VIII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática (2)

  • Imprimir
Publicado: Terça, 19 de Março de 2019, 13h35 | Última atualização em Quarta, 05 de Outubro de 2022, 12h24

Evento organizado pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática e aberto ao público, o Seminário de Pesquisa propõe um exercício de examinar e debater a pesquisa stricto sensu em educação para ciências e matemática, visando às especificidades do mestrado profissional, da área de ensino e das linhas de pesquisa do Programa.

No Seminário, os discentes do 2º período do curso de Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática apresentam seu projeto de pesquisa a uma banca examinadora responsável por avaliar o projeto. O objetivo principal é permitir aos mestrandos uma visão crítica acerca de sua pesquisa (metodologia, objetivos, referenciais teóricos, cronograma, entre outros), com vistas a oferecer-lhes subsídios para que a produzam em conformidade com o rigor científico da pesquisa stricto senso.

 


Horário e local das apresentações

Primeira Semana (06, a 08/05)

06/05/2020, quarta-feira
Aluno(a)
Horário
Link para Sala Virtual
Fabiana de Jesus Silva Martins
16h 
https://meet.google.com/wvb-gwiu-gmg
07/05/2020, quinta-feira
Rosimary Batista da Silva 14h meet.google.com/ucw-znmm-bbg
08/05/2020, sexta-feira
Daniel Luizmar Ferreira da Silva 19h meet.google.com/bqj-ncoz-ixd


Segunda Semana (11 a 15/05)

11/05/2020, segunda-feira
Aluno(a)
Horário
Link para Sala Virtual
Cíntia Silva de Morais
16h 
https://meet.google.com/oec-trhi-sfo?hs=122
12/05/2020, terça-feira
Magna Poliana de Andrade Damacena 16h https://meet.google.com/wvb-gwiu-gmg
13/05/2020, quarta-feira
Alexsandra Pereira Silva de Souza 15h meet.google.com/occ-qgph-thu
Walkíria dos Reis Lima 17h30 meet.google.com/ezq-nakf-nhu 
14/05/2020, quinta-feira
Cleidemar Souza Garcia 14h https://meet.google.com/anx-qtzx-pha
Ricardo Vieira Nascimento Filho 14h meet.google.com/xdp-ofox-htb   
Tais Santos Neves Carvalho 15h meet.google.com/xdp-ofox-htb   
Vânia Ferreira de Andrade Vieira 15h https://meet.google.com/uct-coad-nfu 
15/05/2020, sexta-feira
Kamilla Fonseca Lemes Garcia 14h meet.google.com/yik-rzwa-wyx 
Priscila Dias de Souza Silva 15h meet.google.com/wyp-iobr-beg 
Vitor Franco Rodrigues 16h meet.google.com/wyp-iobr-beg 

 

Terceira Semana (19 a 22/05)

19/05/2020, terça-feira
Aluno(a)
Horário
Link para Sala Virtual
Júnio César Ferreira Silva
14h 
meet.google.com/jyi-tnnz-wqc 
Nilton Lásaro Jesuino 15h  meet.google.com/hqn-ktom-okt
Eliane Pereira Campos Silva 16h https://meet.google.com/wvb-gwiu-gmg
20/05/2020, quarta-feira
Nilva Tomásia da Silva Lima 9h meet.google.com/qtv-zcyg-ott 
Antonio Carlos Barbosa Filho 10h meet.google.com/qtv-zcyg-ott 
Igor Gonzaga Lelis 14h meet.google.com/ygg-wdwm-kvz 
Lucas Mendonça Pereira Cunha 15h  meet.google.com/ygg-wdwm-kvz
21/05/2020, quinta-feira
Vânia Alves Carvalho 14h

 

0

Sessões 

 Primeira Semana
 
   Dia/Horário  Aluno/a  Título do Projeto  Linha de pesquisa Banca examinadora
1

Dia 06/05 

16h

 Fabiana de Jesus Silva Martins Movimento aparente do sol: contribuições de uma sequência de ensino investigativo para a promoção da alfabetização científica Fundamentos, metodologias e recursos para a Educação para Ciências e Matemática

