Periódicos

  • Imprimir
Publicado: Terça, 28 de Novembro de 2017, 09h50 | Última atualização em Segunda, 29 de Abril de 2019, 18h45

Nesta página, você encontra vários periódicos que podem interessar aos discentes e docentes do PPGECM. São revistas com publicações na área de ensino ou especializadas em ensino de ciências e/ou matemática. 

Em razão da amplitude de abordagens das pesquisas em ensino de ciências e matemática e, também, das linhas de pesquisa, dividiram-se os periódicos, conforme as abas criadas, a fim de direcionar o docente e/ou discente para os campos de seu interesse.

A classificação dos periódicos apresentada refere-se à avaliação da CAPES (Qualis) no quadriênio 2013-2016 na área de Ensino.

 

 

 


PERIÓDICOS COM ABORDAGENS RELATIVAS AO PPGECM 

O Qualis indicado refere-se à avaliação da CAPES na área de Ensino (quadriênio 2013-2016) 

 

1. Ambiente & Educação
A revista tem como meta intensificar as discussões sobre a formação de educadores ambientais pesquisadores, capazes de contribuir para a produção de conhecimentos e a criação de alternativas no campo da Educação Ambiental, a partir de um enfoque científico, humanista e interdisciplinar das questões educacionais, ecológicas e socioambientais.
Periodicidade: semestral
Qualis em ensino: B1

 

2. Argumentos Pró-Educação
A revista publica trabalhos (artigos, ensaios e relatos de experiência) que contribuam para enriquecer o conhecimento em Educação.
Periodicidade: quadrimestral
Qualis em ensino: B2

 

3. Campo Abierto - Revista de Educación
A revista publica artigos sobre metodologias de pesquisa e avaliação educacional, análise de sistemas educacionais e políticas públicas, evolução e história dos sistemas educacionais contemporâneos, reformas educacionais e inovações, qualidade e equidade na educação, didática específica, seleção, treinamento e desenvolvimento profissional de professores, cooperação internacional para o desenvolvimento da educação, psicologia da educação.
Periodicidade: semestral
Qualis em ensino: B1

 

4. Crítica Educativa
A revista destina-se à publicação de trabalhos focados o aos processos de ensino-aprendizagem que se desenvolvem em ambientes formais e não formais, isto é, em instituições de ensino de nível básico e superior, bem como em espaços educativos não escolares, institucionalizados ou não, como são os movimentos sociais, as ONG’s (Organizações Não-Governamentais), as Fundações, os Institutos, os sindicatos, entre outros.
Periodicidade: semestral
Qualis em ensino: B1

 

5. DiversaPrática
A revista promove a discussão interdisciplinar, o aprofundamento teórico e a troca de experiências pedagógicas nas diversas áreas do saber e publica artigos  sobre estudos e pesquisas acerca de temas relacionados à prática docente universitária, resenhas de livros e entrevistas.
Periodicidade: semestral
Qualis em ensino: B1

 

6. EaD em Foco
São atribuições da revista: 1) abordar as questões conceituais e metodológicas, bem como, os desenvolvimentos da pesquisa, aplicada ou teórica, na área de educação a distância (EaD); 2) difundir a produção científica de pesquisadores da área de educação a distância (EaD), inseridos em Institutos de pesquisa e de educação superior no Brasil e no exterior; 3) propiciar um espaço para o debate teórico acerca de áreas de enfoques específicos.
Periodicidade: quadrimestral
Qualis em ensino: B1

 

7. EccoS – Revista Científica
A revista publica textos que consistem em aportes teóricos e metodológicos para a área educacional, na forma de dossiês temáticos, artigos originais, relatórios de pesquisa, ensaios e resenhas críticas. Seu objetivo maior é contribuir para a difusão de trabalhos acadêmicos que se inscrevam no campo da ciência da educação.
Periodicidade: quadrimestral
Qualis em ensino: B1

 

8. Educa - Revista Multidisciplinar em Educação
O objetivo da revista é publicar estudos que tratem do pensamento e da prática docente no âmbito da sala de aula na educação básica e superior, bem como análises de políticas públicas da educação, principalmente no âmbito da escolarização e da formação inicial/continuada de profissionais da educação.
Periodicidade: quadrimestral
Qualis em ensino: B1

 

