Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

Periódicos

Publicado: Terça, 28 de Novembro de 2017, 09h50 | Última atualização em Segunda, 29 de Abril de 2019, 18h45

PERIÓDICOS ESPECIALIZADOS EM ENSINO DE CIÊNCIAS 

O Qualis indicado refere-se à avaliação da CAPES na área de Ensino (quadriênio 2013-2016) 

 

1. A Física na Escola
É uma revista de formação e divulgação de informação sobre a Física e o seu ensino, com ênfase na sala de aula. Tem como foco o diálogo com os professores do Ensino Médio e de todos aqueles que se interessam em contribuir para a melhoria do Ensino de Física.
Periodicidade: semestral
Qualis em ensino: B2

 

2. Areté - Revista Amazônica de Ensino de Ciências
A revista é aberta as todas as tendências investigativas contemporâneas atreladas ao Ensino de Ciências e se define, também, como um espaço para divulgar os resultados de pesquisas científicas e, consequentemente, seus frutos tecnológicos.
Periodicidade: semestral
Qualis em ensino: A2

 

3. Caderno Brasileiro de Ensino de Física
A revista é voltada prioritariamente para os cursos de formação de professores de Física, mas também é amplamente utilizada em pós-graduações em Ensino de Ciências/Física e em cursos de aperfeiçoamento para professores do Nível Médio. Visa à elevação da qualidade do ensino da Física tanto nas instituições formadoras de novos professores quanto nas escolas em que esses docentes irão atuar.
Periodicidade: quadrimestral
Qualis em ensino: A2

 

4. Ciência em Tela
A revista publica artigos de pesquisa, ensaios, relatos de experiência e de produção de material didático, valorizando a participação de professores da escola básica e do ensino superior, educadores que atuam em espaços não formais, cientistas, pesquisadores em ensino e divulgadores de ciência.
Periodicidade: semestral
Qualis em ensino: B1

 

5. Educación Química
A revista procura estabelecer-se gradualmente em um fórum de orientação e análise que favoreça a melhoria do processo de ensino e aprendizagem da química.
Periodicidade: trimestral
Qualis em ensino: A1

 

6. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
O interesse da revista recai sobre o campo da Educação em Ciências atendendo a um público de pesquisadores e estudantes de pós-graduação das áreas de Educação Científica, Ensino das Ciências da Natureza (Biologia, Física, Química, Geociências e Astronomia), da Educação em Saúde e Ambiental e, ainda, a um público de formação inicial e continuada das Licenciaturas no campo das Ciências Naturais, de áreas afins e outros profissionais da Educação Básica envolvidos com a educação em ciências.
Periodicidade: não esclarecido
Qualis em ensino: A1

 

7. Investigações em Ensino de Ciências
A revista é voltada exclusivamente para a pesquisa na área de ensino/aprendizagem de ciências (física, química, biologia ou ciências naturais, quando enfocadas de maneira integrada)
Periodicidade: quadrimestral
Qualis em ensino: A2

 

8. Physical Review Physics Education Research
Publica pesquisas experimentais e teóricas relacionadas ao ensino e/ou aprendizagem da física e da astronomia.
Periodicidade: semestral
Qualis em ensino: A1

 

9. Química Nova
A revista publica artigos com resultados originais de pesquisa, trabalhos de revisão, divulgação de novos métodos e técnicas, educação e assuntos gerais na área de química.
Periodicidade: indefinida
Qualis em ensino: B3

 

10. Química Nova na Escola
A revista se define como um espaço aberto ao educador, a fim de suscitar debates e reflexões sobre o ensino e a aprendizagem de química. 
Periodicidade: trimestral
Qualis em ensino: B1

 

11. Revista Bio-grafía - Escritos sobre la biología y su enseñanza
A revista foca-se em em socializar as produções sobre inovações, experiências, reflexões, pesquisas, propostas relacionadas ao ensino de biologia.
Periodicidade: semestral
Qualis em ensino: B2

 

12. Revista Brasileira de Ensino de Física - RBEF
A revista é voltada à melhoria do ensino de Física em todos os níveis de escolarização e busca promover e divulgar a Física e ciências correlatas, contribuindo para a educação científica da sociedade como um todo. Ela publica artigos sobre aspectos teóricos e experimentais de Física, materiais e métodos instrucionais, desenvolvimento de currículo, pesquisa em ensino, história e filosofia da Física, política educacional e outros temas pertinentes e de interesse da comunidade engajada no ensino e pesquisa em Física.
Periodicidade: trimestral
Qualis em ensino: A1

 

13. Revista Brasileira de Ensino de Química - ReBEQ
A revista, centrada nas questões de ensino/aprendizagem, visa contribuir para a atualização e otimização do Ensino de Química.
Periodicidade: semestral
Qualis em ensino: B1

 

14. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
O objetivo da revista é disseminar resultados e reflexões advindos de investigações acadêmicas conduzidas na área de Educação em Ciências,  de forma a contribuir para a consolidação da área, para a formação de pesquisadores e para a produção de conhecimentos em Educação em Ciências, que fundamentem o desenvolvimento de ações educativas responsáveis e comprometidas com a melhoria da educação científica e com o bem estar social.
Periodicidade: quadrimestral
Qualis em ensino: A2

 

15. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias
A revista divulga pesquisas sobre ensino e aprendizagem de ciências experimentais em diferentes níveis educacionais (crianças, ensino primário, secundário, universidade). Seu objetivo principal é contribuir para a melhoria educacional, divulgando a pesquisa realizada no ensino de ciência para a comunidade de professores e pesquisadores em didática das ciências experimentais.
Periodicidade: quadrimestral
Qualis em ensino: A2

 

16. Revista de Enseñanza de la Física
A revista é define como um espaço para: 1) expor reflexões teóricas, ensaios, ideias, alternativas pedagógico-didáticas e resultados de pesquisa orientados para a melhoria do ensino da física e das ciências experimentais em todos os níveis do sistema educacional; 2)  trocar ideias, iniciativas e experiências entre os professores, contribuindo para a reflexão crítica e o desenvolvimento do mesmo como fatores de mudança e otimização do sistema educacional; 3) divulgar as atividades relacionadas à pesquisa e ensino de física em todos os níveis.
Periodicidade: semestral
Qualis em ensino: B1

 

 17. Revista de Ensino de Biologia - REnBio
A revista se define como um espaço de diálogo para a comunidade de professores de Biologia, transitando entre os professores envolvidos com a Educação Básica e dialogando com a formação docente e a pesquisa nas universidades.
Periodicidade: semestral
Qualis em ensino: B2

 

18. Revista do Professor de Física
A revista visa a publicação de artigos em ensino de física, resenhas de livros, traduções e outras possíveis produções relativas ao ensino de física com a característica de propiciar uma relação mais direta entre o conhecimento produzido em Instituições de ensino superior e a atuação cotidiana do professor de física em sala de aula.
Periodicidade: quadrimestral
Qualis em ensino: ainda não avaliado

 

19. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias
As publicações da revista, que vão desde a educação infantil até a universidade e abrangem a educação científica realizadas, também, de maneiras e em ambientes não-formais ou extra-acadêmicos, são organizadas em sete seções: 1. Fundamentos e linhas de trabalho; 2. Ciência: ontem e hoje; 3. Experiências, recursos e outros trabalhos; 4. Educação científica hoje; 5. Educação científica e sustentabilidade; 6. Ciências recreativas; 7. Formação de professores de ciências.
Periodicidade: quadrimestral
Qualis em ensino: A1

 

 

 

Fim do conteúdo da página