Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

Perguntas Frequentes da Instituição

Criado: Segunda, 13 de Fevereiro de 2017, 08h34 | Última atualização em Segunda, 27 de Março de 2017, 12h16

Perguntas da sociedade

 

- O que é o IFG?

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) é uma instituição de ensino que atua na educação superior, básica e profissional, com maior ênfase na educação profissional.

O IFG foi criado a partir da transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) em uma nova autarquia federal, em 2008, com mais autonomia administrativa e pedagógica.

Ele é uma instituição centenária, que mudou de nome ao longo do tempo em razão das mudanças nas suas atribuições. Já se chamou Escola Técnica Federal de Goiás, Escola Técnica Federal de Goiânia e, na época da sua criação, em 1909, Escola de Aprendizes Artífices.

 

- Onde o IFG funciona?

O IFG é uma instituição de ensino que tem vários câmpus. Atualmente, são 14 câmpus em funcionamento, localizados nas cidades de Águas Lindas, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Cidade de Goiás, Formosa, Goiânia, Goiânia Oeste, Inhumas, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Senador Canedo, Uruaçu e Valparaíso.

A Reitoria, que é a administração central do IFG, está sediada em Goiânia, à Avenida Assis Chateaubriand, 1658, Setor Oeste.

CÂMPUS

 

- Quais os cursos que o IFG oferece?

Todos os cursos disponíveis estão no Guia de Cursos.

 

- Os cursos do IFG são pagos?

O IFG é uma instituição pública de ensino e todos os seus cursos são gratuitos.

 

- O que é um curso técnico integrado?

Curso técnico integrado ao ensino médio é o curso que contempla, ao mesmo tempo, a formação de nível médio e profissional. O estudante obtém o certificado de conclusão do ensino médio e também a certidão de formação profissional, de nível técnico, na área do curso.

Para fazer um curso técnico integrado ao ensino médio o estudante deve ter concluído o ensino fundamental (9º ano).

 

- O que é um curso técnico subsequente?

Curso técnico subsequente ao ensino médio é o curso de formação profissional em nível técnico, ofertado a estudantes que já concluíram o ensino médio. Como o curso destina-se somente à formação profissional, sua duração é de 2 anos.

 

- Qual a diferença entre o técnico integrado e o técnico subsequente?

O curso técnico integrado ao ensino médio possibilita ao estudante concluir o ensino médio e, ao mesmo tempo, obter uma formação profissional de nível técnico.

Já o curso técnico subsequente possibilita ao estudante que já concluiu o ensino médio obter uma formação profissional de nível técnico.

 

Processos Seletivos

 

- Como estudar no IFG?

Para ingressar em qualquer curso regular do IFG, o estudante tem de ser aprovado em processo seletivo organizado pelo Centro de Seleção, instância subordinada à Pró-Reitoria de Ensino.

A cada semestre, é realizado concurso vestibular, em determinados câmpus, para o ingresso de alunos nos cursos superiores de Tecnologia, Bacharelados e Licenciaturas.

Também semestralmente é feita seleção para ingresso dos alunos nos cursos técnicos subsequentes.

Já o processo seletivo para o ingresso de alunos nos cursos técnicos integrados ao ensino médio é feito anualmente.

Os estudantes interessados em estudar no IFG devem ficar atentos às publicações dos editais de vestibulares e processos seletivos, que são divulgados na página Estude no IFG.

Também podem ingressar no IFG (nos cursos superiores), quem já possui um diploma de curso superior (portador de diploma) ou alunos de outras instituições de ensino, por meio de transferência. Todos os editais são publicados na página eletrônica do Estude no IFG.

 

- Qual a diferença entre ingresso de portador de diploma, reingresso, transferência interna e transferência externa?

O IFG abre processo seletivo, com publicação de edital, para o ingresso na instituição de portadores de diploma de curso superior, para reingresso de alunos e para transferências.

Portador de Diploma: destina-se aos portadores de diploma de curso superior que queiram ingressar em outro curso de graduação ofertado pela instituição.

