PESQUISA

IFG abre chamada para cadastro de projetos de pesquisa e inovação

Publicado: Quinta, 26 de Janeiro de 2023, 07h24 | Última atualização em Quinta, 26 de Janeiro de 2023, 07h24

Submissão dos projetos deverá ser feita pelos coordenadores, por meio do Módulo Pesquisa do SUAP

O Instituto Federal de Goiás (IFG), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, abriu nesta quarta-feira, 25, chamada pública para cadastro de projetos de pesquisa e inovação. A apresentação de propostas pode ser feita, em fluxo contínuo, até 15 de dezembro, pelo coordenador do projeto, por meio do módulo Pesquisa do Suap (https://suap.ifg.edu.br/pesquisa/editais_abertos/).

O projeto a ser submetido deve, necessariamente, atender às seguintes condições: estar, preferencialmente, articulado com uma ou mais linhas de pesquisa do Grupo de Pesquisa ao qual o coordenador esteja vinculado; ser desenvolvido, preferencialmente, em rede, promovendo a integração de dois câmpus ou mais e/ou do Centro de Referência em Pesquisa e Inovação do IFG; ser de interesse da Instituição e/ou região na qual o câmpus esteja inserido; contar, preferencialmente, com a participação de estudantes de iniciação científica/tecnológica e/ou de pós-graduação no desenvolvimento da pesquisa; e contar com anuência da chefia do setor de lotação do servidor.

O projeto poderá ter duração de até três anos, podendo ser prorrogado por até mais um e deve ser coordenado por um servidor do IFG. Para ser submetido, ele deve conter os seguintes itens: título; palavras-chave; resumo; apresentação/justificativa; fundamentação teórica; objetivo geral e objetivos específicos; materiais e métodos; cronograma de execução; resultados esperados e as referências bibliográficas.

Na submissão, além do projeto, devem ser incluídos no Módulo Pesquisa a discriminação orçamentária e a equipe de pesquisadores. Caso o projeto conte com um colaborador externo, deverá também ser incluído o termo de ciência da instituição do referido colaborador. O coordenador precisa ainda de descrever, em ordem cronológica, as metas/etapas/fases, atividades, indicador físico (unidade e quantidade), duração (início e término) e relacionar os membros da equipe responsáveis pelo cumprimento de cada uma delas. Esse preenchimento equivale ao Plano de Trabalho.

Também deverão ser submetidos ao cadastro os projetos financiados com recursos externos. Nestes casos, deverá ser anexado na submissão, no Módulo Pesquisa, o edital ou motivação do projeto, o projeto submetido para a agência e/ou órgão de fomento e/ou instituição parceira e a confirmação da aprovação. Na finalização, deverá ser anexado o relatório final submetido para a instituição financiadora.

Seleção

Os projetos de pesquisa serão pré-avaliados pela Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex) do câmpus ou pela Diretoria de Pesquisa e Inovação (DPI) da Reitoria (dependendo da lotação do servidor) em até 15 dias.

Caso o projeto seja pré-selecionado, a Gepex/DPI indicará as instâncias responsáveis como avaliadoras do projeto, via Suap, que deverão avaliar em até 60 dias a proposta submetida, emitindo parecer conclusivo sobre a viabilidade e o interesse institucional na realização do projeto.

No caso dos servidores lotados nos Departamentos Acadêmicos, a instância responsável consiste no Conselho Departamental e o Chefe de Departamento deverá inserir o parecer aprovado no SUAP. No caso dos demais servidores, a depender da lotação, a instância responsável pode ser a Direção-Geral do Câmpus, a Pró-Reitoria ou a Diretoria Executiva.

A instância responsável deverá considerar em sua avaliação: a viabilidade financeira e de infraestrutura, o impacto na carga horária de trabalho do coordenador e dos demais membros do projeto. Caso considere necessário, a instância responsável poderá solicitar parecer técnico sobre o projeto apresentado, para posteriormente emitir seu parecer conclusivo.

Confira a chamada pública para cadastro dos projetos 2023.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.