1) Marta João Francisco Silva Souza
2) Rodrigo Claudino Diogo
3) Orientadora: Márcia Santos Anjo Reis

 
2

Dia 07/05

14h

Rosimary Batista da Silva  A compreensão do movimento antivacina no brasil: a contribuição da história e da biologia na educação de jovens e adultos  Organização escolar, formação docente e Educação para Ciências e Matemática 1) Manoel Napoleão Alves de Oliveira
2) Kenia Alves Pereira Lacerda
3) Orientadora: Luciene Lima de Assis Pires
3

Dia 08/05

19h

Daniel Luizmar Ferreira da Silva O ensino de física e a educação para o trânsito no ensino médio: uma proposta estruturada na abordagem cts e nos três momentos pedagógicos  Fundamentos, metodologias e recursos para a Educação para Ciências e Matemática 1) Felippe Guimarães Maciel
2) Rodrigo Claudino Diogo
3) Orientador: Paulo Henrique de Souza

 

Segunda Semana
 
   Dia/Horário  Aluno/a  Título do Projeto  Linha de pesquisa Banca examinadora
1

Dia 11/05 

16h

Cíntia Silva de Morais A formação continuada de professores do ensino fundamental para o uso das TIC: uma análise a partir do TPACK Fundamentos, metodologias e recursos para a Educação para Ciências e Matemática

1) Felippe Guimarães Maciel
2) Leizer Fernandes Moraes
3) Orientador: Rodrigo Claudino Diogo

 
2

Dia 12/05

16h

Magna Poliana de Andrade Damacena O ensino de ciências naturais e a investigação científica na educação infantil: desafios e possibilidades de aprendizagem Fundamentos, metodologias e recursos para a Educação para Ciências e Matemática 1) Marta João Francisco Silva Souza
2) Márcia Santos Anjo Reis
3) Orientador: Ruberley Rodrigues de Souza
3

Dia 13/05

15h

Alexsandra Pereira Silva de Souza Contribuições da formação continuada de professores de ciências para práticas pedagógicas interdisciplinares no ensino fundamental II Organização Escolar, Formação Docente e Educação para Ciências e Matemática 1) Flomar Ambrosina Oliveira Chagas
2) Rita Rodrigues de Souza
3) Orientadora: Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais
4

Dia 13/05

17h30

Walkíria dos Reis Lima A formação de professores e a apropriação do livro didático de biologia na perspectiva histórico-crítica Organização Escolar, Formação Docente e Educação para Ciências e Matemática 1) Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz
2) Cláudia Helena dos Santos Araújo
3) Orientadora: Joana Peixoto
5

Dia 14/05

14h

Cleidemar Souza Garcia A alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental por meio de uma proposta educativa CTS freireana Fundamentos, metodologias e recursos para a Educação para Ciências e Matemática 1) Márcia Santos Anjo Reis
2) Luciene Lima de Assis Pires
3) Orientador: Rodrigo Claudino Diogo
6

Dia 14/05

14h

Ricardo Vieira Nascimento Filho As contribuições didático-pedagógicas de malba tahan e shulman em um curso de formação continuada para professores que ensinam matemática na educação básica Fundamentos, metodologias e recursos para a Educação para Ciências e Matemática 1) Duelci Aparecido de Freitas Vaz
2) Aline Mota de Mesquista Assis
3) Orientador: Luciano Duarte da Silva
7

Dia 14/05

15h

Tais Santos Neves Carvalho Contribuições do ensino desenvolvimental no ensino de trigonometria Fundamentos, metodologias e recursos para a Educação para Ciências e Matemática 1) Maria Elídia Teixeira
2) Aline Mota de Mesquista Assis
3) Orientador: Duelci Aparecido de Freitas Vaz
8

