evento

Viva a matemática! “Dia da Matemática do Câmpus Valparaíso” conta com a participação de profissionais de diversas instituições do país

Publicado: Terça, 08 de Maio de 2018, 19h46 | Última atualização em Sexta, 11 de Maio de 2018, 20h03

Iniciativa teve oficinas, mostra, palestras e muito mais!

Mostra Malba Tahan estava entre as opções da programação

Celebrando o Dia Nacional da Matemática (6 de maio), nessa segunda-feira,07 de maio, foi realizado o “Dia da Matemática do Instituto Federal Goiás (IFG) Câmpus Valparaíso”. O evento reuniu profissionais do IFG, Instituto Federal de Brasília (IFB), UFG (Universidade Federal de Goiás),UnB (Universidade de Brasília) e USP (Universidade de São Paulo). A atividade contou com diferentes temas abordados nas palestras e oficinas realizadas, entre eles: “As Possibilidades para um Futuro Matemático”, “A Magia dos Números” e diversos outros títulos. Cerca de 200 pessoas compareceram ao evento.

A ação foi organizada pela Coordenação do Curso de Licenciatura em Matemática do Câmpus Valparaíso. Sobre a iniciativa, a coordenadora do curso e professora de matemática explica: “Para mostrar a importância do curso de Matemática” e ressalta: “Mostrar para eles (os estudantes), as possibilidades que eles têm com o curso”.

“As Possibilidades para um Futuro Matemático”

Professor Mauro Rabelo realiza dinâmica em grupo para resolver um desafio de matemática

Entre os destaques da noite desta segunda-feira,07, está a palestra do professor da Universidade de Brasília Mauro Luiz Rabelo (mestre e doutor em matemática pela UnB), com o tema: “As Possibilidades para um Futuro Matemático”. O professor dividiu a exposição em três pontos: 1- os desafios da matemática; 2- os desafios da formação impostas pelas mudanças; 3- inserção profissional.

Entre os assuntos abordados, o matemático falou sobre os desafios dos professores na escola atual, em que a tecnologia faz parte da vida dos estudantes: “Neste contexto, eu pergunto, qual o futuro da escola? Qual a escola do futuro?”. Ao final da palestra, contou sobre a carreira do profissional que cursa matemática, esclarecendo a diferença entre os que optam pela licenciatura e pelo bacharelado. O professor conta que hoje existe um alto índice de empregabilidade destes profissionais e que há carência de professores formados na área. Mauro explica que além de atuar como docente, aqueles que optarem pela matemática poderão ter atuação em diferentes setores: “O matemático pode contribuir em áreas como economia, medicina, seguros, engenharia, informática...”.

Veja aqui toda a programação que foi disponibilizada. Além dos estudantes do IFG, a iniciativa contou com a participação do público externo. Para os inscritos na atividade, haverá emissão de certificado que será enviado pelo e-mail cadastrado (até o final do mês de maio).

Para ver mais fotos deste evento, acesse nosso facebook: https://www.facebook.com/ifgvalparaiso/

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Valparaíso