao Conselho de Câmpus (ConCâmpus) e aprovadas. Contudo, ainda poderá sofrer alterações. O calendário aprovado internamente prevê que as aulas para os cursos técnicos integrados em Automação Industrial, em Mecânica e em Refrigeração e Climatização e a graduação de Engenharia de Produção terão início em 8 de setembro de 2020.

Conectividade

Para viabilizar o acesso ao sistema de ensino emergencial (SEE) para aqueles estudantes que não contam com equipamentos ou acesso à internet ou não possuem conexão adequada, o IFG instituiu dois programas, o “Permanência – Conectividade” e “Apoio Didático – Conectividade”, cujos editais podem ser encontrados aqui. Os dois estão inseridos na Política de Assistência Estudantil da Instituição.

As inscrições dos discentes devem ser realizadas por meio do SUAP.

O Programa Permanência – Conectividade tem como objetivo propiciar a inclusão digital aos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, a partir da promoção de condições necessárias para a permanência e o êxito acadêmicos. Os estudantes selecionados serão atendidos com a disponibilização de chip de telefonia celular com plano de dados móveis contratados pelo IFG ou SETEC/MEC ou por meio de pagamento de auxílio financeiro.

O Programa Apoio Didático – Conectividade, por sua vez, visa disponibilizar, em caráter de empréstimo, equipamentos aos estudantes vulneráveis socioeconomicamente, tais como computadores, notebooks, chromebooks ou tablets, tendo em vista as realizações de atividades de ensino, pesquisa e extensão durante o período excepcional de ensino remoto emergencial.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Senador Canedo.