Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
ENQUETE

Consulta à comunidade: Se o Câmpus Valparaíso fosse oferecer um novo curso técnico integrado, qual deveria ser?

Publicado: Segunda, 17 de Julho de 2017, 15h55 | Última atualização em Sexta, 21 de Julho de 2017, 20h27

O Câmpus Valparaíso quer saber, qual curso técnico integrado você gostaria de ver sendo disponibilizado futuramente pela instituição? Vote! Participe!

Comunidade de Valparaíso de Goiás, Ocidental, Novo Gama e demais municípios da região! O Câmpus Valparaíso do Instituto Federal de Goiás (IFG) resolveu abrir uma enquete e perguntar a você, qual o próximo curso técnico integrado o Câmpus poderia fornecer para a comunidade futuramente? Design de Interiores, Instrumento Musical ou Produção de Áudio e Vídeo? Outro curso técnico integrado? Um Grupo de Trabalho (GT) foi criado na instituição para fazer um levantamento sobre estes cursos e realizar um aprofundamento do debate. O objetivo desta enquete é ajudar este Grupo de Trabalho a realizar uma consulta à comunidade externa, para que a população da região possa participar desta discussão. Venha ajudar escolher, qual seria uma possibilidade adicional de curso técnico integrado a ser ofertado pelo Câmpus Valparaíso? Venha votar! Participe! O IFG é uma instituição pública, federal!

 

ACESSE À ENQUETE AQUI! E VOTE!
Esta consulta irá ficar disponível até o dia 07 de agosto de 2017.
Acesse aqui o link para votar na enquete. Veja mais sobre opções e sobre os cursos técnicos integrados, acessando aqui o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.

 

Saiba mais sobre o curso técnico integrado

Com o curso técnico integrado, o aluno faz o ensino médio e ao mesmo tempo o profissionalizante. 

 

GT

Em encontro realizado no dia 05 de julho no Câmpus Valparaíso, com a comunidade acadêmica, foram apresentadas diferentes propostas de cursos técnicos, porém, o debate se concentrou em três: técnico em Design de Interiores, técnico em Instrumento Musical e técnico em Produção de Áudio e Vídeo. Para aprofundar esta decisão e facilitar a escolha de um possível novo curso para o Câmpus, foi criado um Grupo de Trabalho (GT), que terá como missão esclarecer e apresentar um relatório dos cursos sugeridos.

Por enquanto, ainda não há definição sobre qual seria o novo curso e nem para quando ele começará a ser ofertado. O objetivo é criar o debate e para que esta possibilidade de disponibilização de mais um curso possa ser inserida no Plano de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal de Goiás (PDI/IFG) 2017/2021 (que será deliberado em congresso a ser realizado nos dias 04 a 07 de dezembro).

O Grupo de Trabalho (GT) é composto pelos seguintes servidores:
André Souza, Giovani Comerlatto, Jeremias Rodrigues, Juan Stacul, Lucimar Nascimento, Marcos Calil, Osvaldo Assis, Wanessa Ferreira.

 

 

 

  ACESSE A  ENQUETE

Saiba mais sobre o debate
O Grupo de Trabalho irá apresentar o estudo sobre os cursos para comunidade acadêmica, em uma reunião prevista para o fim de agosto. A consulta  à população vai ajudar no aprofundamento desta análise que está sendo realizada e, também, a possibilitar a participação da sociedade neste processo de consulta. Um dos membros do GT, Jeremias Rodrigues, explica que o objetivo é inserir esta opção a mais de curso ainda no PDI/IFG- 2017/2021 e esclarece: “O fato de estar no PDI, não quer dizer que será operacionalizado”, porém, para que o Câmpus possa ofertar mais um curso, o primeiro passo seria a inserção deste curso no Plano de Desenvolvimento Institucional: ” Porque o PDI tem esta função de nortear a política do Câmpus”. Sobre a consulta à comunidade, Jeremias destaca: “Entendemos que a participação da comunidade deve se dar de foma ampla”.

 

Veja mais sobre os cursos antes de votar (vendo a tabela abaixo), e clique no LINK DA ENQUETE.
Segue a lista com o perfil dos três cursos que estão em discussão, todos do Eixo de Produção Cultural e Design:

 

 

 

TÉCNICO EM DESIGN DE INTERIORES – INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO – EM TEMPO INTEGRAL

DURAÇÃO

03 ANOS

EIXO TECNOLÓGICO

PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN

PERFIL DO EGRESSO

O técnico em Design de Interiores participa na elaboração e execução de projetos de interiores de espaços residenciais, institucionais, comerciais, vitrines e exposições. Desenvolve esboços, perspectivas e desenhos de acordo com as normas técnicas. Planeja e organiza o espaço, identificando elementos básicos para a concepção do projeto. Representa os elementos de projeto no espaço bidimensional e tridimensional, aplicando os métodos de representação gráfica.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

No campo de atuação deste profissional, destaca-se seu potencial para desenvolver atividades na área de design de móveis e interiores, em geral, bem como especificamente oferecer suporte em: lojas de móveis planejados, marcenarias, empresas e escritórios de Design, lojas de móveis e decoração, shopping e outros estabelecimentos comercias, construtoras e imobiliárias.

 

TÉCNICO EM INSTRUMENTAÇÃO MUSICAL – INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO – EM TEMPO INTEGRAL

DURAÇÃO

03 ANOS

EIXO TECNOLÓGICO

PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN

PERFIL DO EGRESSO

Desenvolve atividades de performance instrumental, em grupo ou como solista, em concertos, recitais, shows, eventos, programas de rádio e televisão e gravações. Aperfeiçoa as qualidades técnicas de execução e interpretação. Desenvolve leitura à primeira vista. Realiza estudos de improvisação musical como prática de investigação e composição. Desenvolve fundamentos de percepção musical considerando elementos rítmicos, melódicos e harmônicos da música.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Bandas. Orquestras. Conjuntos de música popular. Grupos de câmara. Bandas Militares. Estúdios de gravação. Rádio, televisão e espaços alternativos de interação social, lazer e cultura.

 

TÉCNICO EM PRODUÇÃO DE ÁUDIO E VÍDEO – INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO – EM TEMPO INTEGRAL

DURAÇÃO

03 ANOS

EIXO TECNOLÓGICO

PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN

PERFIL DO EGRESSO

Profissional capacitado tecnicamente na operação de câmera, edição de som e de vídeo digital, atuando na produção de conteúdos audiovisuais para os meios televisivos, para as novas mídias e games.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Atua no mercado audiovisual e cinematográfico em estúdios de gravação e finalização, elaboração e desenvolvimento de games, produtoras culturais e outras, produção de conteúdos audiovisuais para web e mídias móveis, empresas de radiodifusão e telecomunicações, e ainda, agências de publicidade. Insere-se também a atuação na produção de projetos artísticos e culturais (que utilizem intervenções audiovisuais, com teatro, dança, ópera, exposições e outros, atua também em produção audiovisuais (cinema, animação, vídeo, televisão, rádio, arte eletrônica e games).

 


Coordenação de Comunicação Social/ Câmpus Valparaíso

 

Fim do conteúdo da página