EAD

Colóquio vai discutir perspectivas da educação a distância no IFG

Publicado: Segunda, 28 de Maio de 2018, 17h52 | Última atualização em Segunda, 28 de Maio de 2018, 17h54

Oferta a distância de 20% da carga horária de cursos presenciais será um dos temas em debate

O Instituto Federal de Goiás (IFG) vai realizar, em junho, seu III Colóquio de educação aberta, continuada e a distância, para refletir sobre a formação, os processos de ensino e aprendizagem e a gestão da educação a distância (EaD). As inscrições para o evento estão abertas e podem ser feitas até 15 de junho, pela página do evento.

Os debates serão realizados nos dias 20 e 21 de junho, no auditório Demartin Bizerra, do Câmpus Goiânia. Eles serão precedidos da conferência de abertura, com o tema “Perspectivas para a educação a distância no Brasil”, a ser proferida pelo professor Luiz Fernandes Dourado, da Universidade Federal de Goiás (UFG), na manhã do dia 20.

À tarde, será realizada a mesa redonda “EaD – possibilidades de democratização com qualidade”, com os debatedores Daniela da Costa Britto Pereira Lima (UFG), Joseany Rodrigues Cruz (IFGoiano), Rose Mary Almas de carvalho (PUC Goiás) e Valter Gomes Campos (UEG). Após a mesa redonda haverá a webconferência “Gestão da EaD na perspectiva da formação”, com o palestrante Daniel Mill, da Universidade Federal de São Carlos.

As atividades do dia 21 serão abertas com a palestra “Rede e-Tec e Universidade Aberta do Brasil: programas e políticas de fomento para a EaD”, a ser proferida pela professora Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra, da Universidade Estadual do Maranhão. Ainda de manhã, será realizada a palestra “Formação para a educação a distância, com a professora Mirza Seabra Toschi, da UEG.

Na tarde do dia 21, será realizada a mesa redonda “Práticas pedagógicas na EaD: o curso de formação em TDIC no IFG em questão”. Vão fazer o debate as professoras da Instituição Helen Betane Ferreira Pereira, Joana Peixoto, Maria Aparecida Rodrigues de Souza e Sandra Korotusch de Melo.

A última atividade do colóquio será a apresentação do documento sobre perspectivas da EaD no IFG, que aborda a implantação da oferta a distância de 20% da carga horária dos cursos presenciais. A apresentação será feita pelo professor Júlio César dos Santos, diretor de EaD no IFG.

Mais informações e inscrições na página do evento.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.