9. Educação em Revista
O objetivo da revista é socializar a produção científica realizada na área da educação e afins. É destinada à veiculação de artigos, resenhas e relatos de experiências, visando assim à difusão de conhecimentos científicos, resultados de pesquisas produzidas em universidades, centros e grupos de pesquisa
Periodicidade: semestral
Qualis em ensino: A1

 

10. Educação: Teoria e Prática
A missão da revista é constituir-se em um instrumento para o diálogo crítico e discussão entre professores, pesquisadores, especialistas em educação e alunos que, ao longo de sua existência, foi fortalecendo sua vocação acadêmica no que concerne à produção de conhecimentos de cunho interdisciplinar, deslocando-se da inserção local, para regional. 
Periodicidade: quadrimestral
Qualis em ensino: B1

 

11. Ensino em Re-Vista
A revista publica textos científicos atinentes aos processos pedagógicos que abrangem diferentes âmbitos da Educação, tempos e espaços educativos diversos, como forma de efetivar o debate e a reflexão e de promover a divulgação da produção científica nos âmbitos nacional e internacional.
Periodicidade: semestral
Qualis em ensino: A2

 

12. Interdisciplinaridade
A revista visa publicar textos e artigos nacionais e internacionais sobre a Interdisciplinaridade, bem como do campo da Educação, da Arte e da Cultura, dentre outros que contribuam para a ampliação do conhecimento sobre a Interdisciplinaridade.
Periodicidade: semestral
Qualis em ensino: B2

 

13. Intermeio
A revista tem como propósito abordar questões que se colocam como atuais e significativas para a compreensão dos fenômenos educativos.
Periodicidade: não esclarecida. Está com chamada de submissão aberta até 30/11
Qualis em ensino: B2

 

14. Itinerarius Reflectionis
A revista se define como um espaço online para a divulgação da produção acadêmica, na medida que esta proporciona e torna cada vez mais acessível à sociedade e a cultura o trabalho do corpo docente do Campus Jataí /UFG e de demais instituições educativas que queiram contribuir para a produção científica, educativa, sistematizada e tecnológica.
Periodicidade: semestral
Qualis em ensino: B3

 

15. Nuances: Estudos sobre Educação
A revista publica artigos resultantes de pesquisas, de estudos teóricos, de traduções, de resenhas, de reflexões críticas sobre experiências pedagógicas e outros documentos de interesse da área de Educação e de áreas afins.
Periodicidade: quadrimestral
Qualis em ensino: A2

 

16. Perspectiva
O objetivo da revista é divulgar a produção acadêmica sobre educação, visando aprofundamento teórico e crítico das temáticas e avanços nas discussões sobre as problemáticas no campo educacional e das pesquisas produzidas no Brasil e no exterior.
Periodicidade: quadrimestral
Qualis em ensino: B1

 

17. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
A revista se coloca com um espaço para se debater as questões que emergem da/na prática pedagógica e sua reflexão teórica, nos diversos domínios, concepções e ações da educação formal, não formal ou informal, bem como da/na sociedade de um modo geral.
Periodicidade: semestral
Qualis em ensino: B1

 

18. Pesquisa em Educação Ambiental
A revista visa divulgar trabalhos de pesquisa em Educação Ambiental, com a missão de contribuir para a consolidação e fortalecimento deste campo de pesquisa. Publica artigos originais e inéditos resultantes de pesquisas empíricas e/ou estudos teóricos produzidos por autores brasileiros e estrangeiros, possibilitando o avanço teórico e o aperfeiçoamento das práticas em Educação Ambiental.
Periodicidade: semestral
Qualis em ensino: B1

 

19. Poíesis Pedagógica
A revista procura publicar artigos que ofereçam subsídios para o desenvolvimento do conhecimento educacional, propiciando um diálogo entre os diferentes campos da educação
Periodicidade: semestral
Qualis em ensino: B2

 

20. Renote -Revista Novas Tecnologias na Educação
A revista publica trabalhos desenvolvidos na área da Informática na Educação e privilegia perspectivas interdisciplinares de natureza regional, nacional e internacional.
Periodicidade: semestral
Qualis em ensino: B1

 

21. Revista Brasileira de Educação Básica
A revista visa divulgar experiências, pesquisas, opiniões e debates que contribuam para a elevação da qualidade da escola básica no Brasil.
Periodicidade: trimestral
Qualis em ensino: B2

 

22. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
A revista contempla pesquisas que tenham por objeto o processo ensino-aprendizagem, resultante de uma ação reflexiva, crítica e inovadora para a atuação profissional do docente, auxiliando na produção de conhecimento e de novas estratégias pedagógicas
Periodicidade: quadrimestral
Qualis em ensino: A2

 

23. Revista Brasileira de Pós-Graduação
A revista foca-se na pós-graduação stricto sensu, em pesquisas que contemplem as peculiaridades desse nível de formação, os programas existentes, as políticas relacionadas e as suas articulações com a graduação, a educação básica, a pesquisa e a inovação
Periodicidade: quadrimestral
Qualis em ensino: A2
 
 

24. Revista e-Curriculum
As linhas editoriais da revista são Políticas Públicas de Educação, Formação de Educadores, Tecnologias da Educação, Conhecimento e Cultura, Avaliação e Interdisciplinaridade. 
Periodicidade: quadrimestral
Qualis em ensino: B2

 

25. Revista Eletrônica de Educação
A revista publicar artigos, ensaios, debates, entrevistas, resenhas que contribuam para o recrudescimento do debate educacional, bem como para a divulgação do conhecimento produzido na área. É dirigida a pesquisadores, profissionais e estudantes da Educação. A sua organização nas seções propostas permite a publicação de materiais sob diferentes formatos e naturezas.
Periodicidade: quadrimestral
Qualis em ensino: A2

 

26. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
A revista publica artigos relacionados à grande área de Educação, em seus vários temas, entre eles: política e gestão de unidades educacionais; inovações tecnológicas voltadas para a Educação; formação do Educador, trabalho docente e práticas pedagógicas; escola inclusiva e educação especial; educação básica; educação profissional e técnica; educação de jovens e adultos; Educação Superior.
Periodicidade: trimestral
Qualis em ensino: B1

 

27. Revista Inter Ação
A revista foca-se em publicar estudos teóricos e pesquisas sobre a educação, que abranjam as seguintes linhas: educação, trabalho e movimentos sociais; Estado, políticas e história da educação; cultura e processos educacionais; formação, profissionalização docente e práticas educativas; fundamentos do processo educativo.
Periodicidade: quadrimestral
Qualis em ensino: B1

 

28. Revista Polyphonía
A revista visa promover a discussão acadêmica sobre o Ensino na Educação Básica e contempla artigos, resenhas, entrevistas que problematizem, nas áreas de conhecimento do Ensino Básico, os saberes e as práticas escolares, os processos de ensino-aprendizagem, a formação de professores e outras implicações pertinentes a essa área de conhecimento.
Periodicidade: semestral
Qualis em ensino: B2

 

29. Revista Tempos e Espaços em Educação
As áreas de interesse da revista são as seguintes: História, Sociedade e Pensamento Educacional; Formação de Educadores; Educação e Movimentos Sociais; Educação Ambiental; Educação e Comunicação; Educação, Práticas Culturais e Escolares.
Periodicidade: quadrimestral
Qualis em ensino: A2

 

30. Trabalho & Educação
Entre as várias problemáticas relacionadas ao trabalho, a revista publica artigos sobre  Educação Profissional e Tecnológica, Trabalho e Profissionalização Docente, Políticas Públicas e Formação Humana, Educação a distância,  Trabalho e Educação no Campo, Educação de Jovens e Adultos.
Periodicidade: quadrimestral
Qualis em ensino: A2

 

31. TECNIA - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia do IFG
A revista, que apresenta orientação pluralista e multidisciplinar, visa reunir os trabalhos de pesquisadores nas diversas áreas do conhecimento, fomentando as inter-relações entre educação, ciência, tecnologia, cultura e sociedade.
Periodicidade: semestral
Qualis em ensino: B2

 

 


PERIÓDICOS ESPECIALIZADOS EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA 

O Qualis indicado refere-se à avaliação da CAPES na área de Ensino (quadriênio 2013-2016)
 

1. Acta Scientiae: Revista de Ensino de Ciências e Matemática
O objetivo da revista é servir como um meio de discussão e de divulgação da produção científica na área de ensino de ciências e matemática, assim como áreas afins. 
Periodicidade: bimestral
Qualis em ensino: A2

 

2. ACTIO: Docência em Ciências
A revista é voltada à pesquisa envolvendo reflexões acerca do ensino de Ciências nas áreas de Biologia, Física, Química, Ciências ou Matemática em seus distintos níveis de escolarização.
Periodicidade: quadrimestral
Qualis em ensino: B2

