ENSINO

Câmpus Senador Canedo promove Semana de Planejamento Pedagógico

Publicado: Quarta, 08 de Setembro de 2021, 15h37 | Última atualização em Quarta, 03 de Novembro de 2021, 18h36

Atividades buscam aprimorar planos de atividade e refletir sobre práticas pedagógicas

O Câmpus Senador Canedo do Instituto Federal de Goiás (IFG) realiza a sua Semana de Planejamento Pedagógico. Organizada pelo Departamento de Áreas Acadêmicas (DAA), a programação marca o início do segundo semestre letivo de 2021 e busca aprimorar os planos de atividades e refletir sobre práticas pedagógicas. A Semana teve início na segunda-feira, 6, e segue até sábado, 11, com momentos síncronos e assíncronos.

Segundo a Chefe de Departamento do DAA, professora Aline Rezende Belo, as atividades propostas para a Semana foram construídas a partir de situações detectadas durante o semestre anterior, de sugestões da comunidade acadêmica e de solicitações para a melhoria das práticas pedagógicas.

Para a Diretora-Geral do Câmpus, professora Maria Betânia Gondim da Costa, o momento que a Semana propicia é fundamental. “É fundamental para nós refletirmos sobre as vivências, ainda mais nesse ensino remoro emergencial, que exige mais de todo o Câmpus, dos estudantes e familiares. É um momento de integração. De participarmos do desenvolvimento das ações que queremos, para que nós continuemos a possibilitar um ensino humano e humanizador”, disse.

Programação

A Semana teve início na segunda-feira, 6, ocasião em que os docentes revisitaram o plano individual de atividades remotas. Na manhã desta quarta-feira, 08, o DAA realizou atividade síncrona sobre o tema pedagogia reflexiva. “Foram feitas três aulas piloto e os professores observaram cada passo das aulas e fizeram anotações, observando os problemas que encontraram em cada forma de apresentação”, explicou Aline Rezende Belo.

Ela contou que, à tarde, essas anotações serão compartilhadas e a ideia é que se crie um ambiente dialógico, de produção de conhecimento e que, ao final, cada docente repense o seu próprio planejamento. Ainda na tarde do segundo dia, o cronograma prevê a apresentação de tecnologias da informação e comunicação (TICs) que podem ser incluídas no cotidiano do ensino remoto emergencial.

A quinta-feira, 09, é dedicada à Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão. Pela manhã estão previstas a apresentação dos “Planos Locais de Extensão: visão geral e recomposição do comitê” e a retirada da comissão da Semana de Educação, Ciência e Tecnologia. À tarde, ocorrerá exposição sobre Resoluções de Pesquisa e Proposição de Projetos.

Na sexta-feira, 10, haverá, pela manhã, oficina sobre “Google forms para professores”, debate sobre o relatório de avaliação contínua e processual do ERE e nossas práticas e, à tarde, planejamento em grupo de atividades interdisciplinares. No sábado, 11, último dia da Semana, ocorrerá o planejamento individual de organização das salas no Moodle.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Senador Canedo.