Segurança do Trabalho

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Criado: Quinta, 25 de Maio de 2017, 10h30 | Última atualização em Quarta, 13 de Abril de 2022, 09h26

Segurança do Trabalho SIASS - IF GOIANO / IFG

A equipe é responsável por promover a saúde e preservar a integridade física dos servidores através do levantamento e gerenciamento de riscos ocupacionais, análise dos acidentes de trabalho, treinamentos específicos e suporte às diversas demandas de saúde e segurança no trabalho.

A equipe é composta por:

  • Adriana Raquel Santos Medeiros - Técnica em Segurança do Trabalho
  • Giuliano Moreira de Carvalho - Técnico em Segurança do Trabalho
  • Grace Cury Hoffmann - Engenheira de Segurança do Trabalho
  • Mário Raimundo dos S. Neto - Engenheiro de Segurança do Trabalho (atualmente exerce função de gestor do Siass - IF Goiano/IFG)
  • Palmer Arruda Silva - Engenheiro de Segurança do Trabalho

Contatos:

IF Goiano: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

IFG: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Tel: (62) 99197-6595 / 3605-3679

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Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA

Elaborar o programa com objetivo de preservar a saúde e a integridade física dos servidores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, considerando a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. O PPRA está em fase de implantação, nos campus que já foi elaborado deve ficar disponível com a direção ou no setor de recursos humanos para consulta dos servidores.

Como solicitar -  realizado por iniciativa da equipe de segurança do trabalho (está em processo de implantação)


Avaliação de Perigos e Riscos Ocupacionais

Vistoriar os ambientes de trabalho dos servidores para identificação dos perigos e riscos presentes. Os perigos e riscos encontrados estão identificados no PPRA que está disponível para consulta no RH dos Campus.

Como solicitar - realizado pela equipe de segurança do trabalho antes da elaboração do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA.


Indicação de Equipamento de Proteção Individual / Coletivo

Avaliar e indicar os equipamentos necessários a serem utilizados para a proteção dos servidores de acordo com a atividade desenvolvida e os riscos presentes nos ambientes. Os equipamentos já indicados constam em planilha no Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA.

Como solicitar - entrar em contato, via telefone ou e-mail.

Observação: todo equipamento de proteção individual entregue aos servidores, deve ser registrado no Form 15 - Ficha de controle de entrega de EPI.

Acesse o formulário:

Form 15 - Ficha de controle de entrega de EPI (.docx 65,5KB)


Avaliação de risco ocupacional (processos e posto de trabalho)

Avaliar o ambiente, as condições e a organização do posto de trabalho e dos processos desenvolvidos pelos servidores buscando adequações de acordo com a necessidade específica.

Como solicitar - via e-mail / processo.


Treinamentos de Segurança do Trabalho

Realizar treinamentos e orientações específicas de acordo com as atividades desenvolvidas visando a minimização dos riscos e a ocorrência de acidentes.

Como solicitar - Entrar em contato, via telefone ou e-mail, ou quando identificada a necessidade pela equipe de segurança do trabalho.


Adicionais Ocupacionais

Elaborar laudo técnico apontando a quais atividades se aplica a periculosidade, a insalubridade, irradiação ionizante e trabalhos com raios-x ou substâncias radioativas, conforme legislação vigente. 

Como solicitar - abrir processo eletrônico (via Suap) de solicitação de adicional ocupacional. O processo deverá conter a portaria de localização ou de exercício do servidor interessado e as declarações relacionados abaixo (que são aplicáveis), sem essa documentação o processo será devolvido para complementação. 

As declarações estão disponíveis no Suap, na aba documentos, devem ser preenchidas, assinadas eletronicamente pelo interessado e chefia imediata, logo anexadas ao processo.

Para docente:

  • Declaração de exposição em atividades de Ensino (SIASS)
  • Declaração de exposição em projetos de pesquisa/extensão/produção acadêmica e cultural (SIASS)
  • Declaração de exposição à eletricidade (SIASS) – (caso aplicável)

Para Técnico Administrativo em Educação - TAE (caso aplicável):

  • Declaração de exposição à agentes biológicos (SIASS)
  • Declaração de exposição à agentes químicos (SIASS)
  • Declaração de exposição à agentes físicos (SIASS)
  • Declaração de exposição à eletricidade (SIASS)

Demais documentos disponíveis no Suap que devem ser enviados à equipe de segurança do trabalho do SIASS, por e-mail:

Para gestantes:

  • Comunicado de afastamento de local insalubre/periculoso por gestação/lactação (SIASS)

Para retorno às atividades após afastamento e licença inferior a 180 dias:

  • Declaração de não alteração das condições de trabalho

Observação: para esses casos não é necessário a abertura de processo eletrônico via Suap.

