RECONHECIMENTO

Artigo de professor do Câmpus Senador Canedo é premiado na SBPC

Publicado: Quinta, 24 de Agosto de 2017, 09h52 | Última atualização em Quinta, 24 de Agosto de 2017, 09h52

Trabalho apresenta uma análise da matriz de financiamento público federal do esporte entre os anos 2004 a 2015

Professor posa para foto ao lado de pôster

O professor Fernando Henrique, do Câmpus Senador Canedo do Instituto Federal (IFG), recebeu o prêmio de melhor pôster apresentado na área de Educação Física da 69ª reunião anual Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O trabalho intitulado “A matriz de financiamento público federal do esporte no Brasil” apresenta uma análise da matriz de financiamento público do esporte no Brasil, de 2004 a 2015.

Fernando ressaltou que este é o primeiro estudo a identificar e coletar todas as fontes de recursos públicos federais destinados ao esporte no país. Além disto, o trabalho também concluiu que o esporte de rendimento e os megaeventos esportivos absorvem grande parte dos recursos públicos federais. “Isto é um sinal de que o Estado prioriza a função econômica do esporte, em detrimento da social”, disse.

O pôster tem ainda como autores : Cláudia Catarino, Marcelo Resende, Wagner Barbosa e Fernando Mascarenhas, todos vinculados ao programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília (UnB), inclusive o professor Fernando.

A SBPC

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é uma entidade civil, sem fins lucrativos ou posição político-partidária, voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico, e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil.

Todo ano, a entidade realiza uma reunião anual. Neste ano, foi realizada a 69ª, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belho Horizonte (MG), entre os dias 22 a 26 de julho.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Senador Canedo.