Na prática

Alunos visitam propriedades rurais em estudo de técnicas para aplicação em plantio de hortaliças

Publicado: Sexta, 12 de Abril de 2019, 19h57 | Última atualização em Quarta, 17 de Abril de 2019, 18h34

Atividade faz parte de curso de extensão do Câmpus

Plantação utiliza sistema de gotejamento na irrigação

Nessa quinta-feira,11, estudantes do curso de extensão “Construção de Hortas Suspensas” do IFG Câmpus Valparaíso visitaram duas propriedades rurais em Cidade Ocidental para conhecer na prática técnicas utilizadas pelos agricultores no cultivo de hortaliças orgânicas. Os alunos observaram a irrigação, controle de praga, equipamentos, como realizar o aceleramento da compostagem e outros métodos de plantio.

Sobre o objetivo da aula, o professor de Biologia Lucivânio Oliveira destaca: “Fazer com que os alunos conheçam a produção de hortaliças na região, mais exatamente hortaliças orgânicas”. Após a visita, o desafio dos estudantes agora é implantar as técnicas observadas na melhoria do plantio das hortaliças suspensas cultivadas por eles e ,também, posteriormente, aplicar os métodos na horta existente no Câmpus.

Os alunos ainda puderam ver na prática em uma das propriedades como funciona a técnica israelense de gotejamento, que potencializa uso da água no processo de irrigação e o sistema consorciado, sobre este último, Lucivânio conta o que é e como atua no controle de praga: “É plantar mais de uma hortaliça no mesmo canteiro, principalmente, o coentro que tem a função repelente”.

O curso de “Construção de Hortas Suspensas” é uma ação de extensão do Câmpus Valparaíso, para saber mais, acesse o menu “Extensão” e conheça mais sobre nossas atividades.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Valparaíso