Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Busca
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
EXTENSÃO

II Encontro de Professores de Arte da Rede Federal será realizado durante o Festival de Artes

Criado: Segunda, 07 de Agosto de 2017, 08h32 | Última atualização em Segunda, 07 de Agosto de 2017, 08h33

Evento ocorrerá de 7 a 10 de novembro, no Câmpus Itumbiara

Professores de Arte dos institutos federais e das demais instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica poderão inscrever seus trabalhos para o II Encontro de Professores de Arte dos Institutos Federais/ Rede Federal, que será realizado dentro do XIV Festival de Artes de Goiás e será organizado pelo Instituto Federal de Goiás (IFG). A submissão dos trabalhos dos docentes de Arte inicia-se na segunda-feira, 7, e pode ser feita até dia 8 de setembro.

“O Encontro visa propiciar reflexões e debates sobre os aspectos políticos, éticos, estéticos e pedagógicos do campo da arte dentro da Rede Federal e da Educação, de uma forma geral”, afirmam as coordenadoras e professores de Arte do IFG, Luciana Ribeiro e Mônica Mitchell.

O evento contará com três simpósios e uma plenária, que ocorrerão nos dias 9 e 10 de novembro, na qual será construído um documento que dê visualidade às questões levantadas, discutidas e encaminhadas pelos participantes. O tema desse ano é: Ética e Poética de Resistência: o ensino de arte nos IFs/Rede Federal.

Assim, os docentes poderão inscrever trabalhos acadêmicos conceituais referentes às temáticas dos simpósios: Ética e Poética de Resistência: o Ensino de Arte na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica; Ética e Poética de Resistência: a Pesquisa em Arte na Rede Federal de Educação Profissional e Ética e Poética de Resistência: a Extensão em Arte na Rede Federal de Educação Profissional. Não haverá apresentação dos artigos, apenas publicação (ver informações detalhadas ao final). Os professores deverão se inscrever para os simpósios no endereço: https://sugep.ifg.edu.br/eventos/administracao/seminarios/1900.

As normas para publicação são as mesmas dos Grupos de Trabalhos (Gts) do Festival, que também estão com inscrições abertas. “Os docentes de Arte, além de se inscreverem para o Encontro, poderão também fazer a inscrição e participar dos Gts. Procuramos fazer a programação para que não haja choque de horários e que esses professores também participem das discussões e ações do Festival, das oficinas e de toda a programação”, afirma Mônica. As discussões políticas dos simpósios serão conduzidas por coordenadores específicos que integram a comissão organizadora e científica do II Encontro. A coordenação-geral do evento é das professoras de Arte do IFG Luciana Ribeiro (Câmpus Aparecida) e Mônica Mitchell (Câmpus Inhumas).

A primeira edição desse Encontro foi realizada em 2016, por iniciativa do Instituto Federal de São Paulo, e reuniu 82 docentes de 20 Estados do País. Foram apresentados 46 trabalhos. Para essa segunda edição, além de recursos do IFG, o evento conta também com a parceira do Ministério da Cultura (MinC), que concedeu R$ 150 mil para realização.

Inscrição para os GTs

O XIV Festival de Artes de Goiás será realizado no IFG - Câmpus Itumbiara, de 7 a 10 de novembro, e contará com oficinas de formação, espetáculos artísticos, grupos de trabalho temáticos e simpósios, que segundo a comissão organizadora: “propiciarão a troca e produção de conhecimento acadêmico artístico”.

As inscrições para apresentações artísticas e acadêmicas estão abertas e podem ser feitas pelo endereço: https://sugep.ifg.edu.br/eventos/administracao/seminarios/1900. O prazo, que se encerraria dia 9 de agosto, foi estendido também até o dia 8 de setembro, Os professores e estudantes poderão inscrever e apresentar os trabalhos acadêmicos nos seguintes GTs: Artes Visuais, Audiovisual, Teatro, Dança, Música, Literatura e Interartes.

Veja mais informações e temáticas dos simpósios do II Encontro.

Veja as normas para publicação.

Veja mais informações sobre o XIV Festival de Artes de Goiás.

Faça a inscrição de trabalhos.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

Fim do conteúdo da página