Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
PESQUISA

Naspo participa da segunda reunião de acompanhamento de núcleos de agroecologia

Publicado: Terça, 10 de Abril de 2018, 21h15 | Última atualização em Terça, 10 de Abril de 2018, 21h38

O Núcleo de Agroecologia do Câmpus Valparaíso apresentou os trabalhos desenvolvidos em comunidades rurais em encontro realizado na sede do CNPq

Foto:  professora Danielle, representado o Naspo na reunião, (está de blusa amarela) quarta da esquerda para a direita

O Núcleo de Agroecologia e Sistemas Produtivos Orgânicos (Naspo) do IFG Câmpus Valparaíso participou do encontro que aconteceu na sede do CNPq em Brasília, dia 3 a 5 de abril: a segunda reunião de acompanhamento de núcleos de agroecologia. A atividade foi realizada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O objetivo  era avaliação das ações realizadas por núcleos de agroecologia existente por todo o país, que foram implantados no âmbito da Chamada MCTI/MAPA/CNPQ n°02/2016.

 

O Naspo apresentou os trabalhos desenvolvidos em duas comunidades rurais, Indaiá e Sarandi, localizadas em Luziânia (GO). Alguns dos destaques foram o desenvolvimento de artes de identidade visual de produtos agroecológicos produzidos nas comunidades, como forma de fortalecer as vendas e agregar valor aos produtos; monitoramento de nascente em recuperação por meio de drone; e apoio do Naspo na II Secitec do Câmpus Valparaíso.

 

Para 2018, o Núcleo tem como uma das metas a participação na consolidação de duas redes: Rede de Pesquisas entre Américas e União Europeia e a Rede de Núcleos de Estudo em Agroecologia- NEAs- do IFG,  esta última é formada pelo Núcleo de Agroecologia e Sistemas Produtivos Orgânicos (Naspo) do Câmpus Valparaíso, pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa em Agroecologia e Agroecossistema (NEPAA) do Câmpus Cidade de Goiás e pelo Núcleo de Pesquisas e Estudos na Formação Docente e Educação Ambiental -NUPEDEA do Câmpus Anápolis.

 

Sobre a importância do Naspo e outros Núcleos, uma das pesquisadoras do Núcleo de Agroecologia e Sistemas Produtivos Orgânicos do Câmpus Valparaíso, Danielle Pereira, conta: “O último relatório da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) afirma que uma das estratégias de erradicação da pobreza, é o fortalecimento de iniciativas agroecológicas” e destaca: “Os Neas constituem um espaço de fomento as políticas de agroecologia”.

 

Saiba mais sobre Núcleo de Agroecologia e Sistemas Produtivos Orgânicos (Naspo) do IFG Câmpus Valparaíso. Clique aqui.

 

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Valparaíso

 

Fim do conteúdo da página