Minicurso

Alunos de engenharia civil participam de curso sobre o programa de cálculos estruturais TQS

Publicado: Sexta, 22 de Setembro de 2017, 16h31 | Última atualização em Terça, 04 de Janeiro de 2022, 13h50

Licenças do programa TQS foram cedidas ao Câmpus Uruaçu para fins educacionais

Está sendo realizado hoje, 22, o minicurso Projeto estrutural com auxílio do programa computacional TQS, no laboratório de informática do Câmpus Uruaçu. Estão participando 24 alunos da graduação em Engenharia Civil do câmpus. A docente Júlia Borges e o professor Roger Otávio são os responsáveis pelo treinamento, que teve início às 8h e se estenderá até as 18h de hoje, somando 9h de carga horária do curso.

Segundo a professora Júlia Borges, "o curso de TQS é uma oportunidade para os alunos aprenderem como trabalhar com uma das principais ferramentas utilizadas no mercado de trabalho".

O TQS é um programa especializado no cálculo de estruturas em concreto armado, concreto protendido, alvenaria estrutural e estruturas pré-moldadas. A licença do software foi cedida para um número limitado de computadores do Câmpus Uruaçu, para fins educacionais.

"Esse é um software que nós não conseguimos contemplar dentro da grade curricular do curso, devido ao grande volume de conteúdo das disciplinas", explica a professora. "É uma formação a mais, para preparar o aluno a utilizar um dos programas mais consolidados de cálculo estrutural no mercado brasileiro, muito utilizado pelas grandes empresas", conclui Júlia.

Para a aluna do 8º período de Engenharia Civil, Ana Débora, aprender o TQS trouxe novas experiências na aprendizagem de projetos estruturais. "Com o programa dá para visualizar tudo em 3d, de forma bem mais fácil que em outros programas", aponta a estudante. Segundo ela, "até então a gente ainda não tinha como visualizar as projeções muito bem, estava tudo apenas nos cálculos, que o TQS também auxilia muito a fazer".

Novas edições do curso serão agendadas em breve. Para participar do curso de TQS, os alunos devem ter concluído a disciplina Concreto Armado I.

Visite a página do software TQS.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Uruaçu.