4ª Semana de Física

Publicado: Terça, 19 de Novembro de 2019, 15h49 | Última atualização em Segunda, 09 de Dezembro de 2019, 08h19

Data: 3 a 6 de dezembro | Local: Câmpus Goiânia do IFG

O Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) realiza entre os dias 3 a 6 de dezembro a quarta edição da Semana de Física. O evento é aberto a estudantes e servidores do IFG, além de alunos de pós-graduação de outras instituições de ensino e comunidade externa. As inscrições para participação enquanto ouvinte estão abertas e podem ser realizadas pela página do evento: https://www.even3.com.br/4asemanafisicaifg/

Organizada por professores e alunos da área de Física do Câmpus Goiânia, a Semana tem o objetivo de propiciar a discussão da pesquisa e do ensino de física com palestras e minicursos que serão ministrados por professores convidados. Dentre eles estão: Peter Alexander Bleinroth Schulz (Unicamp); Maury Duarte Correia (Cenpes/Petrobras); Felippe Alexandre Silva Barbosa (Unicamp); ; Ricardo Avelino Gomes (Instituto de Física da Universidade Federal de Goiás); Jônatas Eduardo da Silva César (Instituto de Física da Universidade Federal de Goiás); Marco Dimas Gubitoso (Universidade de São Paulo); Sérgio Muryllo Ferreira (Universidade Federal de Goiás); Salviano de Araújo Leão (Instituto de Física da Universidade Federal de Goiás); Marcio Solino Pessoa (Instituto de Física da Universidade Federal do Espírito Santo).

O evento contará também com atividades que serão ministradas por professores da área de Física do Câmpus Goiânia, sendo eles o professor Bruno Nascimento Ferreira, Adriano Henrique de Oliveira Aragão, Claudio José da Silva, Luis Cesar Branquinho e o licenciando João Marcos Cardoso.

Atividades

O evento contará com minicursos, palestras, mesa redonda e apresentação de trabalhos. Entre os minicursos estão o Jupyter Notebook- computação interativa com Python, que será ministrado durante todo o vento pelo professor Salviano de Araújo Leão. Do dia 4 a 6 de dezembro, o professor Márcio Solino Pessoa realiza o minicurso Ressonância magnética eletrônica: fundamentos e aplicações. Nos mesmos dias, os participantes também poderão conferir o minicurso Introdução à Geofísica, com o professor Bruno Nascimento Ferreira.

As palestras abordaram temáticas diversas dentro da área da Física como Há muito espaço, tanto lá embaixo, quanto lá em cima: falando sobre Feynman em uma homenagem a Hawking; Geociências aplicadas à Petrofísica; Photonica quântica integrada; O mistério do desaparecimento dos neutrinos; Física na Teoria da Evolução; Uma visão mágica da Ciência; Aulas investigativas em cenários para investigação: limites e possibilidades de Física e Desmistificando a Física Quântica.

A programação completa está na página do evento, local onde também pode ser realizadas as inscrições para os participantes.

4ª Semana de Física
Data: 3 a 6 de dezembro
Local: Câmpus Goiânia do IFG
Inscrições: https://www.even3.com.br/4asemanafisicaifg/

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.