VI SECITEC

Mostra de Ciências divulga pesquisas do IFG na VI Secitec

Publicado: Sexta, 27 de Outubro de 2017, 18h33 | Última atualização em Terça, 04 de Janeiro de 2022, 13h50

Alunos do IFG e da comunidade externa mostram as pesquisas sendo desenvolvidas na região

Os participantes que ainda não conferiram os trabalhos expostos na Mostra de Ciências da VI Secitec têm até hoje para apreciar os trabalhos. Foram cerca de 25 trabalhos expostos em três modalidades - comunicação oral, banner e apresentação de trabalho. A Mostra reuniu diversas pesquisas e projetos de ensino em desenvolvimento no IFG - Câmpus Uruaçu e contou com trabalhos de alunos da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e da Faculdade Serra da Mesa (Fasem).

Os professores responsáveis pela Mostra de Ciências, Alécia Maria Gonçalves e Onofre Vargas Junior, concordam que a atividade é importante para o desenvolvimento acadêmico dos alunos. Para Alécia, essas atividades "integram melhor ao aluno, ele começa a sentir que faz parte da instituição". De acordo com Onofre, também é relevante a divulgação da pesquisa realizada pelo IFG, visto que a Secitec é "evento aberto à comunidade, a outras instituições de ensino e parte de um evento nacional".

Sabores do Cerrado

Os alunos integrantes do projeto Sabores do Cerrado, coordenado pela professora Alécia Maria, estão distribuindo um encarte de receitas artesanais que utiliza os frutos da região. Segundo a aluna do curso de Licenciatura em Química e integrantes do projeto, Maria Aparecida Rodrigues, a intenção é promover "o resgate das potencialidades do cerrado". A ação de conscientização do valor do cerrado toma um novo sentido, em face ao incêndio que consumiu grande parte da Chapada dos Veadeiros durante a semana.

O grupo também elaborou uma mesa de degustação com várias receitas presentes no encarte, algumas de produção do próprio projeto. Algumas das receitas para degustação são os brigadeiros de mangaba e de jatobá, torta salgada de caju, mousses e geleias de cagaita, baru e sucos de diversas frutas do cerrado.

De acordo com Maria Aparecida, "muitos perguntam o que são e como a gente está fazendo as receitas. Muita gente não conhece os ingredientes, se não falamos o que é, quem está degustando não consegue identificar".

VI Secitec

A SECITEC do Câmpus Uruaçu está em sua sexta edição e faz parte das atividades promovidas pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC). O evento continua hoje e vai até amanhã, 28. Confira a programação diversificada de palestras, oficinas, cursos, apresentações de trabalhos acadêmicos e atividades culturais.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Uruaçu.