 

3. Alexandria
O objetivo principal da revista é a divulgação de trabalhos de pesquisa na área de ensino de ciências e matemática.
Periodicidade: semestral
Qualis em ensino: A2

 

4. Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
A revista se destina à publicação de pesquisas sobre formação de professores e processos de ensino e de aprendizagem nas áreas de educação em ciências (biologia, física e química), matemáticas e educação ambiental.
Periodicidade: semestral
Qualis em ensino: A2

 

5. Ciência e Educação
A revista visa publicar artigos científicos sobre resultados de pesquisas empíricas ou teóricas e ensaios originais sobre temas relacionados à educação em ciências, educação matemática e áreas afins.
Periodicidade: trimestral
Qualis em ensino: A1

 

6. Enseñanza de Las Ciencias
A revista é dirigida a professores e pesquisadores do campo da didática de ciências e matemática. Aceita trabalhos com rigor metodológico e fundamentos científicos que suportam uma contribuição para o progresso do conhecimento nessas áreas.
Periodicidade: quadrimestral
Qualis em ensino: A1

 

7. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista
A revista foca-se em trabalhos que apresentem contribuições originais, teóricas ou empíricas, relacionadas ao ensino de ciências, matemática, tecnologia, saúde e áreas afins.
Periodicidade: semestral
Qualis em ensino: B1

 

8. Ensino, Saúde e Ambiente
A ênfase da revista recai sobre o ensino de ciências em interface com a educação para o ambiente e educação para a saúde. Seu objetivo é a divulgação de artigos científicos resultantes de pesquisas e de relatos de experiências originais sobre temas que envolvem o ensino de ciências em espaços formais e não formais. 
Periodicidade: quadrimestral
Qualis em ensino: A2

 

9. E-xacta
O objetivo da revista é divulgar trabalhos, relacionados às Ciências Exatas e Tecnologia, desenvolvidos, entre outras, na área de ensino de ciências e matemática.
Periodicidade: semestral
Qualis em ensino: B2

 

10. Exatas Online
A revista contempla, entre outras, as áreas de física e astronomia, matemática, probabilidade e estatística,  química e ensino. Seu focoé  publicar, divulgar e estimular a produção científica original nessas áreas temáticas, contribuindo com a disseminação do conhecimento científico na academia e na sociedade em geral.
Periodicidade: semestral
Qualis em ensino: B2

 

11. Experiências em Ensino de Ciências
A revista busca promover e divulgar experiências e estudos que correspondam aos interesses dos professores de ciências e matemática que produzam impactos nas práticas educativas em situações formais ou informais de ensino. Incentiva-se, também, a análise crítica sobre os trabalhos atualmente realizados nessa área.
Periodicidade: quadrimestral
Qualis em ensino: B1

 

12. Revista de Educação, Ciências e Matemática
A revista destina-se a divulgar artigos na área de ensino das ciências e matemática, dando visibilidade aos trabalhos desenvolvidos por pesquisadores e professores do ensino fundamental, médio e superior. Está aberta a artigos que apresentem resultados de pesquisas, relatos de experiências e produtos educacionais.
Periodicidade: quadrimestral
Qualis em ensino: A2

 

13. Revista de Ensino de Ciências e Matemática
A revista publica, preferencialmente, resultados de pesquisas e experiências didáticas que tenham como foco a sala de aula e que visem aprimorar os processos de ensino e de aprendizagem de conteúdos científicos. Os artigos podem abordar questões voltadas à educação e alfabetização científica de alunos dos diferentes níveis de ensino, assim como aspectos e propostas da formação de professores.
Periodicidade: trimestral
Qualis em ensino: A2

 

14. Revista de Produção Discente em Educação Matemática
A revista prioriza artigos resultantes de pesquisas de mestrado e doutorado finalizadas há no máximo dois anos ou em desenvolvimento. Considera-se áreas afins: Ensino de Ciências e Matemática, Epistemologia (voltada para Educação), Psicologia Educacional, Filosofia da Educação, História da Ciência e Ensino, História das Disciplinas, História da Matemática e da Educação Matemática, entre outras.
Periodicidade: anual
Qualis em ensino: B3

 

15. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias
A revista visa disseminar pesquisa educacional em Matemática, Física, Química e Biologia, assumindo uma perspectiva didática, cognitiva e epistemológica - de forma conjunta ou enfatizando algumas delas que estudam os processos de ensino-aprendizagem e as condições para sua realização em diferentes campos do conhecimento científico, a partir de referenciais teóricos e metodológicos.
Periodicidade: semestral
Qualis em ensino: A2

 

 


PERIÓDICOS ESPECIALIZADOS EM ENSINO DE CIÊNCIAS 

O Qualis indicado refere-se à avaliação da CAPES na área de Ensino (quadriênio 2013-2016) 

 

1. A Física na Escola
É uma revista de formação e divulgação de informação sobre a Física e o seu ensino, com ênfase na sala de aula. Tem como foco o diálogo com os professores do Ensino Médio e de todos aqueles que se interessam em contribuir para a melhoria do Ensino de Física.
Periodicidade: semestral
Qualis em ensino: B2

 

2. Areté - Revista Amazônica de Ensino de Ciências
A revista é aberta as todas as tendências investigativas contemporâneas atreladas ao Ensino de Ciências e se define, também, como um espaço para divulgar os resultados de pesquisas científicas e, consequentemente, seus frutos tecnológicos.
Periodicidade: semestral
Qualis em ensino: A2

 

3. Caderno Brasileiro de Ensino de Física
A revista é voltada prioritariamente para os cursos de formação de professores de Física, mas também é amplamente utilizada em pós-graduações em Ensino de Ciências/Física e em cursos de aperfeiçoamento para professores do Nível Médio. Visa à elevação da qualidade do ensino da Física tanto nas instituições formadoras de novos professores quanto nas escolas em que esses docentes irão atuar.
Periodicidade: quadrimestral
Qualis em ensino: A2

 

4. Ciência em Tela
A revista publica artigos de pesquisa, ensaios, relatos de experiência e de produção de material didático, valorizando a participação de professores da escola básica e do ensino superior, educadores que atuam em espaços não formais, cientistas, pesquisadores em ensino e divulgadores de ciência.
Periodicidade: semestral
Qualis em ensino: B1

 

5. Educación Química
A revista procura estabelecer-se gradualmente em um fórum de orientação e análise que favoreça a melhoria do processo de ensino e aprendizagem da química.
Periodicidade: trimestral
Qualis em ensino: A1

 

6. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
O interesse da revista recai sobre o campo da Educação em Ciências atendendo a um público de pesquisadores e estudantes de pós-graduação das áreas de Educação Científica, Ensino das Ciências da Natureza (Biologia, Física, Química, Geociências e Astronomia), da Educação em Saúde e Ambiental e, ainda, a um público de formação inicial e continuada das Licenciaturas no campo das Ciências Naturais, de áreas afins e outros profissionais da Educação Básica envolvidos com a educação em ciências.
Periodicidade: não esclarecido
Qualis em ensino: A1

 

7. Investigações em Ensino de Ciências
A revista é voltada exclusivamente para a pesquisa na área de ensino/aprendizagem de ciências (física, química, biologia ou ciências naturais, quando enfocadas de maneira integrada)
Periodicidade: quadrimestral
Qualis em ensino: A2

 

8. Physical Review Physics Education Research
Publica pesquisas experimentais e teóricas relacionadas ao ensino e/ou aprendizagem da física e da astronomia.
Periodicidade: semestral
Qualis em ensino: A1

 

9. Química Nova
A revista publica artigos com resultados originais de pesquisa, trabalhos de revisão, divulgação de novos métodos e técnicas, educação e assuntos gerais na área de química.
Periodicidade: indefinida
Qualis em ensino: B3

 

10. Química Nova na Escola
A revista se define como um espaço aberto ao educador, a fim de suscitar debates e reflexões sobre o ensino e a aprendizagem de química. 
Periodicidade: trimestral
Qualis em ensino: B1

 

11. Revista Bio-grafía - Escritos sobre la biología y su enseñanza
A revista foca-se em em socializar as produções sobre inovações, experiências, reflexões, pesquisas, propostas relacionadas ao ensino de biologia.
Periodicidade: semestral
Qualis em ensino: B2

 

