VII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática

  • Imprimir
Publicado: Terça, 19 de Março de 2019, 13h35 | Última atualização em Quarta, 10 de Abril de 2019, 13h15

Imagem de divulgação do evento. Sétimo seminário de pesquisa do PPGECM, 28 a 30 de março de 2018. Cores predominantes na imagem: azul escuro e laranja

Evento organizado pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática e aberto ao público, o Seminário de Pesquisa propõe um exercício de examinar e debater a pesquisa stricto sensu em educação para ciências e matemática, visando às especificidades do mestrado profissional, da área de ensino e das linhas de pesquisa do Programa.

No Seminário, os discentes do 2º período do curso de Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática apresentam seu projeto de pesquisa a uma banca examinadora responsável por avaliar o projeto. O objetivo principal é permitir aos mestrandos uma visão crítica acerca de sua pesquisa (metodologia, objetivos, referenciais teóricos, cronograma, entre outros), com vistas a oferecer-lhes subsídios para que a produzam em conformidade com o rigor científico da pesquisa stricto senso.

 


  

Horário e local das sessões

28/3/2019, quinta-feira
Sessão
Horário
Local
 Sessão 1
19h às 21h55
 Sala de vídeo
29/3/2019, sexta-feira
Sessão 2 7h30 às 11h25  Sala de defesa
Sessão 3 7h30 às 11h25  Sala 411
Sessão 4  7h30 às 11h25  Sala de vídeo
Sessão 5 13h30 às 17h25  Sala 412
Sessão 6 13h30 às 17h25  Sala 411
Sessão 7 13h30 às 17h25  Sala de defesa
Sessão 8 13h30 às 17h25  Sala de vídeo
30/3/2019, sábado
Sessão 9 7h30 às 11h25  Sala de vídeo
Sessão 10 7h30 às 11h25  Sala de defesa

 

Sessões 

Sessão 1
Coordenador de sessão: 
   Horário  Aluno/a  Título do Projeto  Linha de pesquisa Banca examinadora
1 7h30 às 8h25        
2 8h30 às 9h25        
3 9h30 às 10h25        
4 10h30 às 11h25        

 

Sessão 2 
29/3 - 7h30 às 11h25 - Sala de defesa
Coordenadora de sessão: MARTA JOÃO FRANCISCO SILVA SOUZA
 
 Horário
 Aluno/a
 Título do Projeto
Banca examinadora
1
7h30
às
8h25
Ednaldo Oliveira de Carvalho
Dias e noites e as estações do ano numa sequência de ensino por investigação
1) Marta João Francisco Silva Souza
2) Rodrigo Ferreira Marinho
3) Orientador: Ruberley Rodrigues de Souza 
2
8h30
às
9h25
Fabrício Vieira Campos
Pensamento computacional: uma abordagem no ensino médio integrado utilizando Scratch 
1) Aladir Ferreira da Silva Júnior
2) Rodrigo Ferreira Marinho
3) Orientador: Paulo Henrique de Souza
 3
9h30
às
10h25
Jordana Goulart Felício
Formação de professores para o ensino de química nos anos iniciais do ensino fundamental
1) Marta João Francisco Silva Souza
2) Paulo Henrique de Souza
3) Orientadora: Márcia Santos Anjo Reis
4
10h30
às
11h25
Áddson Douglas Ferreira de Lima Almeida
O uso do Facebook para o ensino de ciências no ensino fundamental
1) Angelita Duarte da Silva
2) Rita Rodrigues de Souza
3) Orientadora: Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais  

 

Sessão 3 
29/3 - 7h30 às 11h25 - Sala 411
Coordenador de sessão: PAULO HENRIQUE DE SOUZA
   Horário  Aluno/a  Título do Projeto Banca examinadora
 1 
7h30
às
8h25
 
 
     
 2
8h30
às
9h25
     
 3
9h30
às
10h25
Danilo Marques Oliveira
Modelagem matemática: contextualização do ensino de matemática no 1º ano do ensino médio
1) Keila Elaine Silva dos Santos
2) Luciana Aparecida Elias
3) Orientadora: Adriana Aparecida Molina Gomes       
 4
10h30
às 11h25
Carolina Nascimento de Jesus
A inter-relação do ensino de ciências e corporeidade na educação física nas vozes dos professores na escola do campo
1) Estefânia Ferreira Costa Machado
2) Renata Machado de Assis
3) Orientadora: Rosenilde Nogueira Paniago

  

