Segurança do Trabalho

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Criado: Quinta, 25 de Maio de 2017, 10h30 | Última atualização em Quarta, 16 de Outubro de 2019, 12h20
Segurança do Trabalho SIASS - IF GOIANO/IFG

A equipe é responsável por promover a saúde e preservar a integridade física dos servidores através do levantamento e gerenciamento de riscos ocupacionais, análise dos acidentes de trabalho, treinamentos específicos e suporte às diversas demandas de saúde e segurança no trabalho.

A equipe é composta por:

  • Adriana Raquel Santos Medeiros - Técnica em Segurança do Trabalho
  • Giuliano Moreira de Carvalho - Técnico em Segurança do Trabalho
  • Grace Cury Hoffmann - Engenheira de Segurança do Trabalho
  • Mário Raimundo dos S. Neto - Engenheiro de Segurança do Trabalho (atualmente exerce função de gestor do Siass - IF Goiano/IFG)
  • Palmer Arruda Silva - Engenheiro de Segurança do Trabalho

Contatos: e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Tel: (62) 99197-6595 / 3605-3679

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Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA

Elaborar o programa com objetivo de preservar a saúde e a integridade física dos servidores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, considerando a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. O PPRA está em fase de implantação, nos campus que já foi elaborado deve ficar disponível com a direção ou no setor de recursos humanos para consulta dos servidores.

Como solicitar -  realizado por iniciativa da equipe de segurança do trabalho (está em processo de implantação)


Avaliação de Perigos e Riscos Ocupacionais

Vistoriar os ambientes de trabalho dos servidores para identificação dos perigos e riscos presentes. Os perigos e riscos encontrados estão identificados no PPRA que está disponível para consulta no RH dos Campus.

Como solicitar - realizado pela equipe de segurança do trabalho antes da elaboração do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA.


Indicação de Equipamento de Proteção Individual / Coletivo

Avaliar e indicar os equipamentos necessários a serem utilizados para a proteção dos servidores de acordo com a atividade desenvolvida e os riscos presentes nos ambientes. Os equipamentos já indicados constam em planilha no Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA.

Como solicitar - entrar em contato, via telefone ou e-mail.

Observação: todo equipamento de proteção individual entregue aos servidores, deve ser registrado no Form 15 - Ficha de controle de entrega de EPI.

Acesse o formulário:

Form 15 - Ficha de controle de entrega de EPI (.docx 65,5KB)


Avaliação de risco ocupacional (processos e posto de trabalho)

Avaliar o ambiente, as condições e a organização do posto de trabalho e dos processos desenvolvidos pelos servidores buscando adequações de acordo com a necessidade específica.

Como solicitar - via e-mail / processo.


Treinamentos de Segurança do Trabalho

Realizar treinamentos e orientações específicas de acordo com as atividades desenvolvidas visando a minimização dos riscos e a ocorrência de acidentes.

Como solicitar - Entrar em contato, via telefone ou e-mail, ou quando identificada a necessidade pela equipe de segurança do trabalho.


Adicionais Ocupacionais

Elaborar laudo técnico apontando a quais atividades se aplica a periculosidade, a insalubridade, irradiação ionizante e trabalhos com raios-x ou substâncias radioativas, conforme legislação vigente. 

Como solicitar - abrir processo específico de solicitação de adicional ou quando identificado pela equipe de segurança do trabalho. O processo deverá conter a portaria de localização ou de exercício do servidor interessado e os formulários relacionados abaixo (se aplicável), sem essa documentação o processo será devolvido para complementação.

No caso do IF Goiano, que possui SEI/SUAP em funcionamento, os formulários 08, 09, 10, 11 e 22 estão disponíveis no tipo de documento “declaração” e devem ser preenchidos eletronicamente.

Acesse as informações e formulários:

Informações e orientações sobre adicionais ocupacionais (.pdf 240 KB)

Fluxograma de solicitação de adicionais ocupacionais (.png 171 KB)

Apresentação CGU - ENDP 2018

Form 06 - Declaração de não alteração das condições de trabalho (.docx 63,6 KB)

Form 07 - Requerimento de concessão de adicional ocupacional (.xls 76,5 KB)

Form 08 - Declaração de exposição em atividades de ensino - DOCENTE (.xls 88,0 KB)

Form 09 - Declaração de exposição em projetos - DOCENTE (.xls 82,5 KB)

Form 10 - Declaração de exposição em agentes biológicos - TAE (.xls 81,0 KB)

Form 11 - Declaração de exposição a agentes químicos - TAE (.xls 81,0 KB)

Form 22 - Declaração de exposição a eletricidade DOCENTE E TAE (.xls 81,0 KB)

Form 27 - Comunicado de cessação de adicional ocupacional - Gestante (.doc 65,2 KB)

Orientação Normativa nº 04 - 2017/MPOg (.pdf 96,5 KB)

Norma Regulamentadora Nº 15 - Atividades e Operações Insalubres (.pdf 1,06 MB)

Norma Regulamentadora Nº 16 - Atividades e Operações Perigosas (.pdf 262 KB)

Informações para o setor de recursos humanos / gestão de pessoas:

IFG (.pdf 84,4 KB)

IF GOIANO (.pdf 84,2 KB)

 


Acidente em serviço

É o dano físico ou mental sofrido pelo servidor, que se relacione, mediata ou imediatamente, com as atribuições do cargo exercido.

Enquanto um acidente resulta em dano, o incidente é um “quase acidente” no qual não ocorre lesão, doença ou fatalidade.

