reflexão e história

"A participação do movimento social em uma democracia é fundamental", ressalta professora em cine-debate

Publicado: Sexta, 29 de Novembro de 2019, 17h40 | Última atualização em Segunda, 02 de Dezembro de 2019, 14h00

Ação contou com depoimento de ex-alunas do Câmpus Valparaíso sobre a situação vivenciada nas ocupações as escolas em 2016

Na quarta-feira,27, ocorreu o cine-debate no IFG Câmpus Valparaíso com a exibição do documentário "Espero tua (re)volta", direção de Eliza Capai. O longa-metragem traz as lutas estudantis de 2013 a 2018. O auditório do Câmpus lotou. Quem esteve presente ainda contou com distribuição de pipoca e entrou no clima de cinema.

Logo após o documentário, as estudantes egressas do IFG Câmpus Valparaíso Ana Vitória Martins e Lara Rebecca,  que participaram do movimento de ocupação em 2016, participam com o depoimento das situações vividas durante este período. Lara contou que durante a ocupação, os alunos organizaram aulas e oficinas dentro da instituição e destacou sobre a importância das consequências dos atos e como  podem gerar um encadeamento de ações. Ao final, lembrou: "A luta não é só gritar, é todo dia, é você cuidar do ambiente [escolar], se dar bem com o colega".

Representando a direção na atividade, a professora Ana Elizabete Machado ressaltou: "A participação do movimento social em uma democracia é fundamental". Participaram ainda do diálogo sobre este contexto histórico os professores: Marcella Suarez, Paulo Carvalho e a pedagoga Tatiane Soares. A organização do cine-debate foi conduzida pelo professor Silvio de Castilho.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Valparaíso