Sessão 4 
29/3 - 7h30 às 11h25 - Sala de vídeo
Coordenador de sessão: CARLOS CÉZAR DA SILVA
 
 Horário
 Aluno/a
 Título do Projeto
Banca examinadora
 1 
7h30
às
8h25
 Wagner Pereira Lopes Ciência e contextualização: compreendendo a concepção de licenciandos em física do IFG e da UFG
1) Dominike Pacine de Andrade Deus
2) Felippe Guimarães Maciel
3) Orientador: Rodrigo Claudino Diogo
 2
8h30
às
9h25
Juliana Fernandes Lima
Uma sequência didática para o estudo das transformações de ésteres baseada na abordagem CTS
1) Gildiberto Mendonça de Oliveira
2) Rodrigo Claudino Diogo 
3) Orientador: Carlos Cézar da Silva 
 3
9h30
às
10h25
Divâni Justina de Souza  Sequência didática utilizando os óleos essenciais como proposta para o ensino de química orgânica na perspectiva da ciência, tecnologia e sociedade        
1) Gildiberto Mendonça de Oliveira
2) Karla da Silva Malaquias
3) Orientador: Carlos Cézar da Silva
 
 4
10h30
às
1h25
Fernanda Cristina Vicente de Souza  Elaboração e aplicação de uma sequência didática de química contextualizada a estudantes indígenas: ensinando química a partir do cotidiano
1) Carlos Cézar da Silva
2) Manoel Napoleão Alves Oliveira
3) Orientadora: Eveline Borges Vilela Ribeiro

  

Sessão 5
29/3 - 13h30 às 17h25 - Sala 412
Coordenador de sessão: DUELCI APARECIDO DE FREITAS VAZ
 
 Horário
 Aluno/a
 Título do Projeto
Banca examinadora
1
13h30
às
14h25
Jordana de Oliveira do Amaral Uma investigação sobre avaliação em educação matemática em algumas escolas de Goiânia
1) Daniella de Souza Bezerra
2) Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz
3) Orientador: Duelci Aparecido de Freitas Vaz
 2 
14h30
às
15h25
Gabriela Silva Lemes A história da matemática por meio de quadrinhos no ensino fundamental: formação de conceitos matemáticos baseado na perspectiva da teoria do ensino desenvolvimental
1) Tattiana Fernandes de Oliveira Melo
2) Viviane Barros Maciel
3) Orientador: Duelci Aparecido de Freitas Vaz        
3
15h30
às
16h25
Luciana Alves da Silva Costa Jogos e formação de conceitos matemáticos: um estudo fundamentado no ensino desenvolvimental
1) Grace Kelly Souza Carmo Goulart
2) Regina Efigênia de Jesus Silva Rodrigues
3) Orientador: Duelci Aparecido de Freitas Vaz
4
 
16h30
às
17h25
Kenny Henrique Ferraz Inomata Contribuições do ensino desenvolvimental para a formação de conceitos científicos em matemática no 9º ano do ensino fundamental II
1) Luciano Duarte da Silva
2) Tattiana Fernandes de Oliveira Melo
3) Orientador: Duelci Aparecido de Freitas Vaz

 

Sessão 6
29/3 -13h30 às 17h25 - Sala 411
Coordenador de sessão: ADELINO CÂNDIDO PIMENTA
 
 Horário
 Aluno/a
 Título do Projeto
Banca examinadora
 1 
13h30 
às 
14h25
Hercília Cristina Mendonça Pereira de Araújo A utilização de semiótica para a construção de conhecimento de objetos matemáticos através da resolução de problemas
1) Adelino Cândido Pimenta
2) Luciano Duarte da Silva  
3) Orientador: Nilton Cezar Ferreira  
2
14h30
às
15h25
Aires Francisco de Oliveira Eixo de simetria: uma interconexão entre o teatro e matemática no mesmo palco
1) Flomar Ambrosina Oliveira Chagas
2) Joana Peixoto
3) Orientador: Adelino Cândido Pimenta
 3
15h30
às
16h25
 
Ewerson Tavares da Silva
Concepções dos professores de matemática da educação básica acerca da pesquisa: um objeto de investigação
1) Rosenilde Nogueira Paniago
2) Viviane Barros Maciel 
3) Orientador: Luciano Duarte da Silva
 4
16h30
às
17h25
Sinomar José Coelho Educação matemática: ressignificação do ensino da matemática financeira com a população carcerária do presídio de Jataí-GO, comprometida com os valores culturais visando à reinserção social
1) Carmencita Ferreira Silva Assis
2) Manoel Napoleão Alves de Oliveira
3) Orientador: Adelino Cândido Pimenta 