Dia 14/05

15h

Vânia Ferreira de Andrade Vieira Base nacional comum curricular e o currículo de ciências no ensino fundamental II: um estudo na rede municipal de educação de Doverlândia/Goiás Organização Escolar, Formação Docente e Educação para Ciências e Matemática 1) Flomar Ambrosina Oliveira Chagas
2) Regina Efigênia de Jesus Silva Rodrigues
3) Orientadora: Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais
9

Dia 15/05

14h

Kamilla Fonseca Lemes Garcia Contribuição do recurso audiovisual para o ensino de surdos sobre a temática radiações e suas aplicações à saúde numa abordagem CTS Fundamentos, metodologias e recursos para a Educação para Ciências e Matemática 1) Leonor Paniago Rocha
2) Carlos Cezar da Silva
3) Orientadora: Sandra Regina Longhin
10

Dia 15/05

15h

Priscila Dias de Souza Silva A história da matemática e a produção de significados: contribuições de uma sequência didática para o ensino de sistema métrico Fundamentos, metodologias e recursos para a Educação para Ciências e Matemática 1) Adriana Aparecida Molina Gomes
2) Marcos Roberto da Silva
3) Orientador: Adelino Cândido Pimenta
11

Dia 15/05

16h

Vitor Franco Rodrigues Modelagem matemática no processo de ensino-aprendizagem de geometria no ensino médio Fundamentos, metodologias e recursos para a Educação para Ciências e Matemática 1) Adriana Aparecida Molina Gomes
2) Roberto Barcelos
3) Orientador: Adelino Cândido Pimenta

 

 

Terceira Semana
 
   Dia/Horário  Aluno/a  Título do Projeto  Linha de pesquisa Banca examinadora
1

Dia 19/05 

14h

Júnio César Ferreira Silva Educação ambiental: coleta seletiva como metodologia de ensino na educação básica Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade

1) Sandra Regina Longhin
2) Marluce Silva Sousa
3) Orientadora: Marlei de Fátima Pereira

 
2

Dia 19/05

15h

Nilton Lásaro Jesuino O ensino da função polinomial do 1º grau através da resolução de problemas no contexto da EJA Fundamentos, metodologias e recursos para a Educação para Ciências e Matemática 1) Luciana Aparecida Elias
2) Rafael Siqueira
3) Orientadora: Adriana Aparecida Molina Gomes
3

Dia 19/05

16h

Eliane Pereira Campos Silva Formação continuada de professores no viés da alfabetização cientifica Fundamentos, metodologias e recursos para a Educação para Ciências e Matemática 1) Marta João Francisco Silva Souza
2) Luciene Lima de Assis Pires
3) Orientador: Ruberley Rodrigues de Souza
4

Dia 20/05

9h

Nilva Tomásia da Silva Lima Professores pedagogos e o ensino de matemática: necessidades formativas didático-pedagógicas e de conteúdo específico para atuação no ensino fundamental I Organização escolar, formação docente e Educação para Ciências e Matemática 1) Laís Leni Oliveira Lima
2) Paulo Henrique de Souza
3) Orientadora: Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz
5

Dia 20/05

10h

Antonio Carlos Barbosa Filho O ensino de ciências nas escolas de tempo integral e a formação omnilateral Organização escolar, formação docente e Educação para Ciências e Matemática 1) Camila Alberto Vicente de Oliveira
2) Paulo Henrique de Souza
3) Orientadora: Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz
6

Dia 20/05

14h

Igor Gonzaga Lelis Contribuições do ensino desenvolvimental para o ensino aprendizagem de geometria euclidiana Fundamentos, metodologias e recursos para a Educação para Ciências e Matemática 1) Maria Elídia Teixeira
2) Luciano Duarte da Silva
3) Orientador: Duelci Aparecido de Freitas Vaz
7

