Ação

Projeto leva informação em forma de diálogo sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis

Publicado: Quinta, 10 de Maio de 2018, 19h41 | Última atualização em Quinta, 10 de Maio de 2018, 21h20

Bate-papo informativo foi realizado por  equipe do IFG  Câmpus Águas Lindas

Palestra sobre IST realizada no auditório do Câmpus Valparaíso

Nessa quarta-feira,09 de maio, no auditório do Câmpus Valparaíso do Instituto Federal de Goiás (IFG), estudantes participaram da “Oficina Regional de Prevenção Combinada com Jovens”. A atividade foi realizada por uma equipe do IFG Câmpus Águas Lindas. A oficina é uma parceria do Câmpus Águas Lindas, com o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e Ministério da Saúde. A palestra apresentada pelos profissionais trouxe informação em forma de diálogo.

Foram tratados temas como o quê e quais são as principais Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e formas de prevenção. A ação dessa quarta-feira,09, faz parte de um projeto de PIBIC-EM (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio) desenvolvido no IFG Câmpus Àguas Lindas: “Educação em Saúde como Ferramenta Estratégica para o Desenvolvimento de Ações de Prevenção em IST”, que surgiu em 2016.

Entre os objetivos da oficina realizada, como explica a professora  Mariana Nóbrega, está o de informar sobre o quê são e quais são as IST, conscientizar os jovens sobre a importância da prevenção e comunicar sobre a existência dos exames que saem resultados prontamente, que podem ser feitos gratuitamente em postos de saúde, sobre este último assunto, Mariana esclarece: “Conscientizar da importância de buscar o diagnóstico por meio dos testes rápidos”.

Sobre o projeto
Participam do PIBIC-EM  “Educação em Saúde como Ferramenta Estratégica para o Desenvolvimento de Ações de Prevenção em IST” como orientadoras as professoras Mariana Nóbrega e Patrícia Nunes, e os alunos do curso técnico integrado em Análises Clínicas Isabella Moreira (bolsista), Felipe Bittencourt (voluntário) e o estudante egresso Wallace Filho ( realizou curso de capacitação, em fevereiro de 2018, específico sobre a temática por meio da "Oficina de Prevenção Combinada" promovido pelo Ministério da Saúde) como colaborador da iniciativa. Entre as propostas do projeto estão a de realização de rodas de conversa e atividades de atendimento à comunidade por meio de realização de testes rápidos (um exemplo desta última proposta foi o Ação pela Vida- atividade que contou com a parceria da Secretaria da Saúde do Estado de Goiás , atendendo cerca de 200 pessoas, em apenas um dia, no Câmpus Águas Lindas, realizando testes de sangue para glicemia, tipagem sanguínea, hepatite B e C, entre outros).

Para escolas da região do Entorno do DF que tiverem interesse na oficina, é preciso agendar por meio do telefone: (61) 3618-9852 .

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Valparaíso