OPORTUNIDADE

Servidores podem concorrer a bolsas de estudos de mestrado e doutorado pela Fapeg

Publicado: Quinta, 01 de Fevereiro de 2018, 11h41 | Última atualização em Quinta, 01 de Fevereiro de 2018, 11h42

Podem participar estudantes regularmente matriculados em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu de Goiás

Professores e servidores técnico-administrativos do Instituto Federal de Goiás (IFG) podem enviar proposta para recebimento de bolsa pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), por meio da Chamada Pública nº 03/2018. O prazo inicia-se em 5 de fevereiro e vai até 19 de março. O edital é destinado a bolsas de Formação de Mestrado e Doutorado e busca fomentar, por meio dessas bolsas, a formação de recursos humanos qualificados e fortalecer os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGSS) do Estado de Goiás, recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O formulário para o envio de propostas será disponibilizado no sistema Fapegestor (www.fapeg.go.gov.br/fapegestor). O candidato deverá salvar a proposta, após o término do preenchimento do formulário, e sempre que alterar algum dado na proposta submetê-la novamente. Feita a submissão definitiva, o mesmo deverá imprimir sua proposta e entregá-la no seu respectivo PPGSS até a data limite de 26 de março.

Podem participar alunos regularmente matriculados em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu sediados no Estado, nos cursos de mestrado e doutorado. O estudante não pode ter sido beneficiado por outra bolsa de mesmo nível anteriormente e deverá dedicar-se integralmente às atividades do plano de trabalho quando não estiver em exercício de vínculo empregatício ou, caso exerça atividades profissionais, estas devem ser compatíveis com seu plano de trabalho e contribuir para sua formação científica.

Cada Programa poderá receber até quatro bolsas de mestrado, quando oferecer apenas mestrado; até duas bolsas de mestrado e até duas de doutorado quando oferecer ambos os cursos; e até duas bolsas de doutorado, quando oferecer apenas doutorado. A bolsa de mestrado será concedida pelo prazo de doze meses, no valor de R$ 1.350,00, podendo ser renovada pelo prazo máximo de até doze meses. Já a bolsa de doutorado será concedida pelo prazo de doze meses, no valor de R$ 2 mil, podendo ser renovada pelo prazo máximo de até 36 meses. os recursos são provenientes do Tesouro Estadual.

Propostas

O Programa é o responsável pela avaliação das propostas – enquadramento e mérito – e pelo encaminhamento daquelas recomendadas à Fapeg. A previsão é de que o resultado preliminar seja divulgado no dia 23 de abril e de que o resultado final seja divulgado no dia 18 de maio. Se, porventura, o PPGSS receber um número de propostas superior ao previsto, deverá enviar à Fapeg uma relação dos proponentes em ordem classificatória, que constituirá o cadastro de reserva de cada Programa.

A implementação da bolsa será feita por meio da assinatura do Termo de Concessão e Aceitação de Bolsa e do Plano de trabalho, que serão firmados entre a Fapeg, o proponente (bolsista), o orientador e o coordenador do PPGSS. As formas de liberação dos recursos, os direitos e as obrigações de cada um dos partícipes serão estabelecidos por meio deste documento, que também atesta ao bolsista sua comprovação da bolsa.

Acesse a Chamada Pública nº 03/2018.

Em caso de dúvidas, o proponente poderá entrar em contato com a Fapeg pelo e-mail comunicacao@fapeg.go.gov.br.

Diretoria de Comunicação Social/ Com informações da Assessoria de Comunicação Social da Fapeg