Dia 20/05

15h

Lucas Mendonça Pereira Cunha As contribuições da teoria do ensino desenvolvimental aliada à investigação matemática com o geogebra para o ensino das seções cônicas na 3ª série do ensino médio Fundamentos, metodologias e recursos para a Educação para Ciências e Matemática 1) Nilton Cezar Ferreira
2) Regina Célia Bueno de Fonseca
3) Orientador: Duelci Aparecido de Freitas Vaz
8

Dia 21/05

14h

Vânia Alves Carvalho O(a) professor(a) contador(a) de histórias e a aprendizagem matemática no 5º ano do ensino público municipal de jataí uma proposta de formação continuada Organização escolar, formação docente e Educação para Ciências e Matemática 1) Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais
2) Viviane Barros Maciel
3) Orientadora: Flomar Ambrosina Oliveira Chagas

 


As pesquisas do PPGECM são divididas em três linhas: 1) Fundamentos, metodologias e recursos para a Educação para Ciências e Matemática; 2) Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade; 3) Organização escolar, formação docente e Educação para Ciências e Matemática.

Para saber mais sobre as linhas e sublinhas de pesquisa e os docentes a elas vinculados, acesse a aba ESTRUTURA na página eletrônica do PPGECM.

1) Fundamentos, metodologias e recursos para a Educação para Ciências e Matemática
Docentes vinculados: 
  1. Adelino Cândido Pimenta
  2. Adriana Aparecida Molina Gomes
  3. Carlos Cézar da Silva
  4. Duelci Aparecido de Freitas Vaz
  5. Luciano Duarte da Silva
  6. Márcia Santos Anjo Reis
  7. Nílton Cézar Ferreira
  8. Paulo Henrique de Souza
  9. Rodrigo Claudino Diogo
  10. Ruberley Rodrigues de Souza
  11. Sandra Regina Longhin
2) Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade
 Docentes vinculados: 
  1. Marlei de Fátima Pereira
  2. Sandra Regina Longhin
3) Organização escolar, formação docente e Educação para Ciências e Matemática
Docentes vinculados: 

       1. Flomar Ambrosina Oliveira Chagas
       2. Joana Peixoto
       3. Luciene Lima de Assis Pires
       4. Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais
       5. Rosenilde Nogueira Paniago
       6. Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz

 


 Projetos de pesquisa - VII Seminário de Pesquisa

Os projetos estão ordenados de acordo com a ordem alfabética dos nomes dos autores. 

 

Título

Contribuições da formação continuada de professores de ciências para práticas pedagógicas interdisciplinares no ensino fundamental II

Mestrando Alexsandra Pereira Silva de Souza
Orientadora Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais
Linha de
pesquisa
Organização Escolar, Formação Docente e Educação para Ciências e Matemática
Sublinha de pesquisa Linguagem, Cultura e Sociedade 

 

Título
O ensino de ciências nas escolas de tempo integral e a formação omnilateral
Mestrando Antonio Carlos Barbosa Filho
Orientador Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz
Linha de pesquisa Organização escolar, formação docente e Educação para Ciências e Matemática
Sublinha de pesquisa Políticas e gestão da educação e da sala de aula

 

Título
A formação continuada de professores do ensino fundamental para o uso das TIC: uma análise a partir do tpack
Mestrando
 Cíntia Silva de Morais 
Orientadora
 Rodrigo Claudino Diogo 
Linha de pesquisa
Fundamentos, metodologias e recursos para a Educação para Ciências e Matemática
Sublinha de pesquisa
Ensino de Física

 

Título
A alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental por meio de uma proposta educativa CTS freireana
Mestranda Cleidemar Souza Garcia
Orientadora Rodrigo Claudino Diogo 
Linha de pesquisa Fundamentos, metodologias e recursos para a Educação para Ciências e Matemática
Sublinha de pesquisa Ensino de Física

 

Título
O ensino de física e a educação para o trânsito no ensino médio: uma proposta estruturada na abordagem CTS e nos três momentos pedagógicos
Mestranda
Daniel Luizmar Ferreira da Silva
Orientadora
 Paulo Henrique de Souza
Linha de pesquisa Fundamentos, metodologias e recursos para a Educação para Ciências e Matemática
Sublinha de pesquisa Ensino de Física

