JIF - GOIÁS 2018

Bola na rede, bola no pé, dribles e gol. Treinamentos estão acirrados para a primeira etapa dos Jogos do IFG

Publicado: Sexta, 20 de Abril de 2018, 12h32 | Última atualização em Sexta, 20 de Abril de 2018, 12h35

Segunda fase de disputas será realizada em Goiânia, entre os dias 26 e 28 de junho

Treinamento da equipe de handebol do Câmpus Itumbiara

Equipes em treinamento. A menos de um mês para os jogos, é hora de fazer de tudo para que o condicionamento e o desempenho sejam os melhores possíveis na primeira etapa dos Jogos do Instituto Federal de Goiás 2018 (JIF - Goiás), que ocorrerá no Câmpus Jataí no próximo mês. De 15 a 17 de maio, os competidores estarão reunidos na cidade de Jataí para disputar as modalidades coletivas de futsal e handebol e as individuais de tênis de mesa e xadrez.

Acreditando em uma vitória no futsal masculino, o estudante do IFG - Câmpus Goiânia, Matheus Fernandes, conta que participou na edição anterior e tem boas lembranças. “Ano passado foi uma oportunidade bacana, nos divertimos muito e vimos que temos muita possibilidade de vencer neste ano. A gente já vai com pensamento positivo de que vamos ganhar. Nós temos treinado desde o último JIF. Agora, com o ginásio reformado, temos condições de treinar mais vezes. Além disso, contamos com um treinador - o professor Jefferson Jorcelino Máximo - muito bom, que tem muita habilidade e nos passa muita tática”, diz o aluno.

Nessa primeira etapa, 11 câmpus participarão das disputas - Águas Lindas, Anápolis, Cidade de Goiás, Formosa, Goiânia, Goiânia Oeste, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Senador Canedo e Valparaíso. As delegações envolvem cerca de 250 estudantes, que entrarão nas disputas.

A programação dessa primeira etapa do JIF - Goiás contempla ainda oficinas de práticas corporais, em dança e lutas, como capoeira, karatê e taekwondo. Além disso, a comissão organizadora está preparando apresentações culturais e atividades de integração entre os estudantes e participantes dos Jogos. As inscrições dos alunos para a primeira etapa já foram realizadas pelos coordenadores das delegações que competirão.

“A inserção de outras práticas corporais como dança, lutas (capoeira, karatê e taekwondo) sob o formato de oficinas e apresentações é uma coisa nova esse ano. Essa é uma ação que visa valorizar outras linguagens corporais, resgatar e divulgar as atividades de ensino realizada pelos professores em seus Câmpus”, afirma o diretor de Ações Sociais, da Pró-reitoria de Extensão, Willian Batista dos Santos.

Os jogos serão realizados em parceria com as secretarias de Esporte, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Jataí, com a cessão de espaços para as competições e também de interação para os estudantes. As partidas de handebol serão realizadas no Ginásio JK. Já as partidas de futsal, tênis de mesa e xadrez ocorrerão na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), também parceira do IFG no JIF. Em forma de parceria também, o clube de águas termais - Thermas Jatahy - será concedido para os estudantes passarem o dia, em horários que não haja competição.

O JIF - Goiás é organizado pela Pró-reitoria de Extensão (Proex), em parceria com a comissão e as subcomissões nos câmpus, que contemplam as Comissões Técnica - dividida por modalidades -, Disciplinar, de Infraestrutura e Logística, de Comunicação e Cerimonial, de Saúde, a Secretaria e mais as Comissões Local e Cultural.

Segunda etapa

Mesmo com um tempinho a mais para os treinos dos competidores da segunda etapa do JIF - Goiás 2018, que será realizada entre os dias 26 e 28 de junho, em Goiânia, os competidores não estão perdendo tempo e já treinam pesado. Os estudantes da delegação do Câmpus Itumbiara estarão pela primeira vez participando dos jogos. Treinando todas as quartas-feiras, sábado e durante as aulas de Educação Física, a equipe de voleibol está muito empenhada e já compete nos Jogos Estudantis do Estado de Goiás, que ocorrem na cidade, o que tem servido de preparação para os jogos internos do IFG.

Animado, o estudante do 2º ano do curso de Eletrotécnica do câmpus, Felipe Gustavo Alves, diz que se sente melhor no seu desempenho. “Com os treinamentos que a gente vem tendo eu percebo que eu estou melhorando bastante”, fato confirmado pelo professor de Educação Física Benedito Emanuel Guimarães, ao afirmar que “houve uma melhora dos fundamentos técnicos da modalidade”, diz o professor.

Além do voleibol, que ocorrerá na segunda etapa do JIF, alunos do Câmpus Itumbiara também participarão nas competições de handebol da primeira etapa, com acompanhamento do professor de Educação Física da unidade, Rudson Jesus Pereira.

A segunda etapa do JIF - Goiás 2018 contemplará ainda as modalidades coletivas de basquetebol, vôlei de areia, futebol e a individual de atletismo. As práticas corporais de ginástica acrobática, lazer e recreação e treinamento funcional também estão na programação.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria. Com colaboração das coordenações de Comunicação Social dos câmpus Goiânia e Itumbiara.