setembro amarelo

Câmpus Uruaçu participa de caminhada da campanha Setembro Amarelo

Publicado: Quinta, 26 de Setembro de 2019, 16h12 | Última atualização em Terça, 04 de Janeiro de 2022, 13h50

Trajeto terminou em plantão de atendimento com psicólogos de Instituições apoiadoras da campanha

Caminhada no Parque das ArarasÀs oito horas da manhã, na avenida Coronel Gaspar, estudantes do ensino médio e fundamental de escolas de Uruaçu se reuniram para a Caminhada do Setembro Amarelo, ao longo da avenida Tocantins, com faixas e cartazes de mensagens de apoio a pessoas com dificuldades emocionais. O Câmpus Uruaçu participou da ação, com as turmas do 2º ano de informática, 1º de química e 1º de edificações.

O destino da caminhada foi o Parque das Araras, onde foi realizado plantão de atendimento psicológico. Foram montadas barracas de atendimento no parque, para preservar a privacidade das pessoas sendo atendidas. A psicóloga do Câmpus Uruaçu, Cinthya Oliveira, participou da ação, junto a psicólogos da Secretaria Municipal de Saúde.

"As barracas de atendimento são para as pessoas que precisarem de um momento de escuta e orientação", conta Oliveira. Os participantes da caminhada também puderam participar de atividades teatrais e esportivas.

Prevenção ao suicídio

O Setembro Amarelo é uma campanha do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, celebrado no dia 10 de setembro. O Câmpus Uruaçu participa das ações desde 2017 e este ano, segundo Oliveira, as ações empreendidas pelo Câmpus foram estendidas.

"Nós trabalhamos com a exibição de filmes e documentários, acompanhados de rodas de conversa e debates", lembra a psicóloga. A ação foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e recebeu a participação da psicóloga da rede municipal de saúde, Simone Cardoso.

Também foi disponibilizado um mural em que os estudantes puderam afixar mensagens motivacionais, "para aquelas pessoas que estejam precisando ouvir uma mensagem de apoio e positividade", conta Oliveira.

Fatores de riscoTenda de atendimento no Parque das Araras

Cinthya Oliveira explica que, para prevenir o suicídio, é importante estar atento aos fatores de risco e vulnerabilidade. Um fator comum são as mudanças de comportamento.

"Pessoas que estão muito tímidas, que se tornam muito isoladas e reservadas são algumas características que podemos identificar que algo não está bem na vida daquele indivíduo", orienta a psicóloga.

Ela também alerta que os transtornos psiquiátricos são fatores de vulnerabilidade que antecedem muitos casos de suicídio.

"Os estudos mostram que a grande maioria dos atos de suicídio estão relacionados a pessoas que têm transtornos psiquiátricos, são 92% dos casos", aponta Oliveira.

Atendimento ao aluno

Apoio Pedagógico ao Discente

Contato: (62) 3357.8190
capd.uruacu@ifg.edu.br

O IFG Câmpus Uruaçu conta com uma equipe multidisciplinar de apoio ao aluno. Ela conta com psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e intérprete de Libras, que atuam no recebimento e encaminhamento dos estudantes. O atendimento é realizado por parceiros na rede pública de saúde do município.

Para solicitar atendimento, o estudante pode se dirigir à Coordenação de Apoio Pedagógico ao Discente. A Coordenação é localizada na sala 301 do bloco 400.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Uruaçu.