  

Sessão 7
29/3 - 13h30 às 17h25 - Sala de defesa
Coordenador de sessão: VANDERLEIDA ROSA FREITAS E QUEIROZ
 
 Horário
 Aluno/a
 Título do Projeto
Banca examinadora
 1 
13h30 
às 
14h25
Érica Maria Juvêncio Silva Projetos de trabalho como metodologia para a educação ambiental no ensino fundamental: aliando teoria e prática
1) Alline Braga Silva 
2) Márcia Santos Anjo Reis
3) Orientadora: Marlei de Fátima Pereira
 2
14h30
às 15h25
 
Ana Paula de Souza
Ciências e matemática no processo de permanência e êxito de estudantes das ações afirmativas: um estudo no Instituto Federal de Goiás
1) Paulo Henrique de Souza
2) Rachel Benta Messias Bastos
3) Orientadora: Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz
 3
15h30
às 16h25
Fausto Batista Cesário Condições políticas e sociais de formação de professores para o uso de tecnologias nas escolas estaduais de Jataí/GO orientadas por práticas pedagógicas
1) Rachel Benta Messias Bastos
2) Rita Rodrigues de Souza
3) Orientadora: Joana Peixoto    
 4
16h30
às 17h25
Karine de Assis Oliveira Soares Mal-estar docente e o sentido do ensino de ciências da educação básica
1) Camila Alberto Vicente de Oliveira
2) Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz
3) Orientadora: Flomar Ambrosina Oliveira Chagas

  

Sessão 8
29/3 -13h30 às 17h25 - Sala de vídeo
Coordenador de sessão: SANDRA REGINA LONGHIN
 
 Horário
 Aluno/a
 Título do Projeto
Banca examinadora
 1 
13h30 
às 
14h25
Alexandre Manzale de Macedo Formação de professores para o ensino fundamental visando à prática transversal da educação ambiental nas escolas da zona rural do município de Alto Araguaia/MT
1) Celso de Carvalho Braga 
2) Zaqueu Henrique de Souza
3) Orientadora: Sandra Regina Longhin 
 2
14h30
às
15h25
Camila Kássia Monteiro de Oliveira 
Contribuições das atividades contextualizadas de matemática integrada à educação ambiental para a formação dos alunos
1) Alline Braga Silva
2) Stelamara Souza Pereira
3) Orientadora: Sandra Regina Longhin 
 3
15h30
às
16h25
Osvaldo Neves Júnior Ensino de química com abordagem CTSA em ambiente de oficinas de aprendizagem
1) Carlos Cézar da Silva
2) Luciene Lima de Assis Pires
3) Orientadora: Sandra Regina Longhin
 4
16h30
às 17h25
Vera Lúcia Pereira Gomes A construção do conceito de água a partir de atividades de educação ambiental na perspectiva da pedagogia histórico-crítica
1) Alline Braga Silva
2) Joana Peixoto
3) Orientadora: Marlei de Fátima Pereira

 

 

 


As pesquisas do PPGECM são divididas em três linhas: 1) Fundamentos, metodologias e recursos para a Educação para Ciências e Matemática; 2) Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade; 3) Organização escolar, formação docente e Educação para Ciências e Matemática.

Para saber mais sobre as linhas e sublinhas de pesquisa e os docentes a elas vinculados, acesse a aba ESTRUTURA na página eletrônica do PPGECM.

1) Fundamentos, metodologias e recursos para a Educação para Ciências e Matemática
Docentes vinculados: 
  1. Adelino Cândido Pimenta
  2. Adriana Aparecida Molina Gomes
  3. Carlos Cézar da Silva
  4. Duelci Aparecido de Freitas Vaz
  5. Eveline Borges Vilela Ribeiro
  6. Luciano Duarte da Silva
  7. Márcia Santos Anjo Reis
  8. Marta João Francisco Silva Souza
  9. Nílton Cézar Ferreira
  10. Paulo Henrique de Souza
  11. Rodrigo Claudino Diogo
  12. Ruberley Rodrigues de Souza
  13. Sandra Regina Longhin
2) Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade
 Docentes vinculados: 
  1. Marlei de Fátima Pereira
  2. Sandra Regina Longhin
3) Organização escolar, formação docente e Educação para Ciências e Matemática
Docentes vinculados: 
  1. 1. Daniella de Souza Bezerra
    2. Flomar Ambrosina Oliveira Chagas
    3. Joana Peixoto
    4. Luciene Lima de Assis Pires
    5. Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais
    6. Rodrigo França Carvalho
    7. Rosenilde Nogueira Paniago
    8. Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz

 


 Projetos de pesquisa - VII Seminário de Pesquisa

Os projetos estão ordenados de acordo com a ordem alfabética dos nomes dos autores. 