 

Título
Formação continuada de professores no viés da alfabetização cientifica
Mestranda Eliane Pereira Campos Silva
Orientadora Ruberley Rodrigues de Souza
Linha de pesquisa Fundamentos, metodologias e recursos para a Educação para Ciências e Matemática
Sublinha de pesquisa Ensino de Ciências e Matemática nas séries iniciais do ensino fundamental

 

Título
Movimento aparente do sol: contribuições de uma sequência de ensino investigativo para a promoção da alfabetização científica
Mestrando Fabiana de Jesus Silva Martins
Orientadora Márcia Santos Anjo Reis
Linha de pesquisa Fundamentos, Metodologias e Recursos para a Educação para Ciências e Matemática
Sublinha de pesquisa Educação Matemática

  

Título
Contribuições do ensino desenvolvimental para o ensino aprendizagem de geometria euclidiana
Mestranda Igor Gonzaga Lelis
 Orientador   Duelci Aparecido de Freitas Vaz
Linha de pesquisa Fundamentos, Metodologias e Recursos para a Educação para Ciências e Matemática
Sublinha de pesquisa Ensino de Matemática

 

Título
Educação ambiental: coleta seletiva como metodologia de ensino na educação básica
Mestrando Júnio César Ferreira Silva
Orientador Marlei de Fátima Pereira
Linha de pesquisa Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade

  

Título
Contribuição do recurso audiovisual para o ensino de surdos sobre a temática radiações e suas aplicações à saúde numa abordagem CTS
Mestranda
Kamilla Fonseca Lemes Garcia
Orientadora
Sandra Regina Longhin
Linha de pesquisa Fundamentos, Metodologias e Recursos para a Educação para Ciências e Matemática
Sublinha de pesquisa Ensino de Química

  

Título
As contribuições da teoria do ensino desenvolvimental aliada à investigação matemática com o geogebra para o ensino das seções cônicas na 3ª série do ensino médio
Mestrando Lucas Mendonça Pereira Cunha
Orientador Duelci Aparecido de Freitas Vaz
Linha de pesquisa Fundamentos, Metodologias e Recursos para a Educação para Ciências e Matemática
Sublinha de pesquisa Educação Matemática

  

Título
O ensino de ciências naturais e a investigação científica na educação infantil: desafios e possibilidades de aprendizagem
Mestrando Magna Poliana de Andrade Damacena
Orientador Ruberley Rodrigues de Souza
Linha de pesquisa Fundamentos, Metodologias e Recursos para a Educação para Ciências e Matemática
Sublinha de pesquisa Ensino de Ciências e Matemática nas séries iniciais do ensino fundamental

  

Título
O ensino da função polinomial do 1º grau através da resolução de problemas no contexto da EJA
Mestrando Nilton Lásaro Jesuino
Orientadora Adriana Aparecida Molina Gomes
Linha de pesquisa Fundamentos, Metodologias e Recursos para a Educação para Ciências e Matemática
Sublinha de pesquisa  Ensino de matemática

  

Título
Professores pedagogos e o ensino de matemática: necessidades formativas didático-pedagógicas e de conteúdo específico para atuação no Ensino Fundamental I
Mestranda Nilva Tomásia da Silva Lima
Orientadora Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz
Linha de pesquisa Organização escolar, formação docente e Educação para Ciências e Matemática
Sublinha de pesquisa  Políticas e gestão da educação e da sala de aula

 

Título
A história da matemática e a produção de significados: contribuições de uma sequência didática para o ensino de sistema métrico
Mestranda Priscila Dias de Souza Silva
 Orientador  Adelino Cândido Pimenta
Linha de pesquisa Fundamentos, Metodologias e Recursos para a Educação para Ciências e Matemática
Sublinha de pesquisa  Educação Matemática