Acesse as informações e documentos:

Informações e orientações sobre adicionais ocupacionais (.pdf 477 KB)

Fluxograma de solicitação de adicionais ocupacionais (.png 90 KB)

Apresentação CGU - ENDP 2018

Instrução Normativa Nº 15 de março de 2022 (.pdf 92 KB)

Norma Regulamentadora Nº 15 - Atividades e Operações Insalubres (.pdf 1,06 MB)

Norma Regulamentadora Nº 16 - Atividades e Operações Perigosas (.pdf 262 KB)

Informações para o setor de recursos humanos / gestão de pessoas:

IFG (.pdf 84,4 KB)

IF GOIANO (.pdf 84,2 KB) 


Acidente em serviço

É o dano físico ou mental sofrido pelo servidor, que se relacione, mediata ou imediatamente, com as atribuições do cargo exercido.

Enquanto um acidente resulta em dano, o incidente é um “quase acidente” no qual não ocorre lesão, doença ou fatalidade.

O que fazer na ocorrência de um acidente/incidente: tanto o acidente em serviço quanto o incidente devem ser comunicados por meio do preenchimento do comunicado de ocorrência de acidente (via Suap) anexando o atestado médico e boletim de ocorrência (quando houver) e enviar para o e-mail da equipe segurança do trabalho do Siass - IF Goiano/IFG.

Após receber o comunicado do acidente, a equipe de segurança do trabalho do Siass - IF Goiano/IFG irá analisar as informações e concluir com a caracterização ou não do acidente em serviço, em conformidade com a legislação. Se necessário solicitará o apoio da CISSP.

Para mais informações acesse os documentos abaixo:

Informações sobre Acidente em Serviço (.pdf 139 KB)

Fluxograma - Acidente em serviço (.png 104 KB)

Acesse o formulário para comunicar o acidente (disponível também no Suap):

Comunicado de ocorrência de acidente (SIASS) (.docx 24 KB)


Acompanhamento de Perícias Judiciais

Atuar como assistente técnico do instituto em casos de perícia que envolva questões relacionadas a gestão de risco ocupacionais.

Como solicitar - quando ocorrer alguma demanda jurídica, informar com antecedência, via e-mail.


Avaliação de tempo de trabalho sob condições especiais

Avaliar as condições de trabalho exercidas pelo(a) servidor(a), no caso de atividades expostas a agentes nocivos prejudiciais à saúde e à integridade física  ao longo do tempo que possam ser enquadradas como aposentadoria especial ou conversão de tempo especial em tempo comum, mediante  comprovação de exercício de atividade com exposição a agentes nocivos definidos pela legislação específica.

Como solicitar

Abrir processo específico, anexando as declarações - Declaração de profissiografia (SIASS) e Declaração de relação de chefia imediata - atividade especial (SIASS) disponíveis no Suap, bem como documentos que comprovem o exercício de atividade insalubre e/ou periculosa e/ou atividades especial. Sem essa documentação o processo será devolvido para complementação.

Para mais informações acesse os documentos abaixo:

Fluxograma de avaliação de tempo de trabalho especial (.png 104 KB)

Orientação Normativa 15 - 2013/MPOG (.pdf 469 KB)

Orientação Normativa 16 - 2013/MPOG (.pdf 383 KB)


Acompanhamento de documentação de terceiro

Apoiar a equipe de licitação na confecção do termo de referência no que se refere a legislação de saúde e segurança aplicável, indicando por exemplo:

  • Equipamentos de proteção individual - EPIs necessários; e
  • Parecer técnico de adicionais ocupacionais.

Avaliar junto ao gestor de contrato se as empresas terceirizadas que prestam serviço ao Instituto possuem a(s) documentação(ões) de segurança do trabalho, conforme exigência no termo de referência.

Como solicitar - Entrar em contato, via telefone ou e-mail.

Acesse a lista de documentações de segurança no trabalho, que devem constar no termo de referência:

Requisitos de saúde e segurança que devem ser exigidos para contratação - IFG (.pdf 108 KB)

Requisitos de saúde e segurança que devem ser exigidos para contratação - IF Goiano (.pdf 112 KB)


Materiais de apoio e informativo

Esse espaço foi criado para que os servidores (TAE e docentes) possam acessar os materiais informativos criados e/ou selecionados pela equipe de segurança do trabalho para auxiliar na prevenção de acidentes e promoção da saúde nos ambientes de trabalho do Instituto.

Estão disponíveis também formulários padrão necessários para controles de rotina.

Caso tenha sugestão de assunto e/ou material a ser produzido para melhorar o seu ambiente laboral, por favor, entre em contato.