 

Título O uso do Facebook para o ensino de ciências no ensino fundamental
Mestrando Áddson Douglas Ferreira de Lima Almeida
Orientadora Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais
Linha de
pesquisa
Organização Escolar, Formação Docente e Educação para Ciências e Matemática
Sublinha de pesquisa Linguagem, Cultura e Sociedade 

 

Título
Eixo de simetria: uma interconexão entre o teatro e matemática no mesmo palco
Mestrando Aires Francisco de Oliveira
Orientador Adelino Cândido Pimenta
Linha de pesquisa Fundamentos, Metodologias e Recursos para a Educação para Ciências e Matemática
Sublinha de pesquisa Educação Matemática

 

Título
Formação de professores para o ensino fundamental visando à prática transversal da educação ambiental nas escolas da zona rural do município de Alto Araguaia/MT
Mestrando
 Alexandre Manzale de Macedo 
Orientadora
 Sandra Regina Longhin 
Linha de pesquisa
 Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade

 

Título
Ciências e matemática no processo de permanência e êxito de estudantes das ações afirmativas: um estudo no Instituto Federal de Goiás
Mestranda Ana Paula de Souza
Orientadora Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz
Linha de pesquisa Organização Escolar, Formação Docente e Educação para Ciências e Matemática
Sublinha de pesquisa Políticas e Gestão da Educação e da Sala de Aula

 

Título
Contribuições das atividades contextualizadas de matemática integrada à educação ambiental para a formação dos alunos
Mestranda
 Camila Kássia Monteiro de Oliveira 
Orientadora
 Sandra Regina Longhin 
Linha de pesquisa Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade

 

Título
A inter-relação do ensino de ciências e corporeidade na educação física nas vozes dos professores na escola do campo
Mestranda Carolina Nascimento de Jesus
Orientadora Rosenilde Nogueira Paniago
Linha de pesquisa Organização Escolar, Formação Docente e Educação para Ciências e Matemática
Sublinha de pesquisa Políticas e Gestão da Educação e da Sala de Aula

 

Título
Modelagem matemática: contextualização do ensino de matemática no 1º ano do ensino médio
Mestrando Danilo Marques Oliveira
Orientadora Adriana Aparecida Molina Gomes
Linha de pesquisa Fundamentos, Metodologias e Recursos para a Educação para Ciências e Matemática
Sublinha de pesquisa Educação Matemática

  

Título
Sequência didática utilizando os óleos essenciais como proposta para o ensino de química orgânica na perspectiva da ciência, tecnologia e sociedade
Mestranda Divâni Justina de Souza
 Orientador   Carlos Cézar da Silva
Linha de pesquisa Fundamentos, Metodologias e Recursos para a Educação para Ciências e Matemática
Sublinha de pesquisa Ensino de Química

 

Título
Dias e noites e as estações do ano numa sequência de ensino por investigação
Mestrando Ednaldo Oliveira de Carvalho
Orientador Ruberley Rodrigues de Souza
Linha de pesquisa Fundamentos, Metodologias e Recursos para a Educação para Ciências e Matemática
Sublinha de pesquisa Ensino de Ciências e Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental

  

Título
Projetos de trabalho como metodologia para a educação ambiental no ensino fundamental: aliando teoria e prática
Mestranda
Érica Maria Juvêncio Silva
Orientadora
Marlei de Fátima Pereira
Linha de pesquisa Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade

  

Título
Concepções dos professores de matemática da educação básica acerca da pesquisa: um objeto de investigação
Mestrando Ewerson Tavares da Silva
Orientador Luciano Duarte da Silva
Linha de pesquisa Fundamentos, Metodologias e Recursos para a Educação para Ciências e Matemática
Sublinha de pesquisa Educação Matemática

  

Título
Pensamento computacional: uma abordagem no ensino médio integrado utilizando Scratch
Mestrando Fabrício Vieira Campos
Orientador Paulo Henrique de Souza
Linha de pesquisa Fundamentos, Metodologias e Recursos para a Educação para Ciências e Matemática
Sublinha de pesquisa Ensino de Física

  

Título
Condições políticas e sociais de formação de professores para o uso de tecnologias nas escolas estaduais de Jataí/GO orientadas por práticas pedagógicas
Mestrando Fausto Batista Cesário
Orientadora Joana Peixoto
Linha de pesquisa Organização Escolar, Formação Docente e Educação para Ciências e Matemática
Sublinha de pesquisa  Currículo e Avaliação

  

Título
Elaboração e aplicação de uma sequência didática de química contextualizada a estudantes indígenas: ensinando química a partir do cotidiano
Mestranda Fernanda Cristina Vicente de Souza
Orientadora  Eveline Borges Vilela Ribeiro
Linha de pesquisa Fundamentos, Metodologias e Recursos para a Educação para Ciências e Matemática
Sublinha de pesquisa  Ensino de Química

 

Título
A história da matemática por meio de quadrinhos no ensino fundamental: formação de conceitos matemáticos baseado na perspectiva da teoria do ensino desenvolvimental
Mestranda Gabriela Silva Lemes
 Orientador   Duelci Aparecido de Freitas Vaz
Linha de pesquisa Fundamentos, Metodologias e Recursos para a Educação para Ciências e Matemática
Sublinha de pesquisa  Educação Matemática

  

Título
A utilização de semiótica para a construção de conhecimento de objetos matemáticos através da resolução de problemas
Mestranda Hercília Cristina Mendonça Pereira de Araújo
Orientador  Nilton Cézar Ferreira
Linha de pesquisa Fundamentos, Metodologias e Recursos para a Educação para Ciências e Matemática 
Sublinha de pesquisa  Educação Matemática 

  

Título
Uma investigação sobre avaliação em educação matemática em algumas escolas de Goiânia
Mestranda Jordana de Oliveira do Amaral
Orientador  Duelci Aparecido de Freitas Vaz
Linha de pesquisa Fundamentos, Metodologias e Recursos para a Educação para Ciências e Matemática
Sublinha de pesquisa  Educação Matemática

  

Título
Formação de professores para o ensino de química nos anos iniciais do ensino fundamental
Mestranda Jordana Goulart Felício
Orientadora  Márcia Santos Anjo Reis
Linha de pesquisa Fundamentos, Metodologias e Recursos para a Educação para Ciências e Matemática
Sublinha de pesquisa Ensino de Ciências e Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental

  

Título
Uma sequência didática para o estudo das transformações de ésteres baseada na abordagem CTS
Mestranda Juliana Fernandes Lima
Orientador  Carlos Cézar da Silva
Linha de pesquisa Fundamentos, Metodologias e Recursos para a Educação para Ciências e Matemática
Sublinha de pesquisa  Ensino de Química

  

Título
Mal-estar docente e o sentido do ensino de ciências da educação básica
Mestranda
Karine de Assis Oliveira Soares
Orientadora  Flomar Ambrosina Oliveira Chagas
Linha de pesquisa Organização Escolar, Formação Docente e Educação para Ciências e Matemática
Sublinha de pesquisa  Linguagem, Cultura e Sociedade

  

Título
Contribuições do ensino desenvolvimental para a formação de conceitos científicos em matemática no 9º ano do ensino fundamental II
Mestrando
Kenny Henrique Ferraz Inomata
 Orientador 
Duelci Aparecido de Freitas Vaz
Linha de pesquisa
Fundamentos, Metodologias e Recursos para a Educação para Ciências e Matemática
Sublinha de pesquisa
 Educação Matemática

  

Título
Jogos e formação de conceitos matemáticos: um estudo fundamentado no ensino desenvolvimental
Mestranda Luciana Alves da Silva Costa
Orientador  Duelci Aparecido de Freitas Vaz
Linha de pesquisa Fundamentos, Metodologias e Recursos para a Educação para Ciências e Matemática
Sublinha de pesquisa  Educação Matemática

  

Título
Ensino de química com abordagem CTSA em ambiente de oficinas de aprendizagem
Mestrando Osvaldo Neves Junior
Orientadora Sandra Regina Longhin
Linha de pesquisa Fundamentos, Metodologias e Recursos para a Educação para Ciências e Matemática
Sublinha de pesquisa  Ensino de Química

  