  

Título
As contribuições didático-pedagógicas de malba tahan e shulman em um curso de formação continuada para professores que ensinam matemática na educação básica
Mestranda Ricardo Vieira Nascimento Filho
Orientador Luciano Duarte da Silva
Linha de pesquisa Fundamentos, Metodologias e Recursos para a Educação para Ciências e Matemática 
Sublinha de pesquisa  Educação Matemática 

  

Título
A compreensão do movimento antivacina no brasil: a contribuição da história e da biologia na educação de jovens e adultos
Mestranda Rosimary Batista da Silva
Orientador  Luciene Lima de Assis Pires
Linha de pesquisa Organização escolar, formação docente e Educação para Ciências e Matemática
Sublinha de pesquisa  Linguagem, Cultura, Sociedade

  

Título
Contribuições do ensino desenvolvimental no ensino de trigonometria
Mestranda Tais Santos Neves Carvalho
Orientadora  Duelci Aparecido de Freitas Vaz
Linha de pesquisa Fundamentos, Metodologias e Recursos para a Educação para Ciências e Matemática
Sublinha de pesquisa Ensino de Matemática

  

Título
O(a) professor(a) contador(a) de histórias e a aprendizagem matemática no 5º ano do ensino público municipal de jataí uma proposta de formação continuada
Mestranda Vânia Alves Carvalho
Orientador Flomar Ambrosina Oliveira Chagas
Linha de pesquisa Organização escolar, formação docente e Educação para Ciências e Matemática
Sublinha de pesquisa  Linguagem, Cultura e Sociedade

  

Título
Base nacional comum curricular e o currículo de ciências no ensino fundamental II: um estudo na rede municipal de educação de Doverlândia/Goiás
Mestranda
Vânia Ferreira de Andrade Vieira
Orientadora  Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais
Linha de pesquisa Organização Escolar, Formação Docente e Educação para Ciências e Matemática
Sublinha de pesquisa  Linguagem, Cultura e Sociedade

  

Título
Modelagem matemática no processo de ensino-aprendizagem de geometria no ensino médio
Mestrando
Vitor Franco Rodrigues
 Orientador 
Adelino Cândido Pimenta
Linha de pesquisa
Fundamentos, Metodologias e Recursos para a Educação para Ciências e Matemática
Sublinha de pesquisa
 Educação Matemática

  

Título
A formação de professores e a apropriação do livro didático de biologia na perspectiva histórico-crítica
Mestranda Walkíria dos Reis Lima
Orientador Joana Peixoto
Linha de pesquisa Organização Escolar, Formação Docente e Educação para Ciências e Matemática
Sublinha de pesquisa Currículo e Avaliação

  


As inscrições devem ser feitas até o dia 28/5 e são gratuitas.

As inscrições para participação no evento, assistindo as outras apresentações, pode ser realizada por meio do link: https://sugep.ifg.edu.br/eventos/#/publico/eventos/038d480c-8f47-4bee-8704-0193ccd00fd8/inscricao. Para inscrição nas atividades o participante deverá entrar em seu e-mail e finalizar a inscrição. Não deixe de confirmá-la.

Fique atento à modalidade de inscrição.

Sem a inscrição no sistema (SUGEP), não será possível a emissão de certificado de participação.


 

Em 2020 o evento acontecerá excepcionalmente no formato Online.

O link para as salas virtuais estarão disponíveis no campo Programação, conforme forem sendo agendadas.

 


 O certificado estará disponível no Sistema Unificado de Gestão de Extensão e Pesquisa do IFG (SUGEP) após o encerramento do evento. Acesse a página do SUGEP e conecte-se como usuário, clicando em CONECTAR-SE, localizado na parte superior da tela. Para conectar-se, use o e-mail e a senha selecionados no dia em que fez a inscrição. Feito isso, sua área de usuário se abrirá e o seu certificado estará disponível no campo CERTIFICADOS.