MAIO AMARELO

Estudantes participam de palestra sobre Segurança no Trânsito

Publicado: Quinta, 25 de Maio de 2017, 16h33 | Última atualização em Quinta, 25 de Maio de 2017, 16h33

Atividade teve palestrantes do Detran-GO e da Delegacia Especializada em Investigação de Crimes de Trânsito de Goiânia

Durante toda a manhã de hoje, 25, os alunos dos segundos e terceiros anos dos cursos técnicos em Automação Industrial e Mecânica, do Câmpus Senador Canedo do Instituto Federal de Goiás (IFG), participaram de palestra sobre Segurança no Trânsito, na Biblioteca Municipal Arlete Tenório Castro. O tema foi escolhido por ocasião do “Maio Amarelo”, movimento cujo objetivo é promover a educação no trânsito.

O movimento, explicou o assistente técnico do Detran-GO, Paulo Henrique, foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), depois de ela ter constatado que, em 2009, houve cerca de 1,3 milhão de acidentes, em 178 países pesquisados. “E o pior é que, de lá para cá, este número só tem aumentado”, informou, acrescentando que: “o objetivo do movimento é mostrar a população sobre os cuidados que se deve ter no trânsito, no sentido de evitar acidentes”, afirmou.

“Nós temos um alto índice de homicídios e lesões corporais, em Goiás”, enfatizou a Delegada da Delegacia Especializada em Investigação de Crimes de Trânsito de Goiânia (DICT), Nilda Andrade. Segundo ela, só em Goiânia, nos últimos cinco anos, foram registrados 1427 vítimas fatais e, só no em 2016, foram mais de 5 mil lesões corporais. “Isso precisa ser repensado e precisa haver uma mudança de comportamento. E é esta a intenção do Maio Amarelo: conscientizar as pessoas para que com educação se possa mudar isso”, disse.

Apesar dos vídeos chocantes que viu, o que mais chamou a atenção da aluna do segundo ano do curso técnico em Automação Industrial, do Câmpus Senador Canedo, Vitória Laís, foi perceber os riscos que o irmão menor já correu. “Ele tem sete anos e quando sai de moto usa o capacete grande. E isso está errado!”, relatou. Entretanto, ela disse que isso não voltará a acontecer: “A partir de hoje eu vou brigar com meus pais, porque eu não quero perder meu irmãozinho”, contou.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Senador Canedo.