9 a 11/10 - SIMPEEX 2017 - Câmpus Aparecida de Goiânia

Publicado: Quarta, 13 de Setembro de 2017, 17h00 | Última atualização em Segunda, 23 de Outubro de 2017, 11h10

Simpósio de Pesquisa, Ensino e Extensão (Simpeex)

O Simpósio de Pesquisa, Ensino e Extensão do Instituto Federal de Goiás (Simpeex) visa promover e fortalecer, nos planos teórico-prático, metodológico e institucional, a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

É um evento institucional gratuito e aberto a toda comunidade, que agrega seminários, encontros, mostras, minicursos, conferências, bem como atividades integradas que contemplam as dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão. O Simpeex busca também se constituir em um espaço de diálogo entre o IFG e sociedade e, nessa relação, evidenciar a função social da Instituição.

Aparecida de Goiânia recebe pela primeira vez um dos grandes eventos institucionais do IFG

O evento acontecerá nesta unidade do Instituto, no período de 9 a 11 de outubro. A programação conta com conferências, sessões de apresentação de trabalhos de pesquisa, ensino e extensão - de forma oral e por meio de pôsteres -, seminários, oficinas e minicursos.

Segundo o professor Carlos Otto, Gerente de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do IFG Aparecida de Goiânia, esse é um dos mais importantes eventos acadêmicos da Instituição, justamente por reunir os três eixos de trabalho do IFG, que são o ensino, a pesquisa e a extensão. Ele também comenta sobre a escolha do câmpus Aparecida de Goiânia para sediar esta edição do Simpósio: “O câmpus Aparecida está na segunda maior cidade do estado de Goiás, na região metropolitana de Goiânia, e é um câmpus bastante promissor em relação ao seu crescimento. Para nós, esse evento é uma forma de ampliar a visibilidade na nossa escola, tanto para as outras unidades do próprio Instituto, quanto no município. Ao mesmo tempo, o SIMPEEX vai permitir que os nossos alunos, seja do Ensino Médio Técnico, da modalidade EJA, ou dos cursos superiores, o bacharelado e as licenciaturas, possam interagir um pouco mais com esse ambiente acadêmico da pesquisa, das apresentações de trabalho, dos minicursos, e de tantas outras atividades culturais e artísticas que serão realizadas durante o SIMPEEX. Fazer o evento aqui garante que mais dos nossos alunos participem da programação.”

Para ele, que é um dos responsáveis pelo evento estar sendo sediado em Aparecida, a cidade também ganha com esta realização, tendo em vista as parcerias que devem ser firmadas para a execução das ações que integram a programação. Sobre isto, Carlos reforça: “O SIMPEEX permite ao IFG Aparecida a ampliação das articulações e das relações que o câmpus tem com a comunidade local, com os arranjos produtivos locais, com a Prefeitura, as associações de comércio, indústria, enfim,  todos os componentes que de alguma forma, direta ou indiretamente, estão relacionados com o Instituto Federal de Goiás nesta região do estado.”

Em breve, PROGRAMAÇÃO COMPLETA.

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia