VIII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática (2)
Evento organizado pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática e aberto ao público, o Seminário de Pesquisa propõe um exercício de examinar e debater a pesquisa stricto sensu em educação para ciências e matemática, visando às especificidades do mestrado profissional, da área de ensino e das linhas de pesquisa do Programa.
No Seminário, os discentes do 2º período do curso de Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática apresentam seu projeto de pesquisa a uma banca examinadora responsável por avaliar o projeto. O objetivo principal é permitir aos mestrandos uma visão crítica acerca de sua pesquisa (metodologia, objetivos, referenciais teóricos, cronograma, entre outros), com vistas a oferecer-lhes subsídios para que a produzam em conformidade com o rigor científico da pesquisa stricto senso.
Horário e local das apresentações
Primeira Semana (06, a 08/05)
06/05/2020, quarta-feira
|
||
Aluno(a) |
Horário
|
Link para Sala Virtual |
Fabiana de Jesus Silva Martins |
16h
|
https://meet.google.com/wvb-gwiu-gmg |
07/05/2020, quinta-feira
|
||
Rosimary Batista da Silva | 14h | meet.google.com/ucw-znmm-bbg |
08/05/2020, sexta-feira | ||
Daniel Luizmar Ferreira da Silva | 19h | meet.google.com/bqj-ncoz-ixd |
Segunda Semana (11 a 15/05)
11/05/2020, segunda-feira
|
||
Aluno(a) |
Horário
|
Link para Sala Virtual |
Cíntia Silva de Morais |
16h
|
https://meet.google.com/oec-trhi-sfo?hs=122 |
12/05/2020, terça-feira
|
||
Magna Poliana de Andrade Damacena | 16h | https://meet.google.com/wvb-gwiu-gmg |
13/05/2020, quarta-feira | ||
Alexsandra Pereira Silva de Souza | 15h | meet.google.com/occ-qgph-thu |
Walkíria dos Reis Lima | 17h30 | meet.google.com/ezq-nakf-nhu |
14/05/2020, quinta-feira | ||
Cleidemar Souza Garcia | 14h | https://meet.google.com/anx-qtzx-pha |
Ricardo Vieira Nascimento Filho | 14h | meet.google.com/xdp-ofox-htb |
Tais Santos Neves Carvalho | 15h | meet.google.com/xdp-ofox-htb |
Vânia Ferreira de Andrade Vieira | 15h | https://meet.google.com/uct-coad-nfu |
15/05/2020, sexta-feira | ||
Kamilla Fonseca Lemes Garcia | 14h | meet.google.com/yik-rzwa-wyx |
Priscila Dias de Souza Silva | 15h | meet.google.com/wyp-iobr-beg |
Vitor Franco Rodrigues | 16h | meet.google.com/wyp-iobr-beg |
Terceira Semana (19 a 22/05)
19/05/2020, terça-feira
|
||
Aluno(a) |
Horário
|
Link para Sala Virtual |
Júnio César Ferreira Silva |
14h
|
meet.google.com/jyi-tnnz-wqc |
Nilton Lásaro Jesuino | 15h | meet.google.com/hqn-ktom-okt |
Eliane Pereira Campos Silva | 16h | https://meet.google.com/wvb-gwiu-gmg |
20/05/2020, quarta-feira | ||
Nilva Tomásia da Silva Lima | 9h | meet.google.com/qtv-zcyg-ott |
Antonio Carlos Barbosa Filho | 10h | meet.google.com/qtv-zcyg-ott |
Igor Gonzaga Lelis | 14h | meet.google.com/ygg-wdwm-kvz |
Lucas Mendonça Pereira Cunha | 15h | meet.google.com/ygg-wdwm-kvz |
21/05/2020, quinta-feira | ||
Vânia Alves Carvalho | 14h |
0
Sessões
Primeira Semana | |||||
Dia/Horário | Aluno/a | Título do Projeto | Linha de pesquisa | Banca examinadora | |
1 |
Dia 06/05 16h |
Fabiana de Jesus Silva Martins | Movimento aparente do sol: contribuições de uma sequência de ensino investigativo para a promoção da alfabetização científica | Fundamentos, metodologias e recursos para a Educação para Ciências e Matemática |
1) Marta João Francisco Silva Souza |
2 |
Dia 07/05 14h |
Rosimary Batista da Silva | A compreensão do movimento antivacina no brasil: a contribuição da história e da biologia na educação de jovens e adultos | Organização escolar, formação docente e Educação para Ciências e Matemática | 1) Manoel Napoleão Alves de Oliveira 2) Kenia Alves Pereira Lacerda 3) Orientadora: Luciene Lima de Assis Pires |
3 |
Dia 08/05 19h |
Daniel Luizmar Ferreira da Silva | O ensino de física e a educação para o trânsito no ensino médio: uma proposta estruturada na abordagem cts e nos três momentos pedagógicos | Fundamentos, metodologias e recursos para a Educação para Ciências e Matemática | 1) Felippe Guimarães Maciel 2) Rodrigo Claudino Diogo 3) Orientador: Paulo Henrique de Souza |
Segunda Semana | |||||
Dia/Horário | Aluno/a | Título do Projeto | Linha de pesquisa | Banca examinadora | |
1 |
Dia 11/05 16h |
Cíntia Silva de Morais | A formação continuada de professores do ensino fundamental para o uso das TIC: uma análise a partir do TPACK | Fundamentos, metodologias e recursos para a Educação para Ciências e Matemática |
1) Felippe Guimarães Maciel |
2 |
Dia 12/05 16h |
Magna Poliana de Andrade Damacena | O ensino de ciências naturais e a investigação científica na educação infantil: desafios e possibilidades de aprendizagem | Fundamentos, metodologias e recursos para a Educação para Ciências e Matemática | 1) Marta João Francisco Silva Souza 2) Márcia Santos Anjo Reis 3) Orientador: Ruberley Rodrigues de Souza |
3 |
Dia 13/05 15h |
Alexsandra Pereira Silva de Souza | Contribuições da formação continuada de professores de ciências para práticas pedagógicas interdisciplinares no ensino fundamental II | Organização Escolar, Formação Docente e Educação para Ciências e Matemática | 1) Flomar Ambrosina Oliveira Chagas 2) Rita Rodrigues de Souza 3) Orientadora: Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais |
4 |
Dia 13/05 17h30 |
Walkíria dos Reis Lima | A formação de professores e a apropriação do livro didático de biologia na perspectiva histórico-crítica | Organização Escolar, Formação Docente e Educação para Ciências e Matemática | 1) Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz 2) Cláudia Helena dos Santos Araújo 3) Orientadora: Joana Peixoto |
5 |
Dia 14/05 14h |
Cleidemar Souza Garcia | A alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental por meio de uma proposta educativa CTS freireana | Fundamentos, metodologias e recursos para a Educação para Ciências e Matemática | 1) Márcia Santos Anjo Reis 2) Luciene Lima de Assis Pires 3) Orientador: Rodrigo Claudino Diogo |
6 |
Dia 14/05 14h |
Ricardo Vieira Nascimento Filho | As contribuições didático-pedagógicas de malba tahan e shulman em um curso de formação continuada para professores que ensinam matemática na educação básica | Fundamentos, metodologias e recursos para a Educação para Ciências e Matemática | 1) Duelci Aparecido de Freitas Vaz 2) Aline Mota de Mesquista Assis 3) Orientador: Luciano Duarte da Silva |
7 |
Dia 14/05 15h |
Tais Santos Neves Carvalho | Contribuições do ensino desenvolvimental no ensino de trigonometria | Fundamentos, metodologias e recursos para a Educação para Ciências e Matemática | 1) Maria Elídia Teixeira 2) Aline Mota de Mesquista Assis 3) Orientador: Duelci Aparecido de Freitas Vaz |
8 |
Dia 14/05 15h |
Vânia Ferreira de Andrade Vieira | Base nacional comum curricular e o currículo de ciências no ensino fundamental II: um estudo na rede municipal de educação de Doverlândia/Goiás | Organização Escolar, Formação Docente e Educação para Ciências e Matemática | 1) Flomar Ambrosina Oliveira Chagas 2) Regina Efigênia de Jesus Silva Rodrigues 3) Orientadora: Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais |
9 |
Dia 15/05 14h |
Kamilla Fonseca Lemes Garcia | Contribuição do recurso audiovisual para o ensino de surdos sobre a temática radiações e suas aplicações à saúde numa abordagem CTS | Fundamentos, metodologias e recursos para a Educação para Ciências e Matemática | 1) Leonor Paniago Rocha 2) Carlos Cezar da Silva 3) Orientadora: Sandra Regina Longhin |
10 |
Dia 15/05 15h |
Priscila Dias de Souza Silva | A história da matemática e a produção de significados: contribuições de uma sequência didática para o ensino de sistema métrico | Fundamentos, metodologias e recursos para a Educação para Ciências e Matemática | 1) Adriana Aparecida Molina Gomes 2) Marcos Roberto da Silva 3) Orientador: Adelino Cândido Pimenta |
11 |
Dia 15/05 16h |
Vitor Franco Rodrigues | Modelagem matemática no processo de ensino-aprendizagem de geometria no ensino médio | Fundamentos, metodologias e recursos para a Educação para Ciências e Matemática | 1) Adriana Aparecida Molina Gomes 2) Roberto Barcelos 3) Orientador: Adelino Cândido Pimenta |
Terceira Semana | |||||
Dia/Horário | Aluno/a | Título do Projeto | Linha de pesquisa | Banca examinadora | |
1 |
Dia 19/05 14h |
Júnio César Ferreira Silva | Educação ambiental: coleta seletiva como metodologia de ensino na educação básica | Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade |
1) Sandra Regina Longhin |
2 |
Dia 19/05 15h |
Nilton Lásaro Jesuino | O ensino da função polinomial do 1º grau através da resolução de problemas no contexto da EJA | Fundamentos, metodologias e recursos para a Educação para Ciências e Matemática | 1) Luciana Aparecida Elias 2) Rafael Siqueira 3) Orientadora: Adriana Aparecida Molina Gomes |
3 |
Dia 19/05 16h |
Eliane Pereira Campos Silva | Formação continuada de professores no viés da alfabetização cientifica | Fundamentos, metodologias e recursos para a Educação para Ciências e Matemática | 1) Marta João Francisco Silva Souza 2) Luciene Lima de Assis Pires 3) Orientador: Ruberley Rodrigues de Souza |
4 |
Dia 20/05 9h |
Nilva Tomásia da Silva Lima | Professores pedagogos e o ensino de matemática: necessidades formativas didático-pedagógicas e de conteúdo específico para atuação no ensino fundamental I | Organização escolar, formação docente e Educação para Ciências e Matemática | 1) Laís Leni Oliveira Lima 2) Paulo Henrique de Souza 3) Orientadora: Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz |
5 |
Dia 20/05 10h |
Antonio Carlos Barbosa Filho | O ensino de ciências nas escolas de tempo integral e a formação omnilateral | Organização escolar, formação docente e Educação para Ciências e Matemática | 1) Camila Alberto Vicente de Oliveira 2) Paulo Henrique de Souza 3) Orientadora: Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz |
6 |
Dia 20/05 14h |
Igor Gonzaga Lelis | Contribuições do ensino desenvolvimental para o ensino aprendizagem de geometria euclidiana | Fundamentos, metodologias e recursos para a Educação para Ciências e Matemática | 1) Maria Elídia Teixeira 2) Luciano Duarte da Silva 3) Orientador: Duelci Aparecido de Freitas Vaz |
7 |
Dia 20/05 15h |
Lucas Mendonça Pereira Cunha | As contribuições da teoria do ensino desenvolvimental aliada à investigação matemática com o geogebra para o ensino das seções cônicas na 3ª série do ensino médio | Fundamentos, metodologias e recursos para a Educação para Ciências e Matemática | 1) Nilton Cezar Ferreira 2) Regina Célia Bueno de Fonseca 3) Orientador: Duelci Aparecido de Freitas Vaz |
8 |
Dia 21/05 14h |
Vânia Alves Carvalho | O(a) professor(a) contador(a) de histórias e a aprendizagem matemática no 5º ano do ensino público municipal de jataí uma proposta de formação continuada | Organização escolar, formação docente e Educação para Ciências e Matemática | 1) Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais 2) Viviane Barros Maciel 3) Orientadora: Flomar Ambrosina Oliveira Chagas |
As pesquisas do PPGECM são divididas em três linhas: 1) Fundamentos, metodologias e recursos para a Educação para Ciências e Matemática; 2) Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade; 3) Organização escolar, formação docente e Educação para Ciências e Matemática.
Para saber mais sobre as linhas e sublinhas de pesquisa e os docentes a elas vinculados, acesse a aba ESTRUTURA na página eletrônica do PPGECM.
1) Fundamentos, metodologias e recursos para a Educação para Ciências e Matemática
- Adelino Cândido Pimenta
- Adriana Aparecida Molina Gomes
- Carlos Cézar da Silva
- Duelci Aparecido de Freitas Vaz
- Luciano Duarte da Silva
- Márcia Santos Anjo Reis
- Nílton Cézar Ferreira
- Paulo Henrique de Souza
- Rodrigo Claudino Diogo
- Ruberley Rodrigues de Souza
- Sandra Regina Longhin
2) Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade
- Marlei de Fátima Pereira
- Sandra Regina Longhin
3) Organização escolar, formação docente e Educação para Ciências e Matemática
1. Flomar Ambrosina Oliveira Chagas
2. Joana Peixoto
3. Luciene Lima de Assis Pires
4. Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais
5. Rosenilde Nogueira Paniago
6. Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz
Projetos de pesquisa - VII Seminário de Pesquisa
Os projetos estão ordenados de acordo com a ordem alfabética dos nomes dos autores.
Título |
Contribuições da formação continuada de professores de ciências para práticas pedagógicas interdisciplinares no ensino fundamental II |
Mestrando | Alexsandra Pereira Silva de Souza |
Orientadora | Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais |
Linha de
pesquisa
|
Organização Escolar, Formação Docente e Educação para Ciências e Matemática |
Sublinha de pesquisa | Linguagem, Cultura e Sociedade |
Título
|
O ensino de ciências nas escolas de tempo integral e a formação omnilateral |
Mestrando | Antonio Carlos Barbosa Filho |
Orientador | Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz |
Linha de pesquisa | Organização escolar, formação docente e Educação para Ciências e Matemática |
Sublinha de pesquisa | Políticas e gestão da educação e da sala de aula |
Título
|
A formação continuada de professores do ensino fundamental para o uso das TIC: uma análise a partir do tpack |
Mestrando
|
Cíntia Silva de Morais
|
Orientadora
|
Rodrigo Claudino Diogo
|
Linha de pesquisa
|
Fundamentos, metodologias e recursos para a Educação para Ciências e Matemática
|
Sublinha de pesquisa
|
Ensino de Física
|
Título
|
A alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental por meio de uma proposta educativa CTS freireana |
Mestranda | Cleidemar Souza Garcia |
Orientadora | Rodrigo Claudino Diogo |
Linha de pesquisa | Fundamentos, metodologias e recursos para a Educação para Ciências e Matemática |
Sublinha de pesquisa | Ensino de Física |
Título
|
O ensino de física e a educação para o trânsito no ensino médio: uma proposta estruturada na abordagem CTS e nos três momentos pedagógicos |
Mestranda
|
Daniel Luizmar Ferreira da Silva |
Orientadora
|
Paulo Henrique de Souza
|
Linha de pesquisa | Fundamentos, metodologias e recursos para a Educação para Ciências e Matemática |
Sublinha de pesquisa | Ensino de Física |
Título
|
Formação continuada de professores no viés da alfabetização cientifica |
Mestranda | Eliane Pereira Campos Silva |
Orientadora | Ruberley Rodrigues de Souza |
Linha de pesquisa | Fundamentos, metodologias e recursos para a Educação para Ciências e Matemática |
Sublinha de pesquisa | Ensino de Ciências e Matemática nas séries iniciais do ensino fundamental |
Título
|
Movimento aparente do sol: contribuições de uma sequência de ensino investigativo para a promoção da alfabetização científica |
Mestrando | Fabiana de Jesus Silva Martins |
Orientadora | Márcia Santos Anjo Reis |
Linha de pesquisa | Fundamentos, Metodologias e Recursos para a Educação para Ciências e Matemática |
Sublinha de pesquisa | Educação Matemática |
Título
|
Contribuições do ensino desenvolvimental para o ensino aprendizagem de geometria euclidiana |
Mestranda | Igor Gonzaga Lelis |
Orientador | Duelci Aparecido de Freitas Vaz |
Linha de pesquisa | Fundamentos, Metodologias e Recursos para a Educação para Ciências e Matemática |
Sublinha de pesquisa | Ensino de Matemática |
Título
|
Educação ambiental: coleta seletiva como metodologia de ensino na educação básica |
Mestrando | Júnio César Ferreira Silva |
Orientador | Marlei de Fátima Pereira |
Linha de pesquisa | Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade |
Título
|
Contribuição do recurso audiovisual para o ensino de surdos sobre a temática radiações e suas aplicações à saúde numa abordagem CTS |
Mestranda
|
Kamilla Fonseca Lemes Garcia |
Orientadora
|
Sandra Regina Longhin |
Linha de pesquisa | Fundamentos, Metodologias e Recursos para a Educação para Ciências e Matemática |
Sublinha de pesquisa | Ensino de Química |
Título
|
As contribuições da teoria do ensino desenvolvimental aliada à investigação matemática com o geogebra para o ensino das seções cônicas na 3ª série do ensino médio |
Mestrando | Lucas Mendonça Pereira Cunha |
Orientador | Duelci Aparecido de Freitas Vaz |
Linha de pesquisa | Fundamentos, Metodologias e Recursos para a Educação para Ciências e Matemática |
Sublinha de pesquisa | Educação Matemática |
Título
|
O ensino de ciências naturais e a investigação científica na educação infantil: desafios e possibilidades de aprendizagem |
Mestrando | Magna Poliana de Andrade Damacena |
Orientador | Ruberley Rodrigues de Souza |
Linha de pesquisa | Fundamentos, Metodologias e Recursos para a Educação para Ciências e Matemática |
Sublinha de pesquisa | Ensino de Ciências e Matemática nas séries iniciais do ensino fundamental |
Título
|
O ensino da função polinomial do 1º grau através da resolução de problemas no contexto da EJA |
Mestrando | Nilton Lásaro Jesuino |
Orientadora | Adriana Aparecida Molina Gomes |
Linha de pesquisa | Fundamentos, Metodologias e Recursos para a Educação para Ciências e Matemática |
Sublinha de pesquisa | Ensino de matemática |
Título
|
Professores pedagogos e o ensino de matemática: necessidades formativas didático-pedagógicas e de conteúdo específico para atuação no Ensino Fundamental I |
Mestranda | Nilva Tomásia da Silva Lima |
Orientadora | Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz |
Linha de pesquisa | Organização escolar, formação docente e Educação para Ciências e Matemática |
Sublinha de pesquisa | Políticas e gestão da educação e da sala de aula |
Título
|
A história da matemática e a produção de significados: contribuições de uma sequência didática para o ensino de sistema métrico |
Mestranda | Priscila Dias de Souza Silva |
Orientador | Adelino Cândido Pimenta |
Linha de pesquisa | Fundamentos, Metodologias e Recursos para a Educação para Ciências e Matemática |
Sublinha de pesquisa | Educação Matemática |
Título
|
As contribuições didático-pedagógicas de malba tahan e shulman em um curso de formação continuada para professores que ensinam matemática na educação básica |
Mestranda | Ricardo Vieira Nascimento Filho |
Orientador | Luciano Duarte da Silva |
Linha de pesquisa | Fundamentos, Metodologias e Recursos para a Educação para Ciências e Matemática |
Sublinha de pesquisa | Educação Matemática |
Título
|
A compreensão do movimento antivacina no brasil: a contribuição da história e da biologia na educação de jovens e adultos |
Mestranda | Rosimary Batista da Silva |
Orientador | Luciene Lima de Assis Pires |
Linha de pesquisa | Organização escolar, formação docente e Educação para Ciências e Matemática |
Sublinha de pesquisa | Linguagem, Cultura, Sociedade |
Título
|
Contribuições do ensino desenvolvimental no ensino de trigonometria |
Mestranda | Tais Santos Neves Carvalho |
Orientadora | Duelci Aparecido de Freitas Vaz |
Linha de pesquisa | Fundamentos, Metodologias e Recursos para a Educação para Ciências e Matemática |
Sublinha de pesquisa | Ensino de Matemática |
Título
|
O(a) professor(a) contador(a) de histórias e a aprendizagem matemática no 5º ano do ensino público municipal de jataí uma proposta de formação continuada |
Mestranda | Vânia Alves Carvalho |
Orientador | Flomar Ambrosina Oliveira Chagas |
Linha de pesquisa | Organização escolar, formação docente e Educação para Ciências e Matemática |
Sublinha de pesquisa | Linguagem, Cultura e Sociedade |
Título
|
Base nacional comum curricular e o currículo de ciências no ensino fundamental II: um estudo na rede municipal de educação de Doverlândia/Goiás |
Mestranda
|
Vânia Ferreira de Andrade Vieira |
Orientadora | Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais |
Linha de pesquisa | Organização Escolar, Formação Docente e Educação para Ciências e Matemática |
Sublinha de pesquisa | Linguagem, Cultura e Sociedade |
Título
|
Modelagem matemática no processo de ensino-aprendizagem de geometria no ensino médio |
Mestrando
|
Vitor Franco Rodrigues |
Orientador
|
Adelino Cândido Pimenta |
Linha de pesquisa
|
Fundamentos, Metodologias e Recursos para a Educação para Ciências e Matemática
|
Sublinha de pesquisa
|
Educação Matemática
|
Título
|
A formação de professores e a apropriação do livro didático de biologia na perspectiva histórico-crítica |
Mestranda | Walkíria dos Reis Lima |
Orientador | Joana Peixoto |
Linha de pesquisa | Organização Escolar, Formação Docente e Educação para Ciências e Matemática |
Sublinha de pesquisa | Currículo e Avaliação |
As inscrições devem ser feitas até o dia 28/5 e são gratuitas.
As inscrições para participação no evento, assistindo as outras apresentações, pode ser realizada por meio do link: https://sugep.ifg.edu.
Fique atento à modalidade de inscrição.
Sem a inscrição no sistema (SUGEP), não será possível a emissão de certificado de participação.
Em 2020 o evento acontecerá excepcionalmente no formato Online.
O link para as salas virtuais estarão disponíveis no campo Programação, conforme forem sendo agendadas.
O certificado estará disponível no Sistema Unificado de Gestão de Extensão e Pesquisa do IFG (SUGEP) após o encerramento do evento. Acesse a página do SUGEP e conecte-se como usuário, clicando em CONECTAR-SE, localizado na parte superior da tela. Para conectar-se, use o e-mail e a senha selecionados no dia em que fez a inscrição. Feito isso, sua área de usuário se abrirá e o seu certificado estará disponível no campo CERTIFICADOS.