Material de apoio e formulário

Mapa de Risco:

Form - 26 modelo de mapa de risco (.pdf 98,7 KB)

Orientações mapa de risco (.pdf 518 KB)

Combate a incêndio:

Form 23 - Controle de Extintores (.xls 236 KB)

Form 24 - inspeção de extintores (.xls 81,5 KB)

Vistoria de Veículo:

Form 25 - Check List de Veículo (.xls 72,0 KB)

Sinalização de laboratórios

Resíduos 

Campanha - Segurança do Trabalho (Agosto - Setembro/2017):

Apresentação do serviço de segurança no trabalho (.png 234 KB)

Você sabe o que é acidente em serviço? (.png 291 KB)

Motorista você sabe respeitar? (.png 294 KB)

Cuidados nos ambientes administrativos (.png 165 KB)

Segurança com produtos químicos (.png 175 KB)

Produtos químicos - conheça a sinalização (.png 102 KB)

Dicas do Protegildo:

Cuidados preventivos nas atividades com agrotóxicos (.pdf 2,18 MB)

Adotando medidas preventivas no almoxarifado (.pdf 1,92 MB)

Fique atento para os animais peçonhentos (pdf 2,20 MB)

Prevenção na Cozinha (.pdf 4,45 MB)

Proteja-se do frio (.pdf 5,68 MB)

Proteção auditiva (.pdf 418 KB)

Proteção respiratória (.pdf 2,69 MB)

Proteção das mãos (.pdf 1,49 MB)

Saúde vocal (.pdf 1,48 MB)

Alternativas para evitar a fadiga visual (.pdf 1,75 MB)

Tratorista seguro (.pdf 359 KB)

 


PMOC - Plano de Manutenção e Operação e Controle

Todos os edifícios de uso público e coletivo que possuem ambientes de ar interior climatizado artificialmente devem dispor de um Plano de Manutenção, Operação e Controle – PMOC dos respectivos sistemas de climatização, visando à eliminação ou minimização de riscos potenciais à saúde dos ocupantes.

Materiais de apoio para elaboração do PMOC:

Orientações para implantação do Plano de Manutenção, Operação e Controle - PMOC (.pdf 188KB) 

Lei 13589 manutenção de instalações e equipamentos de sistemas de climatização de ambientes (.pdf 137 KB)

Resolução 09 2003 Qualidade do ar interior (.pdf KB)

Portaria 3523 1998 (.pdf 759 KB)

Modelo de PMOC ( .doc 132 KB)

Memo Circular 01 PMOC- IFGoiano (.pdf 1.051 KB)


CISSP IF GOIANO

A Comissão Interna da Saúde do Servidor Público (CISSP) foi instituída pela Norma Operacional de Saúde do Servidor (NOSS), publicada 11 de maio de 2010 no Diário Oficial da União e regulamentada no âmbito do IF Goiano pela Resolução CONSUP nº 12/2017, tendo como objetivo o incremento de ações de promoção da saúde visando antecipar, reconhecer e monitorar os riscos à saúde e a segurança dos servidores do IF Goiano, conforme Artigo 3º do regulamento próprio.

A CISSP SERÁ REATIVADA!

  VENHA FAZEM PARTE DESSA COMISSÃO

A CISSP é uma comissão importante para fortalecer de forma descentralizada as ações de saúde e segurança para os servidores, junto aos demais grupos de trabalho da instituição. Possui um regulamento interno e terá como suporte e apoio, a equipe do Siass – Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor bem como do Grupo de Trabalho – GT Segurança do Trabalho – CISSP do Programa Bem Viver, para o planejamento e execução de suas ações.

O Programa Bem Viver é uma parceria entre os dois Institutos Federais de Goiás e o SIASS, cujo objetivo é levar qualidade de vida e bem-estar aos servidores das duas instituições. O Programa Bem Viver é destinado a servidores do IFG e IF Goiano, é constituído por oito eixos que fazem parte da Política de Gestão de Pessoas nas duas instituições envolvidas.

O GT Segurança do Trabalho – CISSP que tem como objetivo: 

  • Informar e sensibilizar servidores/as buscando minimizar riscos ocupacionais existentes e o desenvolvimento de ações que versem pela promoção da saúde;
  • Planejar e executar o processo de renovação e capacitação das Cissps do IFG e IF Goiano, de acordo com as regulamentações existentes;
  • Propor, acompanhar e apoiar as atividades desenvolvidas pelas Cissps do IFG e IF Goiano;
  • Articular e integrar ações das Cissps entre as unidades.

COMO SERÁ CONDUZIDO O PROCESSO?

  • A composição dos membros será por manifestação voluntária
  • Composição mínima de três membros por unidade (presidente, vice e secretário) 
  • Determinar um período para os servidores interessados se inscreverem 
  • A ausência de servidores interessados levará a indicação, a fim de completar a composição mínima – três 
  • A indicação será feita pelo dirigente de cada unidade
  • É recomendável que existam representantes da equipe de saúde e Recursos Humanos/Gestão de Pessoas
  • Será emitida Portaria
  • A portaria terá validade até que seja realizada novas eleições, não excedendo o prazo de 2 anos.

