PNAE

Câmpus entrega mais de cinco toneladas de alimentos a 130 estudantes

Publicado: Sexta, 26 de Fevereiro de 2021, 13h52 | Última atualização em Sexta, 26 de Fevereiro de 2021, 13h55

Esta é a segunda entrega. Somada à primeira, já são mais de 10 toneladas distribuídas

Mais de cinco toneladas! Essa foi a quantidade de itens alimentícios que o Câmpus Senador Canedo do Instituto Federal de Goiás (IFG) entregou nesta quarta-feira, 24, às famílias de 130 estudantes dos cursos técnicos integrados. Esta é a segunda vez que os discentes recebem os alimentos nesse ano. A primeira ocorreu no dia 27 de janeiro, com a distribuição de outras cinco toneladas a 134 alunos. Os itens foram adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do governo federal.

Cada beneficiário ganhou dois quilos de abóbora cabotiá, um quilo e meio de banana prata, um quilo de beterraba, dois quilos de cebola, um quilo e meio de cenoura, um quilo de batata doce, dois quilos de farinha de mandioca, um quilo e meio de mamão, dois quilos de mandioca com casa, meio quilo de rosquinha, 20 quilos de laranja pera e seis quilos de iogurte de morango.

“Em tempos difíceis, como este da pandemia, é muito gratificante a gente poder contar com a ajuda do instituto. Muito legal a iniciativa, essa forma que o instituto conseguiu de ajudar os alunos e suas famílias”, disse o estudante do terceiro ano de Automação Industrial, Kawan Miranda.

“A gente entregou alimentos de primeira qualidade para os nossos alunos”, ressaltou o coordenador da comissão local do PNAE e técnico-administrativo Rodrigo Marciel Soares Dutra. Isso porque, explicou, a grande maioria dos itens entregues, adquiridos junto à Associação Estadual Agroecológica de Goiás (AESAGO), foram produzidos de forma agroecológica, sem a utilização de nenhum agrotóxico e de forma sustentável.

Rodrigo destacou ainda a dupla função social do PNAE. Segundo ele, além de fornecer alimento para os estudantes, de um lado, o programa leva renda aos pequenos produtores familiares, de outro. “A agricultura familiar produz alimentos de qualidade e gera renda no campo para quem mais precisa”, disse.

Para a Diretora-Geral do Câmpus, Maria Betânia Gondim da Costa, destacou a importância do PNAE no combate à insegurança alimentar e a fome durante a pandemia. Por esse motivo, conforme disse, “ não medimos esforços para continuar com a distribuição dos alimentos. Sabemos das necessidades dos nossos estudantes e poder contribuir nos traz muita alegria e satisfação”.

A gestora do contrato do PNAE e gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Maria Eugênia Sebba Ferreira Andrade, afirmou que, nesse tempo de pandemia, a entrega das cestas tem ajudado a complementar o orçamento das famílias, especialmente daquelas que estão enfrentando dificuldades. “Muitos pais nos relatam que estão sem trabalho há meses e que os alimentos entregues pelo Câmpus têm ajudado muito”, contou.

Coordenação de Comunicação Social – Câmpus Senador Canedo.