12. Revista Brasileira de Ensino de Física - RBEF
A revista é voltada à melhoria do ensino de Física em todos os níveis de escolarização e busca promover e divulgar a Física e ciências correlatas, contribuindo para a educação científica da sociedade como um todo. Ela publica artigos sobre aspectos teóricos e experimentais de Física, materiais e métodos instrucionais, desenvolvimento de currículo, pesquisa em ensino, história e filosofia da Física, política educacional e outros temas pertinentes e de interesse da comunidade engajada no ensino e pesquisa em Física.
Periodicidade: trimestral
Qualis em ensino: A1

 

13. Revista Brasileira de Ensino de Química - ReBEQ
A revista, centrada nas questões de ensino/aprendizagem, visa contribuir para a atualização e otimização do Ensino de Química.
Periodicidade: semestral
Qualis em ensino: B1

 

14. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
O objetivo da revista é disseminar resultados e reflexões advindos de investigações acadêmicas conduzidas na área de Educação em Ciências,  de forma a contribuir para a consolidação da área, para a formação de pesquisadores e para a produção de conhecimentos em Educação em Ciências, que fundamentem o desenvolvimento de ações educativas responsáveis e comprometidas com a melhoria da educação científica e com o bem estar social.
Periodicidade: quadrimestral
Qualis em ensino: A2

 

15. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias
A revista divulga pesquisas sobre ensino e aprendizagem de ciências experimentais em diferentes níveis educacionais (crianças, ensino primário, secundário, universidade). Seu objetivo principal é contribuir para a melhoria educacional, divulgando a pesquisa realizada no ensino de ciência para a comunidade de professores e pesquisadores em didática das ciências experimentais.
Periodicidade: quadrimestral
Qualis em ensino: A2

 

16. Revista de Enseñanza de la Física
A revista é define como um espaço para: 1) expor reflexões teóricas, ensaios, ideias, alternativas pedagógico-didáticas e resultados de pesquisa orientados para a melhoria do ensino da física e das ciências experimentais em todos os níveis do sistema educacional; 2)  trocar ideias, iniciativas e experiências entre os professores, contribuindo para a reflexão crítica e o desenvolvimento do mesmo como fatores de mudança e otimização do sistema educacional; 3) divulgar as atividades relacionadas à pesquisa e ensino de física em todos os níveis.
Periodicidade: semestral
Qualis em ensino: B1

 

 17. Revista de Ensino de Biologia - REnBio
A revista se define como um espaço de diálogo para a comunidade de professores de Biologia, transitando entre os professores envolvidos com a Educação Básica e dialogando com a formação docente e a pesquisa nas universidades.
Periodicidade: semestral
Qualis em ensino: B2

 

18. Revista do Professor de Física
A revista visa a publicação de artigos em ensino de física, resenhas de livros, traduções e outras possíveis produções relativas ao ensino de física com a característica de propiciar uma relação mais direta entre o conhecimento produzido em Instituições de ensino superior e a atuação cotidiana do professor de física em sala de aula.
Periodicidade: quadrimestral
Qualis em ensino: ainda não avaliado

 

19. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias
As publicações da revista, que vão desde a educação infantil até a universidade e abrangem a educação científica realizadas, também, de maneiras e em ambientes não-formais ou extra-acadêmicos, são organizadas em sete seções: 1. Fundamentos e linhas de trabalho; 2. Ciência: ontem e hoje; 3. Experiências, recursos e outros trabalhos; 4. Educação científica hoje; 5. Educação científica e sustentabilidade; 6. Ciências recreativas; 7. Formação de professores de ciências.
Periodicidade: quadrimestral
Qualis em ensino: A1

 

 

 


PERIÓDICOS ESPECIALIZADOS EM ENSINO DE MATEMÁTICA 

O Qualis indicado refere-se à avaliação da CAPES na área de Ensino (quadriênio 2013-2016) 

 

1. BOLEMA: Boletim de Educação Matemática
A revista foca-se em divulgar pesquisas que se relacionam ao ensino e à aprendizagem de Matemática e/ou ao papel da matemática e da educação matemática na sociedade
Periodicidade: quadrimestral
Qualis em ensino: A1

 

2. BoEM - Boletim online de Educação Matemática
O principal objetivo da revista abrir espaços para trabalhos de diversos temas que se relacionem com a educação matemática, tais como tendências em educação matemática, metodologias de ensino, formação de professores, ensino de estatística, ensino de matemática na educação básica, ensino de matemática no ensino superior, ensino de matemática nos cursos de engenharia etc.
Periodicidade: semestral
Qualis em ensino: B1