O que fazer na ocorrência de um acidente/incidente: tanto o acidente em serviço quanto o incidente devem ser comunicados por meio do preenchimento do Form 03 - Comunicado de ocorrência de acidente anexando o atestado médico e boletim de ocorrência - quando houver, e enviar para o e-mail da equipe segurança do trabalho do Siass - IF Goiano/IFG. (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Após receber o comunicado do acidente, a equipe de segurança do trabalho do Siass - IF Goiano/IFG irá analisar a situação em que ocorreu o acidente e caracterizar ou não como acidente em serviço, em conformidade com a legislação, se necessário solicitará o apoio da CISSP.

Acesse o Form 03 - comunicado de ocorrência de acidente e demais documentos abaixo:

Informações sobre Acidente em Serviço (.pdf 139 KB)

Fluxograma - Acidente em serviço (.png 136 KB)

Form 03 - Comunicado de ocorrência de acidente  (.docx 86,8 KB)


Acompanhamento de Perícias Judiciais

Atuar como assistente técnico do instituto em casos de perícia que envolva questões relacionadas a gestão de risco ocupacionais.

Como solicitar - quando ocorrer alguma demanda jurídica, informar com antecedência, via e-mail.


Avaliação de tempo de trabalho sob condições especiais

Avaliar as condições de trabalho exercidas pelo servidor, no caso de atividades expostas a agentes nocivos prejudiciais à saúde e à integridade física.

Como solicitar - abrir processo específico, anexando os formulários abaixo, sem esta documentação o processo será devolvido para complementação.

Acesse os documentos:

Form 16 - Relação de chefia imediata (.docx 64,5 KB)

Form 17 - Declaração de Profissiografia (.docx 64,7 KB)

Orientação Normativa 15 - 2013/MPOG (.pdf 469 KB)

Orientação Normativa 16 - 2013/MPOG (.pdf 383 KB)


Acompanhamento de documentação de terceiro

Apoiar a equipe de licitação na confecção do termo de referência no que se refere a legislação de saúde e segurança aplicável, indicando por exemplo:

  • Equipamentos de proteção individual - EPIs necessários; e
  • Parecer técnico de adicionais ocupacionais.

Avaliar junto ao gestor de contrato se as empresas terceirizadas que prestam serviço ao Instituto possuem a(s) documentação(ões) de segurança do trabalho, conforme exigência no termo de referência.

Como solicitar - Entrar em contato, via telefone ou e-mail.

Acesse a lista de documentações de segurança no trabalho, que devem constar no termo de referência:

Requisitos de saúde e segurança que devem ser exigidos para contratação - IFG (.pdf 108 KB)

Requisitos de saúde e segurança que devem ser exigidos para contratação - IF Goiano (.pdf 112 KB)


Materiais de apoio e informativo

Esse espaço foi criado para que os servidores (TAE e docentes) possam acessar os materiais informativos criados e/ou selecionados pela equipe de segurança do trabalho para auxiliar na prevenção de acidentes e promoção da saúde nos ambientes de trabalho do Instituto.

Estão disponíveis também formulários padrão necessários para controles de rotina.

Caso tenha sugestão de assunto e/ou material a ser produzido para melhorar o seu ambiente laboral, por favor, entre em contato.

Material de apoio e formulário

Mapa de Risco:

Form - 26 modelo de mapa de risco (.pdf 98,7 KB)

Orientações mapa de risco (.pdf 518 KB)

Combate a incêndio:

Form 23 - Controle de Extintores (.xls 236 KB)

Form 24 - inspeção de extintores (.xls 81,5 KB)

Vistoria de Veículo:

Form 25 - Check List de Veículo (.xls 72,0 KB)

Sinalização de laboratórios

Resíduos 

Campanha - Segurança do Trabalho (Agosto - Setembro/2017):

Apresentação do serviço de segurança no trabalho (.png 234 KB)

Você sabe o que é acidente em serviço? (.png 291 KB)

Motorista você sabe respeitar? (.png 294 KB)

Cuidados nos ambientes administrativos (.png 165 KB)

Segurança com produtos químicos (.png 175 KB)

Produtos químicos - conheça a sinalização (.png 102 KB)

Dicas do Protegildo:

Cuidados preventivos nas atividades com agrotóxicos (.pdf 2,18 MB)

Adotando medidas preventivas no almoxarifado (.pdf 1,92 MB)

Fique atento para os animais peçonhentos (pdf 2,20 MB)

Prevenção na Cozinha (.pdf 4,45 MB)

Proteja-se do frio (.pdf 5,68 MB)

Proteção auditiva (.pdf 418 KB)

Proteção respiratória (.pdf 2,69 MB)

Proteção das mãos (.pdf 1,49 MB)

Saúde vocal (.pdf 1,48 MB)

Alternativas para evitar a fadiga visual (.pdf 1,75 MB)

Tratorista seguro (.pdf 359 KB)

 


PMOC - Plano de Manutenção e Operação e Controle

Todos os edifícios de uso público e coletivo que possuem ambientes de ar interior climatizado artificialmente devem dispor de um Plano de Manutenção, Operação e Controle – PMOC dos respectivos sistemas de climatização, visando à eliminação ou minimização de riscos potenciais à saúde dos ocupantes.

 

Materiais de apoio para elaboração do PMOC:

Orientações para implantação do Plano de Manutenção, Operação e Controle - PMOC (.pdf 188KB) 

Lei 13589 manutenção de instalações e equipamentos de sistemas de climatização de ambientes (.pdf 137 KB)

Resolução 09 2003 Qualidade do ar interior (.pdf KB)

Portaria 3523 1998 (.pdf 759 KB)

Modelo de PMOC ( .doc 132 KB)

Memo Circular 01 PMOC- IFGoiano (.pdf 1.051 KB)