QUEM PODE SE INSCREVER?

Todos os servidores ativos permanentes, pertencentes ao quadro da Instituição, que esteja em efetivo exercício no órgão.

COMO ME INSCREVER?

Acesse o link abaixo e preencha o formulário para se inscrever.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf22rhHTQIdDPObq39Noy1mNR4IlTFraH4JWlNUDyAcDb8tNw/viewform?pli=1

CRONOGRAMA (PREVISÃO):

Atividade

Data

Divulgação do processo

agosto/2021

Período para manifestação de interessados

setembro/2021

Indicação de membros*

01 à 08 de outubro 2021

Emissão de Portaria

Janeiro 2022

Capacitação

Fevereiro 2022

*Se não houver manifestação voluntária, a indicação ocorrerá e deverá ser feita pelo dirigente de cada unidade.

Para mais informações sobre o processo de reativação da CISSP, fale com o Grupo de Trabalho - Segurança do Trabalho - CISSP: E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Veja quem faz parte do GT:

  • Adriana Raquel S. Medeiros – Téc. em Seg. do Trabalho - SIASS IF Goiano/IFG (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
  • Antônio Wilson Porto Junior – Médico - SIASS IF Goiano/IFG (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
  • Ariandeny Silva de Souza Furtado – Nutricionista - SIASS IF Goiano/IFG (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
  • Bruna Fortunato dos santos Marinho – Psicóloga – Campus Ceres (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
  • Emerson Ferreira Neri – Assistente Social - SIASS IF Goiano/IFG (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
  • Giuliano M. Carvalho – Téc. em Seg. do Trabalho - SIASS IF Goiano/IFG (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
  • Grace C. Hoffmann – Engenheira de Seg. do Trabalho - SIASS IF Goiano/IFG (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
  • Luciana Bueno de Alvarenga Freire – Publicitária – Reitoria (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
  • Palmer Arruda Silva – Engenheiro de Segurança do Trabalho SIASS IF Goiano/IFG (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Observação: Em decorrência da pandemia de Covid-19 e suspensão das atividades presenciais no IF Goiano, houve interferência direta no cronograma planejado para o processo eleitoral e renovação da CISSP em março de 2020. Assim sendo, foi decidido pela suspensão do processo eleitoral 2020-2022.  Posto isso, como o período da pandemia já se estendeu por vários meses e ainda sem previsão de retorno das atividades presenciais, o GT de Segurança do Trabalho - CISSP em conjunto com a Diretoria de Gestão de Pessoas da Reitoria planejou a reativação da CISSP com outra metodologia, em conformidade com o regulamento próprio, Art. 24, tendo em vista a importância da atuação dessa comissão.

Acesse documentos: 


 CISSP IFG

A Comissão Interna da Saúde do Servidor Público (CISSP) foi instituída pela Norma Operacional de Saúde do Servidor (NOSS), publicada 11 de maio de 2010 no Diário Oficial da União e regulamentada no âmbito do IFG pela Resolução CONSUP/IFG de no 024, de 18 de agosto de 2017 12/2017, tendo como objetivo o incremento de ações de promoção da saúde visando antecipar, reconhecer e monitorar os riscos à saúde e a segurança dos servidores do IFG, conforme Artigo 3º do regulamento próprio.

Em virtude da pandemia e suspensão das atividades presenciais a comissão da CISSP foi prorrogada.

Para acessar o Memorando Circular CLIQUE AQUI 

 Acesse documentos:

Portarias vigentes:

PORTARIA 1767_2020 - ANAPOLIS_IFG (.pdf 377KB)

PORTARIA 1768_2020 - GOIÂNIA_IFG (.pdf 435KB)

PORTARIA 1770_2020 - LUZIANIA_IFG (.pdf 368KB)

PORTARIA 1771_2020 - JATAÍ_IFG (.pdf 356KB)

PORTARIA 1772_2020 - SENADOR CANEDO_IFG (.pdf 326KB)

PORTARIA 1773_2020 - VALPARAISO DE GOIAS_IFG (.pdf 348KB)

PORTARIA 1774_2020 - INHUMAS_IFG (.pdf 351KB)

PORTARIA 1775_2020 - URUAÇU_IFG (.pdf 337)

PORTARIA 1776_2020 - ITUMBIARA_IFG (.pdf 416KB)

PORTARIA 1777_2020 - REITORIA_IFG (.pdf 341KB)

PORTARIA 1778_2020 - ÁGUAS LINDAS_IFG (.pdf 322)

PORTARIA 1779_2020 - APARECIDA DE GOIÂNIA_IFG (.pdf 333KB)

PORTARIA 1784_2020 - GOIANIA OESTE_IFG (.pdf 315KB)

 

Regulamento da CISSP IFG (.pdf 248KB)