Título
Educação matemática: ressignificação do ensino da matemática financeira com a população carcerária do presídio de Jataí-GO, comprometida com os valores culturais visando à reinserção social
Mestrando Sinomar José Coelho
 Orientador  Adelino Cândido Pimenta
Linha de pesquisa Fundamentos, Metodologias e Recursos para a Educação para Ciências e Matemática
Sublinha de pesquisa  Educação Matemática 

  

Título
A construção do conceito de água a partir de atividades de educação ambiental na perspectiva da pedagogia histórico-crítica
Mestranda Vera Lúcia Pereira Gomes
Orientadora Marlei de Fátima Pereira
Linha de pesquisa Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade

  

Título
Ciência e contextualização: compreendendo a concepção de licenciandos em física do IFG e da UFG
Mestrando Wagner Pereira Lopes
  Orientador    Rodrigo Claudino Diogo
Linha de pesquisa Fundamentos, Metodologias e Recursos para a Educação para Ciências e Matemática
Sublinha de pesquisa Ensino de Física

 


As inscrições devem ser feitas até o dia 28/3 e são gratuitas.

Para se inscrever, acesse a página eletrônica para inscrições, preencha os campos obrigatórios. Finalizada esta etapa, você receberá um e-mail para confirmar a inscrição. Não deixe de confirmá-la.

Fique atento à modalidade de inscrição.

Sem a inscrição no sistema (SUGEP), não será possível a emissão de certificado de participação.


 

Unidade Riachuelo do IFG-Câmpus Jataí
Rua Riachuelo, nº 2090, Divino Espírito Santo, Jataí - GO

Logomarca do Gloogle Maps. O link leva ao mapa do endereço do evento


 O certificado está disponível no Sistema Unificado de Gestão de Extensão e Pesquisa do IFG (SUGEP). Acesse a página do SUGEP e conecte-se como usuário, clicando em CONECTAR-SE, localizado na parte superior da tela. Para conectar-se, use o e-mail e a senha selecionados no dia em que fez a inscrição. Feito isso, sua área de usuário se abrirá e o seu certificado estará disponível no campo CERTIFICADOS.

 

 


 

 

Aluna Juliana Fernandes Lima (morena, blusa vermelha, calça jeans, cabelo castanho preso, de pé, próxima ao slide de apresentação
Mestranda Juliana Fernandes Lima

 

Mestrando Fabrício Vieira Campos, em pé, de camisa azul e calça preta, cabelo preto e curto, barba cerrada. Três professores avaliadores sentados: Aladir, Rodrigo Marinho e Paulo HenriqueMestrando Fabrício Vieira Campos e a banca composta por Aladir Ferreira da
Silva Júnior, Rodrigo Ferreira Marinho e Paulo Henrique de Souza

  

Quatro mulheres, em pé, sorrindo, abraçadas. Professora Camila de cabelo médio preto, óculos, pele clara, blusa rosa. Professora Flomar, cabelo curto, castanho, pele clara, blusa preta e colar escuro. Mestranda Karine, cabelo castanho nos ombros, liso, pele clara, camiseta cinza escrito Feminist. Professora Vanderleida, pele clara, cabelo curto e preto, óculos, bata azul marinhoProfa. Camila Alberto Vicente de Oliveira, Profa. Flomar Chagas, mestranda Karine
de Assis Oliveira Soares e profa. Vanderleida de Freitas e Queiroz

 

Mestranda Érica Maria Juvêncio Silva, sentada, ouvindo as orientações. Cabelo loiro e liso, bata quadriculada preto e branco, calça preta e tênis vermelho. Banca sentada atrás de uma mesa. Professoras Alline Braga Silva,  Márcia Santos Anjo Reis e Marlei de Fátima Pereira
Mestranda Érica Maria Juvêncio Silva e a banca composta por Márcia
Santos Anjo Reis, Marlei de Fátima Pereira e Alline Braga Silva

 

As professoras estão sentadas à mesa da banca, de frente para a aluna, também sentada em sua mesa. A professora Joana está falando e olhando para a professora Marlei.Mestranda Vera Lúcia Pereira Gomes e a banca composta por Alline Braga Silva,
Marlei de Fátima Pereira e Joana Peixoto
 
Professores sentados à mesa da banca      Ouvintes     Ouvintes 

 

 Banca sentada à mesa      Banca sentada à mesa      Ângulo focaliza ouvintes e aluno sentado, de camisa branca   

 

Banca sentada à mesa      Banca sentada à mesa       Aluna sentada durante a defesa 

 

 Ângulo focaliza ouvintes e banca sentada à mesa     Ouvintes     Ouvintes