Reingresso: destina-se a alunos que perderam vínculo com a instituição e que atendam às condições estabelecidas no Parágrafo Único do art. 41 do Regulamento Acadêmico dos Cursos de Graduação. O reingresso é restrito ao curso no qual o candidato se matriculou.

Transferência Externa: destina-se a alunos regularmente matriculados em outras instituições de ensino superior, no semestre em curso, para prosseguimento de estudo no mesmo curso ou curso afim no IFG.

Transferência Interna (mudança de curso e/ou câmpus): destina-se aos alunos do IFG regularmente matriculados que não tenham se beneficiado de mudança de curso anterior e que possuam prazo legal para integralização curricular no novo curso pretendido.

 

- O que é o EJA?

EJA é a sigla da modalidade de Educação de Jovens e Adultos, que são cursos técnicos integrados ao ensino médio. Essa modalidade facilita o acesso de jovens, com mais de 18 anos, e adultos a cursos técnicos integrados ao ensino médio.

A seleção de alunos para os cursos técnicos na modalidade EJA não é feita por meio de provas, visto que muitos jovens e adultos ficam longo período de tempo longe da escola. A seleção é feita por meio de palestras e entrevistas.

A oferta dos cursos está disponível no Guia de Cursos.

 

- O que são cursos FIC?

FIC é a sigla de Formação Inicial e Continuada, uma modalidade de ensino não regular (que não é ofertada todo ano), destinada a capacitar trabalhadores em geral.

Os cursos FIC, portanto, são cursos ofertados de acordo com a demanda da cidade ou região, geralmente de curta duração, para capacitar, atualizar, aperfeiçoar e/ou especializar profissionais, independentemente do nível de escolaridade.

Como os cursos FIC não são regulares, para saber quais cursos estão sendo ofertados pelo IFG, consulte o Guia de Cursos ou a página eletrônica da Pró-reitoria de Extensão.

 

- Como se inscrever para o processo seletivo ou o vestibular do IFG?

A inscrição para os processos seletivos e vestibulares do IFG é realizada apenas pela internet. O candidato deve entrar na página Estude no IFG e selecionar o menu referente ao processo desejado (Vestibular, Técnico Integrado, Técnico Subsequente, EJA, Ead, Mestrado, Portador de Diploma e Transferência Externa, Reingresso e Mudança de Curso/ Câmpus).

Cada vestibular e processo seletivo tem um edital próprio. Por isso, é importante que o interessado leia todo o edital para se informar sobre as regras gerais, datas e prazos.

O IFG cobra taxa de inscrição para os vestibulares e processos seletivos. Os alunos que cursaram todo o ensino médio em escolas da rede pública podem solicitar isenção para se inscreverem no vestibular. Os alunos que cursaram todo o ensino fundamental em escolas da rede pública podem solicitar isenção da taxa de inscrição para os processos seletivos dos cursos técnicos integrados e técnicos subsequentes.

 

- O IFG tem política de cotas para seleção de seus alunos?

O IFG reserva 50% das vagas ofertadas dos processos seletivos para alunos oriundos da rede pública de ensino, conforme determina a Lei Federal nº 12.711/2012. Eles concorrem entre si nos vestibulares e processos seletivos. Os demais alunos concorrem na modalidade livre concorrência.

Os candidatos que desejarem concorrer às vagas reservadas devem comprovar que cursaram em escolas públicas todo o Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), para o caso dos cursos técnicos integrados, ou todo o ensino médio, para o caso dos cursos superiores ou técnicos subsequentes.

A Lei nº 12.711/2012 determina ainda que as vagas reservadas devem ser distribuídas segundo diferentes perfis socioeconômicos, a saber:

Metade das vagas reservadas são destinadas à concorrência de estudantes oriundos de escolas públicas com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 (um e meio) salário-mínimo.

A outra metade será destinada à concorrência de estudantes provenientes de escolas públicas, independente de suas rendas.

Em cada grupo dos perfis socioeconômicos descritos, será destinada a proporção de no mínimo 56,68% das vagas reservadas à concorrência dos estudantes oriundos de escolas públicas que se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas. A outra proporção de vagas reservadas é destinada aos candidatos das demais etnias.

 

- As escolas conveniadas também fazem parte da rede pública?

