CURSOS TÉCNICOS

Seleção de reingresso e transferência tem novo prazo para inscrição

Publicado: Terça, 23 de Fevereiro de 2021, 14h32 | Última atualização em Terça, 23 de Fevereiro de 2021, 14h37

Interessados podem se inscrever até o dia 21 de março. Seleção acontecerá por meio de análise documental

O Instituto Federal de Goiás (IFG), por meio do Centro de Seleção, publicou retificações referentes ao edital do processo seletivo de reingresso e transferência dos cursos técnicos. Com as mudanças, as inscrições podem ser feitas até o dia 21 de março. Além da alteração no cronograma, houve a inserção de um novo curso no quadro de vagas, o curso Técnico Integrado em Instrumento Musical do Câmpus Goiânia. Para essa seleção, há oportunidades nos 14 câmpus da Instituição. As inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas na página Estude no IFG.

De acordo com o gerente do Centro de Seleção do IFG, Alex Lima, a alteração no edital foi necessária, pois os candidatos não possuíam situação de conclusão dos cursos de origem no prazo final de inscrição estipulado anteriormente, "o que impossibilitava a geração do histórico com coeficiente de rendimento”. Com a mudança desse prazo, agora até 21 de março, a documentação obrigatória pode ser submetida até o dia 25 de março. É importante observar que, com a alteração do edital, todas as demais etapas do processo têm novas datas; estas podem ser consultadas diretamente no cronograma do edital.

A seleção para reingresso e transferência será realizada em uma única etapa, por meio da análise do tempo para integralização do curso e da instituição de origem para aplicação da ordem de prioridade, além da análise do coeficiente de rendimento do aluno e do histórico escolar (apenas para transferência).

Os candidatos que desejarem participar do processo seletivo deverão realizar o upload da documentação solicitada no edital (item 7) reunindo todos os arquivos necessários em um único arquivo digitalizado em formato .PDF.

Uma outra mudança no edital diz respeito ao quadro de vagas. Foram acrescentadas seis vagas para o curso Técnico Integrado em Instrumento Musical do Câmpus Goiânia. Com a inclusão, foi inserida no edital a etapa relacionada ao teste de habilidade específica em música. Esse teste será feito por meio da submissão de um vídeo, com a apresentação de uma peça musical, cantada ou tocada em instrumento musical de sua livre escolha. Informações sobre essa submissão podem ser encontradas no item 7 do edital.

Confira o quadro de vagas:

CÂMPUS

Valparaíso de Goiás

Automação Industrial

Reingresso

Podem se inscrever à seleção de reingresso os alunos dos cursos técnicos subsequentes ao ensino médio, técnicos integrados ao ensino médio e técnicos integrados ao ensino médio da modalidade de educação de jovens e adultos do IFG que perderam vínculo com a instituição e que atendam às condições estabelecidas nas Resoluções do CONSUP nº. 21/2011, 22/2011 e 08/2017.

Transferência

Para a seleção de transferência, podem participar alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e técnicos integrados ao ensino médio da modalidade de educação de jovens e adultos matriculados em cursos da educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio nos câmpus do IFG ou alunos de cursos da educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio de outras instituições públicas de ensino, regularmente matriculados ou com matrícula trancada, que desejam prosseguir seus estudos no IFG.

Podem também se inscrever na seleção de transferência os alunos dos cursos técnicos subsequentes ao ensino médio oriundos de cursos de outras instituições de educação profissional. Somente para os cursos subsequentes, também será permitida a transferência de alunos oriundos de instituições que não sejam do sistema público de ensino.

Para participar da seleção de transferência, é necessário ter concluído o primeiro período do curso. Todas as transferências acontecerão somente a partir do segundo período dos cursos pretendidos no IFG.

Resultado

O resultado preliminar do processo seletivo será divulgado no dia 5 de abril. Recursos contra esse resultado poderão ser apresentados no dia 6. A divulgação do resultado final será feita no dia 9. E a divulgação dos editais complementares para as matrículas por cada câmpus será feita até o dia 12 de abril.

Confira o edital da seleção.

Acesse a página do Centro de Seleção do IFG.

Faça sua inscrição.

Diretoria de Comunicação Social/ Reitoria.