 

3. Caminhos da Educação Matemática em Revista
O objetivo da revista é promover o debate e o diálogo entre os educadores matemáticos brasileiros a partir dos resultados contemporâneos das pesquisas em educação matemática.
Periodicidade: não definida
Qualis em ensino: B2

 

4. Educação e Matemática
A revista publica artigos sobre ensino/aprendizagem, sobre experiências de inovação, propostas de atividade para a sala de aula, entre outros.
Periodicidade: não definida
Qualis em ensino: B1

 

5. Educação Matemática Debate
A revista objetiva contribuir com a reflexão e a socialização de conhecimento sobre os processos de ensino e de aprendizagem da matemática, sobre diferentes elementos do desenvolvimento profissional docente e sobre aspectos epistemológicos, filosóficos, didáticos, metodológicos e conceituais da matemática e da educação matemática.
Periodicidade: quadrimestral
Qualis em ensino: a revista ainda não foi avaliada

 

6. Educação Matemática em Revista - EMR
O foco da revista é o trabalho do professor em sua prática de educador matemático.
Periodicidade: trimestral
Qualis em ensino: A2

 

7. Educação Matemática Pesquisa
A revista prioriza artigos  da área de Educação Matemática, particularmente os relacionados às seguintes linhas: A  Matemática na Estrutura Curricular e Formação de Professores; História, Epistemologia e Didática da Matemática e, também, Tecnologias da Informação e Didática da Matemática.
Periodicidade: quadrimestral
Qualis em ensino: A2

 

8. Em teia - Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana
O objetivo da revista divulgar pesquisas científicas concluídas na área de educação matemática e tecnológica e áreas conexas. A revista se define como um espaço de socialização de estudos, capaz de favorecer a interlocução entre pesquisadores em relação às problemáticas no campo da educação matemática e tecnológica, tendo como eixo o debate contemporâneo dessas áreas.
Periodicidade: quadrimestral
Qualis em ensino: B1

 

9. Hipátia - Revista Brasileira de História, Educação e Matemática
A revista publica trabalhos de história da matemática, educação matemática e de matemática (pura e aplicada).
Periodicidade: semestral
Qualis em ensino: B2

 

10. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática - JIEEM
O objetivo da revista é a publicação de artigos que reflitam pesquisas em educação matemática, observando tanto a variedade de temas quanto as diferentes metodologias adotadas.
Periodicidade: não definida
Qualis em ensino: A2

 

11. Perspectivas da Educação Matemática
A revista destina-se à publicação de artigos da Educação Matemática e suas interfaces
Periodicidade: quadrimestral
Qualis em ensino: B1

 

12. PNA - Revista de Investigación en Didáctica de la Matemática
A revista publica estudos empíricos e estudos teóricos em didática da matemática (apenas em inglês e espanhol)
Periodicidade: trimestral
Qualis em ensino: A2

 

13. REDIMAT - Revista de investigación en didáctica de las matemáticas
A revista publica artigos no campo da educação matemática com contribuições significativas para a compreensão e melhoria do ensino e aprendizagem de matemática.
Periodicidade: trimestral
Qualis em ensino: A2

 

14. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática
A revista visa promover o aprofundamento da investigação sobre temas ligados à epistemologia, à formação de professores e ao ensino e aprendizagem da matemática, com ênfase nas contribuições dos estudos semióticos na aprendizagem de conceitos. Pretende contribuir para o adensamento da pesquisa e difusão de conhecimentos em educação matemática e científica, em permanente articulação com a prática pedagógica escolar.
Periodicidade: semestral
Qualis em ensino: A2

 

15. Revista Brasileira de História da Matemática - RBHM
A revista publica somente trabalhos acadêmicos originais sobre história da matemática em geral e sobre sua relações com outros campos como a educação matemática e a filosofia da matemática. 
Periodicidade: semestral
Qualis em ensino: B1

 

16. Revista Paranaense de Educação Matemática
O propósito da revista é divulgar pesquisas em educação matemática, bem como contribuir com a formação inicial de acadêmicos de matemática e a formação continuada de professores que ensinam matemática.
Periodicidade: semestral
Qualis em ensino: B1

 

17. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática – ReviSeM
A revista publica artigos das diversas áreas da matemática, matemática aplicada e educação matemática
Periodicidade: semestral
Qualis em ensino: B2