Não. Compõem a rede pública de ensino – federal, estadual ou municipal, as escolas mantidas diretamente pelos governos federal ou estaduais e pelas prefeituras.

As escolas particulares ou conveniadas (escolas do Sistema S - SENAI, SESI, SENAC, SENART, Fundação Bradesco, entre outras) não fazem parte da rede pública. Colégios Militares são considerados públicos.

 

- É possível participar, ao mesmo tempo, de mais de um processo seletivo?

Sim. O candidato pode participar ao mesmo tempo do vestibular e dos processos seletivos para cursos técnicos subsequentes, para portador de diploma e transferências (caso se enquadre nestas categorias), devendo apenas se certificar de que as datas das provas não coincidem (de acordo com o cronograma de cada processo seletivo).

Mas o candidato também deve estar ciente que, em caso de aprovação em mais de um processo seletivo, ele deverá optar pela vaga de apenas um deles, porque a lei proíbe a ocupação de duas vagas em instituições públicas de ensino.

 

Perguntas de alunos do IFG

 

- É preciso usar uniforme e ter carteirinha para entrar nos câmpus do IFG?

Não. O IFG não adota o uso de uniforme. A carteirinha é de uso obrigatório dentro dos espaços internos dos câmpus, como biblioteca e refeitório. Sobre a carteirinha, as informações podem ser obtidas no documento de normas e procedimentos.

 

- Os livros didáticos são fornecidos pela Instituição?

O IFG fornece os livros didáticos para seus alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e técnicos subsequentes ao ensino médio.

 

- Quais auxílios a que o estudante do IFG tem direito?

Dentro do Programa de Assistência ao Estudante do IFG, o aluno pode receber os auxílios: alimentação, transporte e/ou permanência.

O Programa de Assistência ao Estudante é coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

 

- Como obter o auxílio estudantil?

O aluno deve acompanhar a publicação dos editais pelo Portal do IFG, na página da Proex. Lá constam as informações e editais de todos os câmpus.

 

- Qualquer aluno do IFG pode participar das Olimpíadas Estudantis?

Sim. Qualquer aluno do IFG poderá participar das Olimpíadas Estudantis.

 

- Quais os serviços oferecidos pelas bibliotecas do IFG?

O IFG possui o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB/IFG). Cada câmpus do IFG tem a sua biblioteca física. A consulta local e on-line aos acervos é livre e pode ser feita também pela comunidade externa.

Para seus alunos e servidores, as bibliotecas dos câmpus do IFG fazem empréstimos de obras que integram os acervos.

O aluno do IFG deve acessar a página eletrônica do SIB (https://biblioteca.ifg.edu.br) para obter mais informações sobre prazo de devolução das obras e limite de material para empréstimo.

O Sophia possui também a versão Mobile, para atendimento de dispositivos móveis. Ele é compatível com as plataformas Apple Ios, Android e Windows Phone. Com essa funcionalidade será possível realizar pesquisas, avaliação das obras, reservas e renovações de acervo diretamente do aparelho móvel, sem a necessidade de instalação de aplicativos.

 

- Quando é feita a renovação da matrícula?

O aluno do IFG deve ficar atento ao calendário acadêmico de seu câmpus, divulgado anualmente, no qual constam as principais atividades acadêmicas e administrativas, inclusive com fixação do período de renovação de matrículas.

Os alunos também devem se atentar para as informações divulgadas pelo Portal do IFG e pelas páginas eletrônicas dos câmpus.

 

- Onde posso obter todas as informações sobre colação de grau?

As principais informações estão disponíveis na página da Pró-reitoria de Ensino ou no Espaço do Aluno (http://www.ifg.edu.br/aluno). As datas referentes à colação são informadas anualmente no Calendário Acadêmico. Os prazos e toda a regulamentação sobre a colação de grau pode ser acessada por meio da Resolução nº 29, de 17 de outubro de 2016.

 

- Aluno pode ter acesso ao e-mail institucional?

Sim. É possível ter e-mail acadêmico com domínio do IFG. Todas as informações de como cadastrar e acessar o e-mail estão disponíveis na página de Serviços de Tecnologia da Informação (TI).

 

 


Fim do conteúdo da página